A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ensino da Escrita: Dimensão Textual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ensino da Escrita: Dimensão Textual"— Transcrição da apresentação:

1 O Ensino da Escrita: Dimensão Textual
Escrita Criativa Fernanda Estrela

2 Objectivos Conhecer a diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráfica, ortográfica e de textualização. Sensibilizar para a construção de textos de diferentes géneros discursivos, com vista a proporcionar a descoberta e a utilização de funções diversificadas da linguagem escrita. Fernanda Estrela

3 Pré-requisitos para aquisição da leitura e escrita
Competências Competências Final do 1.º Ciclo Expressão Escrita Conhecimento Explícito Compreensão/ Expressão Oral Compreensão da Leitura Pré-requisitos para aquisição da leitura e escrita Fernanda Estrela

4 instrumentais da escrita
diferentes objectivos comunicativos. Capacidade para produzir textos escritos com organização textual. Conhecimento de técnicas básicas de Domínio das técnicas instrumentais da escrita Fernanda Estrela

5 Competências Legendar gravuras e Escrever histórias curtas
associar as mesmas a pequenos textos; Escrever histórias curtas e relatos de experiências pessoais; Recontar histórias lidas e ouvidas; Respeitar as regras elementares de concordância (sujeito-verbo, nome-adjectivo-determinante); Elaborar respostas curtas a perguntas em contexto escolar; Usar frases complexas para exprimir sequências e relações. Fernanda Estrela

6 identificar algo ou alguém
Funções da escrita identificar algo ou alguém mobilizar a acção para recordar para satisfazer pedidos ou exigências para reflectir para aprender para criar Fernanda Estrela

7 Criação de actividades de escrita
O professor tem o poder de desencadear as diversas situações em que se recorre à escrita. As actividades de escrita podem ser idealizadas e recriadas a partir dos diversos elementos que constituem o acto de escrever: Fernanda Estrela

8 Quem escreve? Um ou vários autores? Fernanda Estrela

9 Para quem escreve? Quem é destinatário?, o próprio?, outro(s)?, como chegará o documento escrito até ele(s)? Fernanda Estrela

10 Sobre o que escreve? Que conhecimento do mundo é activado?, que conhecimento está já disponível e que conhecimento deve ser procurado? Fernanda Estrela

11 Com que objectivos? Que funções da escrita põe em prática? 27-04-2017
Fernanda Estrela

12 Como escreve? Como é colocado em prática o processo?, que instrumentos de escrita utiliza (lápis e borracha, quadro e giz, computador, etc.)?, que recursos mobiliza durante o processo (dicionários, enciclopédias, Internet, etc.)?, que colaborações pode obter?, em que momentos do processo? Fernanda Estrela

13 Em que meio ou suporte permanecerá o texto produzido?
Caderno, jornal escolar, jornal local, página da escola na Internet?, blogue? Fernanda Estrela

14 O processo de escrita envolve três subprocessos:
a revisão a planificação a redacção consiste na construção da representação interna do saber é a transformação das ideias em linguagem visível a análise do texto já produzido e a sua eventual transformação Fernanda Estrela

15 Modos de Acção Didáctica
Funções da Escrita Modos de Acção Didáctica Finalidade Geral Escrever para produzir diferentes textos (para modificar algo ou alguém, para mobilizar a acção, para recordar, para satisfazer pedidos, para convencer…) Sequência Didáctica Apropriação de critérios de construção de diferentes géneros textuais Escrever para aprender (para tirar apontamentos, para resumir, para sintetizar, para explicar, para informar) Ciclo de Escrita Autonomia na construção de um texto a partir de um tema Escrever para criar (registar e comunicar vivências, experiências ou expectativas pessoais) Caderno de Escrita Desenvolvimento de uma relação positiva e pessoal com a escrita Fernanda Estrela

16 Planificação de um texto narrativo
Fernanda Estrela

17 Introdução Conclusão Desenvolvimento
Quando? Quem? (caracterizar as personagens) Onde ? Desenvolvimento (todas as informações sobre o que aconteceu na história). Adjectivos Conclusão Final da história Fernanda Estrela

18 Era uma vez um palhaço que vivia sozinho numa pequena cidade.
Quem? Quando? Onde? Introdução Fernanda Estrela

19 Trabalhar a introdução
Escrever individualmente uma introdução e aplicar os passos (quando, onde e quem – caracterizando a personagem) usando os devidos adjectivos. Ler em voz alta, a sua introdução. Procurar em livros, diferentes maneiras de começar uma história. Fazer o registo na folha de trabalho e ler em voz alta. Fernanda Estrela

