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Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/18 Aula 3 Globalização e Administração em Âmbito Internacional SCHERMERHORN, John R. Administração.

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2 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/18 Aula 3 Globalização e Administração em Âmbito Internacional SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006

3 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/18 Os líderes dos negócios de hoje em dia devem pensar e agir de maneira globalizada, na busca pela vantagem competitiva. A Procter & Gamble segue uma estratégia global, com presença em mais de setenta países; a Coca-Cola e a Pepsi competem de maneira agressiva pelos mercados da China, Índia e outras nações. Da mesma maneira que muitas outras empresas, elas perseguem ativamente oportunidades de negócios internacionais na busca das seguintes vantagens: Lucros: operações globalizadas oferecem maiores lucros potenciais. Consumidores: operações globalizadas oferecem novos mercados para vender produtos. Fornecedores: operações globalizadas oferecem acesso à matéria-prima necessária. Capital: operações globalizadas oferecem acesso a recursos financeiros. Trabalho: operações globalizadas oferecem acesso a menores custos de mão de obra.

4 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/18 Globalização representa a interdependência mundial de suprimento de recursos, mercados de produtos e competição no mundo dos negócios. Um negócio internacional conduz transações comerciais além das fronteiras nacionais. No fornecimento globalizado de insumos, a matéria-prima ou os componentes são adquiridos no exterior para montagem interna de um produto final. Na exportação, produtos locais são vendidos ao exterior. A importação representa o processo de adquirir produtos no exterior e vendê-los em mercados domésticos.

5 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/18 Estratégias para investimento direto Cinco formas comuns de negócios internacionais – desde estratégias para entrada no mercado até estratégias para investimentos diretos. Estratégias para entrada no mercado Envolvimento crescente na propriedade e no controle de operações estrangeiras Fornecimento globalizado de insumos Exportação e importação Licenciamento e franquias Acordos de parceria Subsidiárias totalmente controladas

6 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/18 Umas empresa multinacional representa uma empresa de negócios com operações que se expandem internacionalmente por mais de um país estrangeiro. Uma empresa transnacional representa uma multinacional que opera sem fronteiras no mundo todo.  Acordo de licenciamento – ocorre quando uma empresa paga uma tarifa para adquirir direitos de fabricar ou vender produtos de uma outra empresa.  Franquia (franchising) – fornece o “pacote” de apoio necessário para abrir um determinado negócio.  Acordo de parceria (joint venture) – estabelece operações em um país estrangeiro através da propriedade conjunta com parceiros locais.  Subsidiária totalmente controlada – representa uma operação local em que a propriedade e o controle estão nas mãos de uma empresa estrangeira.

7 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/18 Lista de checagem para acordos de parceira ■Escolha um parceiro que esteja familiarizado com o principal negócio de sua empresa. ■Escolha um parceiro com uma mão de obra local forte. ■Escolha um parceiro com futuras possibilidades de expansão. ■Escolha um parceiro com mercado e produtos locais fortes. ■Escolha um parceiro com interesses compartilhados em termos de necessidades do consumidor. ■Escolha um parceiro com bom potencial de lucros. ■Escolha um parceiro com boa saúde financeira.

8 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/18 O que deve dar certo e o que pode dar errado nas relações entre país hospedeiro e multinacionais Relacionamento país hospedeiro/ multinacional Benefícios mútuos Oportunidades compartilhadas com potencial para Crescimento Renda Aprendizado Desenvolvimento O que deve dar certo Relacionamento país hospedeiro/ multinacional e vice versa Reclamações do país hospedeiro em relação à multinacional Lucros excessivos Domínio econômico Interferência no governo Contratação dos melhores talentos locais Transferência limitada de tecnologia Desrespeito para com costumes locais O que pode dar errado Reclamações da multinacional em relação a países hospedeiros Limitação de lucros Preços excessivos de insumos Regras leoninas Restrições ligadas ao câmbio internacional Descumprimento de contratos

9 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/18 Questões éticas em negócios internacionais Alguns conceitos relevantes:  Corrupção – é o uso de práticas ilegais nos negócios.  Trabalho quase-escravo – emprego de trabalhadores com salários demasiadamente baixos e em precárias condições de trabalho.  Trabalho infantil – emprego de crianças para trabalhos normalmente realizados por adultos.  Etnocentrismo – representa a tendência a considerar sua própria cultura como superior a todas as outras.  Cultura – é um conjunto compartilhado de crenças, valores e padrões de comportamento comuns a um grupo de pessoas.

