A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO. POEMAS O poema é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO. POEMAS O poema é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade,"— Transcrição da apresentação:

1 POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO

2 POEMAS O poema é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

3 Qual a diferença entre poema e poesia? Poesia não é a mesma coisa que Poema, mas a Poesia está presente no Poema. Poesia – “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados.” Poema – “Obra em verso ou não, em que há poesia.” A poesia usa diversos recursos para expressar a linguagem de modo especial, diferente do normal, provocando diversos efeitos de sentido em quem recebe a mensagem. É responsável por dar vida e sentimentos às palavras contidas em determinada obra. É o sabor, imagens e emoções. Portanto, se o poema não tiver nenhum desses recursos citados acima ele não poderá ser chamado de poema. Para entendermos melhor: a poesia é uma forma de se escrever, enquanto o poema só existe quando escrito.

4 A importância de trabalhar o poema O poema coloca as crianças em processo de interação com o texto, de modo a produzir sentidos, ou compreender a trama de significados presentes no próprio texto. Cada aluno aciona esquemas próprios para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos da poesia. Cabe ao professor valorizar as habilidades da criança, desenvolvendo habilidades de criação, e sua auto-estima. O poema poderá fazer parte dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com alunos das séries iniciais de diversas maneiras: - em forma de desenho, onde o aluno após ouvir ou ler a poesia, possa colorir; - poderá completar a poesia, criando uma rima própria;

5 - construir na sala de aula um mural para expor poemas criados por eles ou recortadas de jornais; - utilizar a dança ou teatro para apresentar um poema; - aproveitar datas comemorativas ( dia das mães ou pais) para recitar poemas; A competição de melhor poema aguça o gosto de participação da criançada. Ao brincar com as palavras, a criança se relaciona com o mundo da poesia de forma espontânea e divertida com significados variados.

6 Nosso Mestre, o professor Obrigada, professor, Por você existir Por tudo que eu sou Com você aprendi. Aprendi somar alegrias Multiplicar amizades Diminuir tristezas Dividir humildade. Parabéns, mestre, pelo seu dia, Pelo carinho e dedicação. Não podemos esquecer Você é o alicerce De qualquer Profissão ! Teresinha Santiago dos Santos. Rio de Janeiro, RJ

7 Referência: http://colaboradoresdaleituraherval.blogspot.com. br/2010/12/trabalhando-com-poesias-nas- series.html http://colaboradoresdaleituraherval.blogspot.com. br/2010/12/trabalhando-com-poesias-nas- series.html

8

9 São narrativas cujos personagens são animais com características humanas. É uma das mais antigas maneiras de contar histórias. A moral é o aspecto mais visível da fábula e nem sempre aparece destacado em uma frase no final do texto. Muitas vezes, encontra-se implícita na fala final de um dos personagens. Geralmente o desfecho reflete uma lição ou uma mensagem de mostrar o que é certo e o que é errado. Definindo...

10 Características apresenta os elementos essenciais da narrativa; a narrativa é curta, geralmente, um diálogo; as personagens quase sempre são animais;animais transmite um ensinamento; no final da história, destaca-se uma mora l.mora l

11 Por que trabalhar o gênero Fábula nas turmas do 1º e 2º anos? Permite as crianças pensarem como essas histórias são narradas; Contribui para que avancem para além do contato com as histórias; Permite que as crianças possam explorar e pensar sobre sua forma, possibilitando desenvoltura no universo da escrita.

12 A leitura de fábulas na sala de aula possibilita ao estudante expressar-se e discutir aspectos socioculturais. Esse gênero textual não só promove a reflexão, mas também serve de exemplo para o ensino ético-moral. A fábula é vista, há muitos anos, como instrumento educacional, não só porque se trata de um texto crítico, mas também por exercer um papel fundamental para o desenvolvimento do leitor-criança.

13 Por isso, a leitura de fábulas com os alunos do Ensino Fundamental I não só fomentará a importância do ato de ler e escrever, mas também irá orientá-los a reconhecer as regras e conflitos provenientes daquelas narrativas e aplicar o produto ― ensinamento ― das verdades e reflexões em suas vivências, já que as fábulas são um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.

14 Vídeos de fábulas-

15 Referência História de animais – Caderno de orientações - Projeto Trilha.


Carregar ppt "POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO. POEMAS O poema é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google