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Profa. MARIA INÊS FALCÃO UNIP - CURSO DE PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "Profa. MARIA INÊS FALCÃO UNIP - CURSO DE PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. MARIA INÊS FALCÃO UNIP - CURSO DE PSICOLOGIA
CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA Profa. MARIA INÊS FALCÃO UNIP - CURSO DE PSICOLOGIA TAI - TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA

2 INTELIGÊNCIA: DIVERSIDADE DE CONCEITOS?
Inteligência não é habilidade única, mas um composto de várias funções. É uma combinação de várias habilidades (que tendem a aumentar com o amadurecimento) necessárias para a sobrevivência e para o avanço em uma determinada cultura (portanto, variável). Q.I. (Quociente Intelectual): Expressão do nível de habilidade de um indivíduo em determinado momento, comparativamente à população normativa. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

3 HEREDITARIEDADE e/ou MODIFICABILIDADE?
Tentativas de estabelecer fatores unicamente hereditárias fracassaram, em virtude da possibilidade de modificabilidade da eficiência intelectual de acordo com o meio ambiente e as estimulações recebidas pelas crianças (inclusive gêmeos monozigóticos). Programas de desenvolvimento de habilidades facilitam novas aquisições, em função do reconhecimento da necessidade de treinamento, de desenvolvimento de estratégias de solução de problemas e hábitos de aprendizagem eficientes, tais como habilidades de automonitoramento e autocrítica sobre a produção. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

4 MOTIVAÇÃO ou INTELIGÊNCIA ?
Desempenho cognitivo depende de fatores da personalidade Motivação Impulso de realização Persistência Sistema de valores Inexistência de problemas emocionais limitadores Efeito cumulativo dos traços de personalidade na direção e extensão do desenvolvimento intelectual modula o desenvolvimento cognitivo e a inteligência Do mesmo modo, o nível intelectual pode afetar a personalidade Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

5 INTELIGÊNCIA ou INTELIGÊNCIAS ? Estudos Teóricos
Simpósio sobre Inteligência, 1921: Inteligência geral Existência de várias faculdades diferenciadas Múltiplas aptidões independentes Para evitar o caos, recorreu-se à análise fatorial: método estatístico que permite verificar se alguns elementos estão contidos como fatores comuns em todos os testes correlacionados e qual o peso de cada um deles em cada teste. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

6 INTELIGÊNCIA ou INTELIGÊNCIAS ? Estudos Teóricos
Exemplo: Se quisermos saber se testes como "Semelhanças" (entre pares de palavras), "Vocabulário", "Cubos (construção de figuras abstratas com blocos)" e "Armar Objetos" (quebra-cabeça) têm correlação em algum processo psicológico, analisamos os pontos comuns em determinados itens. Chegamos, por exemplo, à conclusão que os dois primeiros envolvem processos verbais, ao passo que os últimos exigem relação espacial. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

7 "Teoria dos Dois Fatores" ou "Teoria Bifatorial da Inteligência“ (Charles Spearman, 1863-1945)
Fator “G": todas as habilidades humanas têm um fator comum, geral. Fator "e": todas as habilidades humanas têm um fator específico. Embora em cada habilidade os dois fatores estejam presentes, nem sempre desempenham o mesmo papel; em algumas habilidades o fator “G" predomina; em outras, o fator "e". Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

8 "Teoria dos Dois Fatores" ou "Teoria Bifatorial da Inteligência“ (Charles Spearman, 1863-1945)
Fator “G": Hipótese de “energia mental” – energia subjacente e constante a todas as operações psíquicas. Intraindividualmente constante e interindividualmente variável. Fator "e": próprios de cada habilidade em particular. Intra e interindividualmente variável. Diferenças provenientes do fator “G": explicam por que uma pessoa é relativamente mais inteligente do que outra. Diferenças provenientes do fator "e": explicam as desigualdades existentes nas populações de normais, de deficientes ou de superdotados. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

9 "Teorias de Fatores Múltiplos" ou "Teoria Multimodal de Inteligência“ (Thorndike, Thurstone)
Thorndike: a inteligência é um composto de um grande número de habilidades altamente particularizadas, resultante de um número de capacidades específicas diferenciadas (abstrato, concreto, social), mas inter-relacionadas. Thurstone: a inteligência é resultante de algumas capacidades mentais primárias *, variando não só entre as pessoas mas também em cada indivíduo. *  V: compreensão verbal  W: fluência verbal  N: número  M: memória  P: velocidade perceptual  S: espaço  I ou R: indução ou raciocínio geral Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

