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Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade.

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1 Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net

2 Competências do Professor: ROTEIRO 1. Os Currículos e a fragmentação disciplinar disciplinas e competências 2. Organização da escola: centros de interesse, ideias fundamentais 3. Projeto, Planejamento, Avaliação: a necessária distinção entre meios e fins Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

3 Fragmentação do Conhecimento: Premonição de T. S. Eliot The Rock (1934)... Where is the Life we have lost in living? Where is the wisdom we have lost in knowledge? Where is the knowledge we have lost in information? … ( Where is the information we have lost in data…) 3 Prefeitura de São Paulo/EDUCAÇÃO - DRE São Miguel São Paulo, 2 de abril de 2015

4 inteligência pessoas conhecimento significado informações veículos dados bancos...dados, informações, conhecimento, inteligência... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

5 inteligência conhecimento informações dados wi fi bateria...dados, informações, conhecimento, inteligência... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

6 CURRÍCULO: conjunto ou elenco de disciplinas? instrumento para mapear as disciplinas/vias disponíveis tendo em vista mobilizá-las para a construção do conhecimento UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 CURRÍCULO: conjunto ou elenco de disciplinas?

7 Escola: Disciplinas ou competências? escreveR contaR retórica gramática lógica leR DISCIPLINAS: TRIVIUM COMPETÊNCIAS UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

8 Currículos: fragmentação horizontal e vertical Competências: elementos para uma teoria transdisciplinaridade (ex.: Bioética) multidisciplinaridade interdisciplinaridade (fracas interações) (ricas interações) intradisciplinaridade (ex.: mapeamento genético) UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

9 Uma questão não pertinente: especialização ou generalismo? ESPECIALIZAÇÃO? SIM! MAS QUAL ESPECIALISTA? Especialista, ontem: Chaplin, Tempos Modernos... Especialista, hoje: Consultor ponto x foto; análise x síntese Competências: elementos para uma teoria UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

10 O novo ESPECIALISTA: CONSULTOR conhecimento específico + visão de conjunto interesse nasce na foto... Foto Pontos...e se alimenta dos pontos... FOTO>>PONTOS>>FOTO>>PONTOS>>FOTO>... Competências: elementos para uma teoria UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 ? !

11 Disciplinas e Competências na Escola I. A ideia de Competência II. Ênfase nas Ideias Fundamentais UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

12 Competências na Escola, HOJE! expressão imaginação argumentação compreensão contextuação decisão

13 Competências: visão panorâmica eu abstrato outro análise concreto síntese

14 Currículo: Disciplinas ou Competências? - Não existe currículo por competências sem disciplinas - Não existe currículo por disciplinas sem competências - É preciso por o foco nas ideias fundamentais

15 Como transitar das DISCIPLINAS às COMPETÊNCIAS PESSOAIS? IDEIAS FUN DA MEN TAI S CON TEÚ DOS COM PE TÊN CIAS 15 UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

16 são passíveis de compreensão na linguagem ordinária favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Que são “ideias fundamentais”?

17 IDEIAS FUNDAMENTAIS: CUIDADOS amplitude articulação pensar grande escolha sem duplicidade identidade complementaridade multidimensionalidade complexidade narrativa ELENCO MAPPA MUNDI PARES UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 IDEIAS FUNDAMENTAIS: CUIDADOS

18 ...equivalência – ordem – medida - proporcionalidade... energia – equilíbrio – sistema - transformação -... mapas – narrativas -... DISCIPLINAS: IDEIAS FUNDAMENTAIS UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

19 equivalência, ordem, medida, aproximação, proporcionalidade, interdependência, variação, invariância problematização, otimização, aleatoriedade, demonstração... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 MATEMÁTICA NO CURRÍCULO IDEIAS FUNDAMENTAIS

20 Organização da Escola: novos espaços do conhecimento aulas mais que aula teatro, cinema, palestra... professor, cartógrafo menos que aula convivência, orientação, tutoria espaço principal pessoa UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

21 Ciência/Conhecimento DNA, Física Moderna, Cálculo, Pesquisa Operacional, Otimização, Geometrias Não-Euclidianas, Aleatoriedade,... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE

22 Mundo do Trabalho - Processos tecnológicos, significado do trabalho, novas ocupações, empregabilidade,... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE

23 Tecnologia/Técnica Computadores, jogos, máquinas fotográficas, celulares, GPS, automóveis, aviões,... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE

24 Arte/Cultura... Perspectiva, Música, Teatro,... UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE

25 Síntese contra a fragmentação: significado, competências, narrativas a) Deslocamento do foco da utilidade para o significado b) Deslocamento das atenções das disciplinas para as competências pessoais c) O significado se constrói por meio de narrativas UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

