A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira
Profº.: Denilson Pereira

2 O papel e o ambiente da administração financeira
Conceito de Finanças A função da administração financeira e suas relações com a Economia e a Contabilidade As atividades fundamentais do administrador financeiro O papel da ética em finanças Explicar a finalidade da empresa e as questões de agency

3 Finanças e empresas O que são finanças?
No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema financeiro. No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras.

4 Áreas e oportunidades em finanças
Serviços financeiros A área de serviços financeiros é aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas e governo. As oportunidades de carreira incluem trabalho em bancos, planejamento financeiro para pessoas físicas, investimentos, imóveis e seguros.

5 Administração financeira
A administração financeira se preocupa com as tarefas do administrador financeiro de uma empresa. O administradores financeiros devem gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa – pública, privada, grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. Administração financeira – recursos escassos – CRISE FINANCEIRA.

6 Oportunidade de carreira em adm. financeira
Analista financeiro – responsável pela preparação e análise dos planos financeiros e orçamentários da empresa. Gerentes de projetos financeiros – obtém financiamentos para investimentos em ativos. Gerente de caixa – responsável por manter e controlar os saldo diários de caixa da empresa. Gerencia cobrança, investimentos e empréstimos de curto prazo. Gerente de crédito – administra a política de crédito da empresa por meio da análise e avaliação das solicitações de crédito.

7 A função da Administração Financeira
O porte e a relevância da função da administração financeira dependem do tamanho da empresa. Nas pequenas, essa função é geralmente desempenhada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a função financeira se transforma em um departamento separado, diretamente ligado ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro.

8 A função da Administração Financeira
O tesoureiro (principal administrador financeiro) e controller ( contador-chefe) estão diretamente ligados ao diretor financeiro. Tesoureiro é responsável pelas atividades de planejamento financeiro, obtenção de fundos, decisões sobre investimentos de capitais, administração de caixa. Controller é responsável pelas atividades contábeis da empresa, contabilidade gerencial, de custos.

9 A função da Administração Financeira
Relação com a teoria econômica O campo de finanças está intimamente relacionado ao da economia. O administrador financeiro precisa compreender o arcabouço econômico dentro do qual atuam para poderem reagir às mudanças ou se anteciparem a elas. Visto que a maioria das empresas operam dentro da Economia.

10 A função da Administração Financeira
Relação com a teoria econômica O princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal. Segundo a qual uma decisão financeira deve ser tomada apenas quando os benefícios adicionais superam os custos adicionais. EXEMPLO:

11 A função da Administração Financeira
Relação com a contabilidade As atividades financeiras (tesoureiro) e contábeis (contador) estão intimamente relacionadas e com freqüência se sobrepõem. Em empresas de pequeno porte, o contador comumente ocupa a função financeira.

12 A função da Administração Financeira
Relação com a contabilidade Uma diferença importante em termos de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, ao passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa. Utilizando o regime de caixa.

13 A função da Administração Financeira
Regime de competência – reconhece as receitas no momento da venda (quer tenha sido recebido o pagamento ou não) e as despesas, quando realizadas. Regime de caixa – reconhece as receitas e despesas apenas quando ocorrem entradas e saídas efetivas de caixa. A importância dessa diferença pode ser ilustrada com o exemplo a seguir.

14 A função da Administração Financeira
Relação com a contabilidade Estas foram as atividades da Nassau Corporation no ano passado: Vendas $ (um iate, 100% a receber) Custos $ (pagos integralmente aos fornecedores) Compare as diferenças, em termos de desempenho, entre regime de competência e regime de caixa.

15 A função da Administração Financeira
Relação com a contabilidade Finanças e contabilidade também diferem no que diz respeito à tomada de decisões. Contabilidade se preocupa basicamente com a coleta e a apresentação de dados financeiros. Adm. Financeira analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais e toma decisões, avaliando risco e retorno.

16 Atividades básicas do administrador financeiro
Realizar análises e planejamento financeiro – diz respeito à transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliar a necessidade de se aumentar (ou reduzir) a capacidade de produção e determinação de aumento (ou redução) dos financiamentos requeridos.

17 Atividades básicas do administrador financeiro
Tomar decisões de investimento – refere-se ao montante de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanente. deve decidir também quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existente precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.

18 Atividades básicas do administrador financeiro
Tomar decisões de financiamento – deve estabelecer a combinação mais apropriada entre financiamento a curto e a longo prazo. deve analisar as alternativas de financiamentos disponíveis, seus custos e suas implicações a longo prazo para a empresa.

19 Objetivo da empresa Maximização do lucro? Lucro por ação (LPA)
A maximização do lucro não leva em conta as diferenças em termos de distribuição dos resultados no tempo (timing de retornos), os fluxos de caixa e o risco. Alternativa de investimento Ano 1 Ano 2 Ano 3 Total dos anos 1, 2 e 3 Rotor $1,40 $1,00 $ 0,40 $ 2,80 Valve $ 0,60 $ 1,00 $ 1,40 $ 3,00

20 Objetivo da empresa Distribuição no tempo
Como a empresa pode obter rendimentos com os fundos que recebe, o recebimento mais rápido de fundos sempre é preferível. No exemplo o produto ROTOR oferece lucros oferecem lucros maiores no 1º ano. Logo, os maiores resultados no ano 1 poderiam ser reinvestidos para gerar lucros maiores no futuro.