20 Passa-se para o desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento dão-se todas as informações sobre o que acontece na história. Tem de haver um acontecimento importante ou um problema que muda as coisas. O texto fica mais bonito com adjectivos. Na conclusão conta-se o final da história. Fernanda Estrela

21 Palavras ou expressões para ligar ou iniciar frases
Assim Por exemplo ... Porque Visto que... Exemplificar Causa Por isso Portanto Isto é Quer dizer Por outras palavras Então À frente Atrás Ao lado de Sobre Em conclusão Finalmente Em consequência Consequência Explicitar/ Clarificar Ligar Espacialmente Concluir Pelo contrário Neste caso Todavia Apesar de De repente subitamente Em primeiro lugar e... depois em seguida finalmente Naquele momento... No dia seguinte... Um dia... De seguida... Oposição/ Contraste (Ruptura) acontecimento Encadeamento Ligar Temporalmente Fernanda Estrela

22 Exemplo de um texto narrativo
Era uma vez um palhaço que vivia sozinho numa pequena cidade. Um dia, quando era ainda rapazito, olhou o espelho do seu quarto e disse para a figura que o espelho reflectia: - Tenho tanta graça!... Em seguida deitou-se a sonhar. No dia seguinte, pegou numas calças velhas, num casaco de quadrados encarnados e verdes, nuns sapatos muito grandes e numa luvas enormes. Saiu de casa e foi ao circo. Não bateu à porta porque o circo era de lona. Resolveu bater as palmas para chamar alguém. Passado algum tempo, veio o dono do circo, o senhor Forças, que tinha uns bigodes muito grandes. - Que quer o menino? - Não sou menino. Sou já um homem que quer trabalhar. Quero ser palhaço e fazer rir as crianças. Finalmente, o pequeno palhaço consegui realizar o seu sonho… fazer rir as crianças. Matilde Rosa Araújo Fernanda Estrela

23 O Ciclo de escrita possibilita o recurso sistematizado às componentes do processo de escrita. Desenvolve-se ao longo de várias fases: mobilização do conheci-mento prévio, recolha e selecção da informação, orga-nização da informação em função da instrução de escrita, redacção do texto solicitado e correspondente revisão de acordo com as funções a desempenhar pelo texto produzido. Fernanda Estrela

24 Mobilização do conhecimento
Redacção do texto Mobilização do conhecimento prévio Recolha e selecção da informação Organização da informação Revisão Desempenhoo de funções Ciclo de escrita: Escrever para aprender Fernanda Estrela

25 Planificação de um Texto informativo
Fernanda Estrela

26 “chuvas de ideias”, esquemas e mapas.
Fernanda Estrela

27 Fernanda Estrela

28 Fernanda Estrela

29 Fernanda Estrela

30 Ao esquema acrescentaram outras palavras retiradas do texto
Ao esquema acrescentaram outras palavras retiradas do texto. Do texto informativo “As Plantas” os alunos retiraram informação que os levou a formar novas questões sobre o tema, por exemplo, “Onde nascem? “De que precisam?”. Numa 3ª etapa elaboram o mapa conceptual que reunia todas as palavras/expressões recolhidas. Fernanda Estrela

31 Textos informativos Os textos informativos podem variar e são um bom pretexto para desenvolver a interdisciplinaridade. Fernanda Estrela

32 O fluir da imaginação Escrita Criativa Fernanda Estrela

33 A escrita criativa inclui mas não se limita à:
Ficção; Drama; Poesia; Guiões; Slogans; Autobiografias; Géneros Híbridos. Fernanda Estrela

34 Definição Termo utilizado para distinguir diferentes tipos de escrita, especialmente quando se usa o domínio da imaginação, da escrita em geral. A falta de especificidade do tema é intencional porque pretende abarcar para dentro do processo de escrita toda a gente que a isso se disponha. Assegura que géneros não tradicionais, não são excluídos de consideração e apreciação. Esta distinção é importante para separar a escrita criativa da escrita jornalística, escrita técnica, ou profissional. Fernanda Estrela