10 "Teoria das Inteligências Múltiplas" (Gardner, 1994)
Competência intelectual: conjunto de habilidades * que capacitam o indivíduo a resolver problemas ou dificuldades, a criar produtos eficazes e a gerir novos problemas. *  Musical  Corporal-cinestésico  Lingüística  Lógico-matemática  Espacial  Interpessoal  Intrapessoal  Naturalística  Espiritual  Existencial Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

11 "Teoria da Inteligência Emocional" Levenson (1999); Mayer e Salovey (1991) Goleman (1995, 1999)
capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, de se automotivar e de administrar as emoções nos âmbitos individual e interpessoal. Levenson; Mayer e Salovey: (primeiros na definição) Caráter funcional e adaptativo das emoções: capacidade de processar as informações emocionais e usá-las favoravelmente no processo adaptativo. Níveis: capacidade de identificar e perceber as emoções capacidade de usar as emoções para facilitar o pensamento (e a cognição) conhecimento emocional: reconhecer o que sente(m) capacidade de regulação emocional Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

12 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Cattell (1942):
Dois fatores gerais de inteligência: "fluida - Gf" e "cristalizada - Gc" Gf - Inteligência fluida: Associada a componentes não-verbais, pouco dependentes de conhecimentos adquiridos e da influência de aspectos culturais. Operações mentais utilizadas frente a uma tarefa relativamente nova, as quais não podem ser executadas automaticamente. A inteligência fluida é mais determinada pelos aspectos biológicos (genéticos) estando, conseqüentemente, pouco relacionada aos aspectos culturais. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

13 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Cattell (1942):
Gf - Inteligência fluida: As alterações orgânicas (como lesões cerebrais ou problemas decorrentes da má nutrição) influenciam mais a inteligência fluida do que a cristalizada. A capacidade fluida opera em tarefas que exigem: formação e reconhecimento de conceitos identificação de relações complexas compreensão de implicações realização de inferências Alguns estudos indicaram que a carga fatorial da inteligência fluida (Gf) sobre o fator geral (g) poderia demonstrar uma unidade, o que implica em entender o fator geral como equivalente à Gf. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

14 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Cattell (1942):
Gc - Inteligência cristalizada: Capacidades exigidas na solução de problemas complexos cotidianos, conhecidas como “inteligência social” ou “senso comum”. Desenvolvida a partir de experiências culturais e educacionais, presente na maioria das atividades escolares (p.ex: conhecer o significado de palavras), mas não é sinônimo de desempenho escolar. Provavelmente por estar relacionada às experiências culturais, a inteligência cristalizada tende a evoluir com o aumento da idade, ao contrário da fluida que parece declinar após a idade de 21 anos, devido à gradual degeneração das estruturas fisiológicas. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

15 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Horn (1965):
Acrescentou quatro capacidades cognitivas Processamento Visual (Gv) Memória de Curto Prazo (Gsm) Armazenamento e Recuperação a Longo Prazo (Glr) Velocidade de Processamento (Gs) Posteriormente, outras capacidades foram adicionadas: Rapidez para Decisão Correta (CDS) Processamento Auditivo (Ga) Conhecimento Quantitativo (Gq) Leitura-Escrita (Grw) Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

16 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (Cattell-Horn)
Nome Fator Símb Descrição Inteligência Cristalizada/ Compreensão- Conhecimento Gc Profundidade e quantidade de experiência e conhecimentos adquiridos: compreensão da comunicação e tipos de raciocínios baseados em processos previamente aprendidos. Deficiências: carência de informações, habilidades lingüísticas e processamento de conhecimentos. Inteligência/ Raciocínio Fluido Gf Capacidade p/raciocinar em situações novas, manifestada na reorganização, transformação e generalização da informação. Deficiências: dificuldade em generalizar regras, formar conceitos e observar implicações. Processamento Visual Gv Habilidade para sintetizar estímulos visuais. Deficiências: dificuldades na orientação espacial, percepção da relação objeto-espaço, compreensão de mapas. Processamento Auditivo Ga Compreensão e síntese da configuração auditiva (exclui a compreensão da linguagem, representada por Gc). Fundamental p/realização de atividades envolvendo música e para o desenvolvimento da linguagem. Deficiências: dificuldades em discriminar sons. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