26 semear de sentidos/partilhar significados crime hediondo: disseminar desilusão Síntese: A responsabilidade do Professor UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 26

27 Caipira: causos Executivos: Cases Direito: processos Polícia: reconstituição Educadores: narrativas (parábolas, fábulas, alegorias, filmes, games,...) Responsabilidade do Educador: construção do significado por meio de narrativas 27 SESC – PARANÁ EJA SEMANA PEDAGÓGICA Curitiba, 7 de julho de 2015

28 É possível tratar adequadamente qualquer tema com qualquer número de aulas, desde que haja o discernimento do que é fundamental, a escolha uma estratégia e uma escala adequadas PLANEJAMENTO : UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

29 - construção de MAPAS de relevância - articulação CADEIAS/REDES – sedução de NARRATIVAS estruturantes - realização do PROJETO prefigurado PLANEJAMENTO : UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

30 ...PROGRAMAS X PROJETOS...FUNDAMENTAL X TEMPO...MAPAS X ESCALAS UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 PLANEJAMENTO : compatibilização entre...

31 Avaliação: planejamento, projeto, instrumentos - Toda avaliação refere-se a metas prefiguradas em um planejamento/mapa - Todo planejamento é a etapa de operacionalização de um projeto - É fundamental a adequação dos instrumentos de avaliação UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

32 Planejamento/Avaliação: simbiose - Qual o significado da avaliação? meio/fim, projetos/valores, manchetes/rankings,... - O que avaliar? grandezas/pessoas, disciplinas/competências projeto/planejamento - Como avaliar? multidimensionalidade/diversidade, medida/indício - Quem é o avaliador? interno/externo, projetos/valores UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

33 Avaliação: meio/fim - O que ocorre entre duas avaliações sucessivas? torcida, oração, propaganda,... - O desvio do “bestismo” projetos sem valores, “internacionalização”,...

34 O que avaliar? Grandezas/Pessoas - Medida? Grandeza/padrão: dificuldades Avatar moderno: TRI ( Teoria da Resposta ao Item ) - Valor! Sim, mas...como proceder? indícios, espectros, pessoas: o caso do IDH UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015

35 Medida/Valor: Indícios classificador de obra de arte Sherlock Holmes Psicanálise Indícios Ginzburg Mitos, emblemas, sinais

36 O que avaliar? - Disciplinas: meio disciplinas português, matemática, história, geografia, educação física, ciências,... - Competências: fim competências expressão, compreensão, argumentação, decisão, contextuação, abstração,... pessoaspessoas

37 Instrumentos: abrangência, espectro - Oral/escrita - Contínua/concentrada - Individual/grupo - Com ou sem consulta - Com ou sem tempo fixado - Processo/produto - Testes/questões abertas - Trabalhos, projetos... pessoaspessoas

38 Provas como momento de aprendizagem - interesse/gabarito - questões relevantes - ideias fundamentais - questões “adidáticas” - questões abertas e testes - contexto/extrapolações - tácito/explícito pessoaspessoas

39 Avaliação e o aperfeiçoamento pessoal - É preciso ensinar a estudar: - análise/síntese - mapas - perguntas - linha do tempo/narrativas - significado/mudanças - interesse/paixões com argumentos - reconhecer as ideias fundamentais

40 Avaliação: Orientação de Estudos - Recuperação/Aprofundamento - Atendimento pessoal - Tutoria/Solidariedade - Ensinar a estudar

41 Avaliação e Formação Profissional - Pessoa: representação de papéis protagonista/coadjuvante igualdade/diferença - Profissionalismo, hoje colaboração nomadismo artífice novo “especialista”

42 Avaliação externa x interna: projetos pessoa/instituição bem avaliada é a que realiza seu projeto instituições são como pessoas: diferença é a regra projetos somente podem ser pensados em um cenário de valores projetos

43 Síntese: Avaliação... - é meio para instrumentar a ação e não um fim em si mesmo; - é juízo de valor e não apenas um processo de medida - avaliamos pessoas e isso exige um espectro de instrumentos - é um momento do processo de ensino/aprendizagem - deve sempre referir-se a um projeto, a metas pré-figuradas em um planejamento

44 - as avaliações externas são bem-vindas, mas não podem ser recebidas acriticamente, e não devem ignorar a diversidade de projetos institucionais - nas avaliações externas, deveriam ser consideradas conjuntamente a qualidade e as peculiaridades de cada projeto institucional e a efetividade de sua realização - é menos importante para uma instituição fazer melhor o que todas fazem do que realizar da melhor maneira possível seu próprio projeto educacional. Síntese: Avaliação e Projeto

45 síntese AVALIAÇÃO : decálogo

46 Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net


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