35 Técnicas Brainstorming antes de escrever propor um levantamento de palavras, expressões sobre o tema; Fontes de informação seleccionar informação que os alunos podem consultar; Propor e discutir campos de informação dependem do tipo de texto. …. Fernanda Estrela

36 Da experiência / observação ao texto
Escrita informativa; Escrita didáctica; Escrita científica. Fernanda Estrela

37 Exercícios de Escrita Depósito de palavras registar um conjunto de palavras e expressões que pode ser feito a nível de turma, em grupo ou em pares. Desenhar e escrever B.D. incompletas, propõe-se aos alunos que inventem respostas para as questões, desenhem, o que falta e escrevam uma história. Fernanda Estrela

38 Ilustrações desordenadas uma sequência de ilustrações que sugerem uma história mas que está desordenada e a criança tem que a ordenar e escrever a história; Histórias ilustradas com lacunas uma ilustração e algumas frases com lacunas de certo tipo ex: verbos, adjectivos, expressões de tempo e de lugar. Estas palavras encontram-se num depósito de palavras onde os alunos as podem escolher para completar o texto Fernanda Estrela

39 Início de histórias propõe-se o início de uma história com uma situação problemática para o aluno completar; Exercícios de descrição jogos de definição, um aluno descreve um objecto para um colega e este tem de adivinhar do que se trata; A carta - didáctica da simulação aprendizagem da escrita utilitária, inicialmente pode-se usar um formulário. Fernanda Estrela

40 Versões da mesma história
Comparação de histórias tradicionais ,que tenham diferentes autores: Capuchinho Vermelho de Perrault com o dos irmãos Grimm, Branca de Neve, Hercules, Cinderela, Sereiazinha, Peter Pan , Pinóquio das produções da Disney com os autores originais Grimm, Andersen, Collodi. Comparando-as pode reconhecer-se se o núcleo se manteve constante, ou se mudou, e o que é que mudou. Fernanda Estrela

41 Pedir então aos alunos para:
Ler / ver diferentes versões da mesma história; Propor / imaginar sequências alternativas para produzir novas versões (em grupo); Produzir uma nova versão; Publicar e ler as novas versões; Analisar se são histórias novas ou versões da história trabalhada. Fernanda Estrela

42 Textos Curtos O trabalho com a palavra visa a descoberta de relações de sentido e de forma que permitem jogos de inegável valor emotivo, expressivo e estético que conduzem à poesia. Fernanda Estrela

43 Poesia Poemas, versos, rimas Anedotas Trava –línguas Acrósticos
Palavras cruzadas Jogos de mímica Adivinhas Lengalengas Frases com lacunas Listas de palavras Definições Fernanda Estrela

44 Escrita científica Relatos de experiências visionamento de séries ,de filmes educativos, convocam-se as experiências dos alunos; Relatórios podem ser o produto de visitas de estudo, de experiências científico -didácticas, de visualização de vídeos. São importantes para instituírem a interdisciplinaridade; Fernanda Estrela

45 Sensações trata-se de criar situações de observação ou de recordação e de verbalização de sensações); Relatos de sonhos não é fazer o relato de sonhos, que é bastante difícil, mas antes imaginar sonhos. Fernanda Estrela

46 Textos Didácticos Outras actividades
Peças teatrais; Guiões; Programas de actividades; Actas; Cartazes e anúncios; Mensagens electrónicas. Fernanda Estrela

47 Visibilidade da escrita
Jornal da Escola /Agrupamento Página da Internet/ Blog Jornal Local Fernanda Estrela

48 Ambiente Criativo Papel do professor: Valorizar o trabalho do aluno, corrige os erros antes da edição do trabalho; Criar situações de comunicação; Dar tempo aos escritores mais lentos; Negociar o momento da edição do trabalho com o aluno; Fernanda Estrela

49 Aceitar diferenças de estilo; Evitar a padronização;
Propor tópicos abertos; Não dar o mesmo trabalho a todos os alunos; Sugerir exercícios de novas associações de sons, conceitos, palavras, frases, temas; Fernanda Estrela

50 Escrever, expõe a sua própria escrita;
Agrupar, compilar, publicar os trabalhos dos alunos para que estejam acessíveis a toda a comunidade; Indicar soluções e alternativas mais fáceis mas deixar aos alunos autonomia para seguirem o seu caminho; Fernanda Estrela

51 Bom trabalho! Fernanda Estrela Fernanda Estrela


Carregar ppt "O Ensino da Escrita: Dimensão Textual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google