17 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (Cattell-Horn)
Nome Fator Símb Descrição Velocidade de Processamento Gs Capacidade de realizar rapidamente tarefas comuns em um limite de tempo. Deficiência: lentidão em executar tarefas cognitivas de pouca dificuldade. Memória de Curto Prazo Gsm Apreensão e uso da informação em um curto período de tempo. Deficiência: dificuldade em recordar informação recém adquirida Armazenamento e Recuperação a Longo Prazo Glr Armazenamento e recuperação da informação. Deficiência: dificuldade de recordar informações importantes e em aprender e recordar nomes. Conhecimento Quantitativo Gq Compreensão de conceitos e relações quantitativas; manipulação de símbolos numéricos. Deficiência: dificuldade em tarefas numéricas. Rapidez para Decisão Correta CDS Rapidez em fornecer respostas corretas em problemas de compreensão e raciocínio. Leitura-Escrita Grw Habilidades básicas de leitura e escrita utilizadas na compreensão da linguagem escrita e na expressão de pensamentos pelo ato de escrever. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

18 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Horn (1965):
As duas capacidades básicas, Gf e Gc, bem como os outros oito fatores gerais são compostos de “capacidades mentais primárias”. Um total de aproximadamente 40 capacidades primárias explicaria grande parte das características individuais de raciocínio, solução de problemas e capacidade de compreensão. A importância e riqueza desta teoria está diretamente relacionada às diferenças hierárquicas entre as capacidades cognitivas. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

19 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC - Cattell-Horn-Carroll) Carroll (1993):
Teoria das Três Camadas (estrutura hierárquica): extensão e expansão de teorias anteriores referentes às capacidades cognitivas (notadamente as elaboradas por Spearman, Thurstone, Vernon, Horn e Cattell, Hakstian e Cattell, e Gustafsson) Representam níveis de generalidade das capacidades: Camada III: fator geral (G) Camada II: capacidades amplas ou gerais (influenciam uma grande variedade de comportamentos; composta por oito fatores gerais) Camada I: capacidades específicas (vários fatores que representam especializações das capacidades, refletindo efeitos da experiência e da aprendizagem) Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

20 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC Cattell-Horn-Carroll) McGrew (1997) e McGrew-Flanagan (1998): Ambos autores estudaram detalhadamente os conceitos das teorias de Horn-Catell e de Carroll. Teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll - Teoria CHC: evolução do modelo dicotômico Gf-Gc. Visão multidimensional com 10 fatores ligados às áreas amplas do funcionamento cognitivo:  Linguagem  Raciocínio  Memória  Percepção visual  Recepção auditiva  Produção de idéias  Velocidade cognitiva  Conhecimento  Rendimento acadêmico Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

21 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC Cattell-Horn-Carroll) McGrew (1997) e McGrew-Flanagan (1998): A teoria CHC decompõe conceitos clássicos em seus elementos mais básicos, facilitando o delineamento daquilo que deverá ser avaliado e, conseqüentemente, proporcionando a elaboração de instrumentos de medida que permitam uma compreensão mais precisa dos resultados. Exemplo: Conceito clássico Elementos básicos Capacidade Verbal  Desenvolvimento da linguagem  Conhecimento léxico  Capacidade de informação geral  Capacidade de comunicação  Sensibilidade gramatical Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