21 Objetivo da empresa Fluxos de caixa
Lucros não levam necessariamente a fluxos de caixa para acionistas. Ex.: Uma empresa atua num setor competitivo e de tecnologia avançada, pode aumentar seu lucro reduzindo gastos com P&D. Sua posição competitiva poderia enfraquecer, o $ da ação cair,já q investidores bem informados a venderiam por vislumbrar fluxos de caixa menores no futuro.

22 Objetivo da empresa Risco
A maximização do lucro também desconsidera o risco – a possibilidade de que os resultados efetivos sejam diferentes do esperado. Relação de compensação entre FLUXO DE CAIXA (retorno) e RISCO. Retorno maior – aumenta o $ da ação. Risco maior – diminui o $ da ação.

23 Maximização da riqueza do acionista
Objetivo da empresa Maximização da riqueza do acionista Por quê? Porque a maximização da riqueza do acionista leva adequadamente em conta os fluxos de caixa, a distribuição dos fluxos no tempo e o risco. Acionista – proprietário da empresa, em nome dos quais ela é gerida.

24 Maximização da riqueza do acionista
Objetivo da empresa Maximização da riqueza do acionista A riqueza dos acionista em uma S/A é medida pelo preço da ação. Baseia-se na data de ocorrência dos retornos (fluxos de caixa), em sua magnitude e seu risco. Logo, o preço da ação representa a riqueza dos proprietários e a maximização do preço da ação, significa aumento da riqueza do proprietário.

25 Objetivo da empresa MAXIMIZAÇÃO DO PREÇO DA AÇÃO
Administrador financeiro Ações ou decisões fin. alter. Retorno? Risco? Aumentam o preço da ação? Sim Aceitar Não Rejeitar

26 Objetivo da empresa Valor econômico adicionado (EVA®)
O valor econômico adicionado (EVA®) é uma medida popular utilizada por muitas empresas para determinar se um investimento – proposto ou existente – contribui de maneira positiva para a riqueza dos acionistas. O EVA® é calculado subtraindo dos lucros operacionais líquidos de um investimento o custo dos fundos utilizados para financiá-lo. Investimento com EVA® positivo aumentam a riqueza dos acionistas, e aqueles com EVA® negativo diminuem sua riqueza.

27 Objetivo da empresa E quanto aos grupos de interesse? (stakeholders)
Os outros grupos de interes incluem todos os indivíduos com algum vínculo econômico direto com a empresa, como: Funcionários; clientes; fornecedores; credores; e propietários. A empresa deve fazer um esforço deliberado para evitar ações prejudiciais à riqueza desses grupos. Deve procurar mantê-los.

28 Objetivo da empresa Stakeholders Busca-se a relação ganha-ganha.
Mantendo-se uma relação positiva, busca-se diminuir o giro dos grupos de interesses, os conflitos e os litígios. Diz-se que é uma visão “socialmente responsável”

29 O papel da ética Ética é o conjunto de padrões de conduta ou julgamento moral e tem se transformado numa questão fundamental, tanto em nossa sociedade quanto na comunidade financeira. As violações éticas geram enorme publicidade. A publicidade negativa, que produz, em geral, impactos também negativos sobre uma empresa.

30 O papel da ética Análise dos aspectos éticos
Para avaliar a viabilidade ética de uma ação proposta, deve-se perguntar: A ação é arbitrária ou caprichosa?concentra-se injustamente em um indivíduo ou grupo? A ação viola os direitos morais ou legais de algum indivíduo ou grupo? A ação está de acordo com os padrões morais aceitos? Existem alternativas de ação que tenderiam a causar menos danos efetivos ou potenciais?

31 O papel da ética Ética e preço da ação
Os programas de comportamento ético procuram: Reduzir a ocorrência de litígios e os custos judiciais; Manter uma imagem positiva da empresa; Aumentar a confiança dos acionistas; Conquistar a lealdade, o comprometimento e o respeito dos diversos grupos de interesses vinculados à empresa. O resultado esperado é um impacto positivo sobre o preço da ação da empresa.

32 Questões de agency O problema de agency
Sempre que um administrador detém menos de 100% do capital da empresa, há um possível problema de agency. Teoricamente, deveriam atuar de acordo com a maximização da riqueza do acionista. Entretanto, eles também se preocupam com sua riqueza pessoal, com a segurança de seu emprego, com benefícios indiretos e com seu estilo de vida Isso pode fazer com que os adm. não atuem de maneira sempre a beneficiar os acionistas da empresa.

33 Questões de agency Solução do problema
Forças de mercado – acionistas importante e a ameaça de conquista de controle por outra empresa. Custos de agency – custos de monitoramento do comportamento dos administradores; proteção contra atos desonestos; e concessão de incentivos aos administradores (opções de compra de ações, bonificações em $, ações por desempenho). Contribuir para a maximização do preço da ação.


Carregar ppt "Administração Financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google