A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Nutrição Materno Infantil – Profa. Léo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Nutrição Materno Infantil – Profa. Léo."— Transcrição da apresentação:

1 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Nutrição Materno Infantil – Profa. Léo

2 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES O custo energético de uma gestação completa: considerando-se 40 semanas gestacionais, ganho de peso de 12,5 Kg e o peso do RN em 3 Kg, foi estimado em 80.000 calorias; dessas calorias, 35.000 são requisitadas para depósito de 3,5 Kg de gordura, e o restante, em torno de 36.000 Kcal, são destinadas ao aumento do metabolismo basal (Hytten e Leitch, 1971).

3 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES *Esses valores constituem-se em uma referência teórica, e podem variar de acordo com as características nutricionais, constitucionais e étnicas dos diferentes grupos populacionais; * Considerando essa base teórica, a recomendação adicional de energia para gestante, determinada pela RDA (1989, é de 300 Kcal para o 2° e 3° trimestres, não sendo considerada o primeiro trimestre.

4 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES A OMS, 1973 aumentou de 150 Kcal para o primeiro trimestre e de 350 Kcal nos dois últimos trimestres; Em 1985, em revisão, a OMS adotou um adicional de 250 Kcal para a gestação toda e de 200 Kcal no caso de redução da atividade física da gestante.

5 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Gestante com necessidade de repouso absoluto durante o último trimestre, ou as que estão internadas em hospitais para tratamento, devem receber orientação para consumirem apenas a quantidade de energia necessária ao seu metabolismo basal, considerando o seu peso real.

6 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES GET = GEB X FATOR ATIVIDADE FÍSICA Cálculo do gasto energético basal (GEB) segundo a idade materna Idade 10 a 18 anos GEB (kcal/dia) 12,2P(Kg) + 746 Idade 18 a 30 anos14,7P(Kg) + 496 Idade 30 a 60 anos8,7P(kg) + 829 P= peso real em Kg Fonte: FAO/OMS. Necessidades de energia y proteínas. Genebra, OMS,1985.

7 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Fator de Atividade Física Natureza da atividade Leve = 1,56 Moderada = 1,64 Intensa = 1,82 Fonte: FAO/OMS. Necessidades de energia y proteínas. Genebra, OMS,1985. GET para a Gestante = GET (pré- gestacional) + 300 Kcal ( a partir do 2° trimestre)

8 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Determinação do Peso Ideal para a Gestante utilizando a Curva de Rosso: Verificar o peso ideal da gestante, através da idade gestacional aplicada a Curva de Rosso Peso Ideal de acordo com a idade gestacional X 36 Kcal Fonte: RDA, 1989 Obs.: Gestante com obesidade e fator de risco (hipertensão, DM...) utilizar 30 Kcal/Kg de peso ideal.

9 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Proteína As necessidade protéicas são em geral encontradas pela determinação da quantidade de nitrogênio retida no corpo para utilização metabólica, um grama de nitrogênio equivale a 6,25g de proteína; Estimou-se que 925g de proteína são depositadas em um feto com ganho de peso adequado, e nos tecidos maternos acessórios.

10 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Dividindo-se esse valor por 280 dias de gestação, encontra-se uma média de 3,3g/dia de proteína, quantidade adicional necessária à gestação; O aproveitamento da proteína ingerida não é de 100%, e assim, recomenda-se 10g diárias adicionais (NRC, 1989). Portanto a recomendação diária para a gestante é de 60g/dia de proteína, sendo que 50% dessa proteína deve ser de AVB

11 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Cálcio Segundo a DRI (Dietary Refence Intake, 2000) a recomedação é de 1.300mg/dia para gestantes adolescentes e de 1.000mg/dia para gestantes adultas

12 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Ácido Fólico A quantidade recomendada é de 600µg diárias. Esses valores são difíceis de serem alcançados por uma dieta normal, que fornece aproximadamente 250µg, considerando o valor energético total de 2.200Kcal diárias. Então a recomendação atual, tanto para gestante como para mulheres não gestantes é a suplementação.

13 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Ferro A quantidade de ferro prescrita para gestante é de 27 mg/dia no 2° e 3° trimestre. Há necessidade de suplementação, considerando que a dieta habitual fornece de 6 a 7 mg de ferro por 1.000 Kcal. A quantidade máxima tolerada, segundo as novas recomendações nutricionais é de 45 mg/dia. Vitamina A A recomendação é de 770µg/dia. Obs.: quantidade excessiva nos primeiro meses gestacionais, pode ser tóxico.

14 RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Vitamina C A recomendação é de 80mg/dia. Obs.: quantidade recomendada facilmente atingida se a gestante consumir pelo menos um alimento fonte por dia. Zinco A recomendação é de 60mg/dia. A deficiência na gestação foi associada à malformação congênita. A suplementação foi associada ao nascimento de RN com maior peso ao nascimento.


Carregar ppt "RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES Nutrição Materno Infantil – Profa. Léo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google