22 F A T O R E S E S P E C Í F I C O S - C A M A D A I I
"Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC Cattell-Horn-Carroll) McGrew (1997) e McGrew-Flanagan (1998): FAT.GERAIS – CAM. I F A T O R E S E S P E C Í F I C O S C A M A D A I I Inteligência/ Raciocínio Fluido (Gf) ·Raciocínio Seqüencial Geral (RG) ·Indução (I) ·Raciocínio Quantitativo (RQ) ·Raciocínio Piagetiano (RP) ·Velocidade de Raciocínio (RE) Raciocínio/ Conhecimento Quantitativo (Gq) ·Conhecimento Matemático (KM) ·Desempenho Matemático (A3) Inteligência/ Rac. Cristalizado (Gc) ·Desenvolvimento da Linguagem (LD) ·Conhecimento Léxico (VL) ·Capacidade Auditiva (LS) ·Informação Geral (K0) ·Informação sobre a Cultura (K2) ·Informação sobre a Ciência (K1) ·Desempenho em Geografia (A5) ·Capacidade de Comunicação (CM) ·Produção Oral e Fluência (OP) ·Sensibilidade Gramatical (MY) ·Proficiência em Língua Estrangeira (KL) ·Aptidão para Língua Estrangeira (LA) Memória de Curto Prazo(Gsm) ·Extensão da Memória (MS) ·Capacidade de Aprendizagem (L1) ·Memória de Trabalho (MW) ·Percepção de Ilusões (IL) ·Alternações Perceptivas (PN) ·Imagens (IM) Inteligência / Processamento Visual(Gv) ·Visualização (VZ) ·Relações Espaciais (SR) ·Memória Visual (MV) ·Velocidade de Finalização (CS) ·Flexibilidade de Finalização (CF) ·Análise Espacial (SS) ·Integração Perceptual em Série (PI) ·Estimação de Comprimento (LE) Inteligência / Processamento Auditivo (Ga) ·Codificação Fonética (PC) ·Discriminação Linguagem Sonora (US) ·Resist. Est.Auditivam/e Distorcidos (UR) ·Memória para Padrões de Sons (UM) ·Discriminação Geral de Sons (U3) ·Localização Temporal (UK) ·Avaliação e Discriminação Musical (U1,U9) ·Manutenção/ Avaliação do Ritmo (U8) ·Discriminação da Duração do Som (U6) ·Discriminação Freqüência Sonora (U5) ·Limiar Audição/Linguagem (UA,UT,UU) ·Tom Absoluto (UP) ·Localização Sonora (UL) Armazenamento e Recuperação Associativa a Longo Prazo (Glr) ·Memória Associativa (MA) ·Memória para Significados (MM) ·Memória Espontânea (M6) ·Fluência de Idéias (FI) ·Fluência para Associações (FA) ·Fluência p/ Expressões (FE) ·Facilidade de Nomear (NA) ·Fluência de Palavras (FW) ·Fluência Figural (FF) ·Flexibilidade Figural (FX) ·Sensibilidade para Problemas (SP) ·Originalidade/Criatividade (FO) Velocidade Proc.Cognitivo (Gs) ·Velocidade Perceptual (P) ·Velocidade de Resposta ao Teste (R9) ·Facilidade Numérica (N) Tempo/ Velocidade de Decisão/Reação (Gt) ·Tempo de Reação Simples (R1) ·Tempo de Reação para Escolha (R2) ·Veloc. Processamento Semântico (R4) ·Velocidade de Comparação Mental (R7) Leitura-Escrita (Grw) ·Decodificação da Leitura (RD) ·Compreensão da Leitura (RC) ·Compreensão da Ling. Verbal (V) ·Capacidade Completar Sentenças (CZ) ·Capacidade Ortográfica (SG) ·Capacidade de Escrita (WA) ·Conhecimento Uso Língua Nativa (EU) ·Velocidade de Leitura (RS) Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

23 "Inteligência Fluida e Cristalizada" (CHC Cattell-Horn-Carroll) McGrew (1997) e McGrew-Flanagan (1998): O Modelo CHC teve um significativo impacto na revisão de tradicionais testes de inteligência, bem como na elaboração de novos. Exemplos: WAIS-III e WISC-IV: WAIS-III: adicionou o subteste Raciocínio Matricial WISC-IV (ainda não publicada no Brasil): eliminou os QI's Verbal e de Execução, permanecendo mais próxima da estrutura representada no Modelo CHC. Espera-se que a "disseminação de modelos teóricos como o CHC permita que a inteligência seja compreendida não como uma capacidade única, inata e estática, mas composta por capacidades múltiplas e passíveis de estimulação" (Primi, 2003) Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

24 WISC-III: tipos de inteligência
Inteligência cristalizada (Gc): - Informação Semelhanças Vocabulário Compreensão Conhecimento Quantitativo (Gq): Aritmética Memória de Curto Prazo (Gsm): - Dígitos Processamento Visual (Gv): - Completar Figuras Arranjo de Figuras Cubos Armar Objetos Velocidade de Processamento(Gs): - Código Procurar Símbolos Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP

25 EXEMPLOS: processos adaptativos
Inteligência cristalizada: conhecimento de informações sobre a cultura. Inteligência fluida: resolução de problemas por descoberta de relações entre informações faz com que a pessoa tenha uma maior compreensão de eventos complexos. Processamento auditivo: facilita para a criança a compreensão dos padrões sonoros complexos que compõem a comunicação. Conceitos: Profa. Maria Inês Falcão - UNIP


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