10 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/18 Utilização da Linguagem Não é apenas a linguagem, por si só, que pode variar através das diversas culturas; o modo como uma linguagem é utilizada para a comunicação também representa uma variável. O antropólogo Edward T. Hall descreve culturas de baixo contexto como aquelas cujos membros são muito explícitos em utilizar a linguagem escrita e falada. Em lugares como o Canadá, a Alemanha e os Estados Unidos as palavras tendem a transmitir uma mensagem.. Em culturas de alto contexto, em contrapartida, as palavras transmitem apenas parte da mensagem. O restante é interpretado com base no “contexto”, que pode incluir a linguagem corporal, o ambiente físico e relações do passado – tudo isso acrescentando um significado àquilo que está sendo dito. Hall descreve as culturas da Ásia e do Oriente Médio como tipicamente de alto contexto, enquanto a maior parte das culturas ocidentais é considerada como de baixo contexto.

11 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/18 Estágios no ajuste para uma nova cultura ■Confusão: os primeiros contatos com a nova cultura deixam você ansioso, desconfortável e carente de informações e aconselhamento. ■Pequenas vitórias: contínuas interações trazem alguns “sucessos”, e sua confiança cresce ao lidar com questões do dia-a-dia. ■A lua-de-mel: uma época de encantamento, imersão cultural e obsessão com objetos locais, vistos de maneira mais positiva por você. ■Irritação e raiva: uma época em que “negativos” se sobrepõem a “positivos” e a nova cultura se torna alvo de críticas. ■Realidade: uma época de reequilíbrio; você é capaz de tirar proveito da nova cultura, enquanto reconhece seus elementos menos desejáveis.

12 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/18 Administração do Tempo A maneira pela qual as pessoas percebem e lidam com a orientação do tempo também varia através das culturas. O antropólogo Hall descreve culturas monocrônicas como aquelas nas quais as pessoas tendem a fazer uma única coisa de cada vez, como, por exemplo, agendar um encontro e dar total atenção ao visitante durante o tempo agendado. Este é o padrão da prática de negócios norte-americanos. Em culturas policrônicas, em contrapartida, o tempo é utilizado para realizar muitas coisas diferentes de uma só vez. O norte-americano que visita um cliente egípcio, por exemplo, pode ficar frustrado em função das contínuas interrupções, à medida que pessoas fluem para dentro e para fora do escritório e em função das várias transações que são realizadas ao mesmo tempo.

13 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/18 Grau em que uma sociedade aceita a distribuição não-equitativa do poder nas organizações Valores e Culturas Nacionais, segundo Geert Hofstede 1 Distância do poder Prevenção contra a incerteza Individualismo- coletivismo Grau em que uma sociedade tolera o risco e as situações de incerteza Grau em que uma sociedade enfatiza seus próprios interesses individuais, em contraposição aos valores coletivos de grupos Grau em que uma sociedade enfatiza a assertividade e as questões materiais, em contraposição a uma maior preocupação para com relações e sentimentos humanos Masculinidade- feminilidade Grau em que uma sociedade enfatiza considerações de curto prazo, em contraposição a preocupações de longo prazo para o futuro Administração do tempo 1 Estudioso e consultor em administração

14 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/18 Elevada distância do poder Baixa distância do poder FilipinasJapãoEUAÁustria Elevada prevenção contra a incerteza Baixa prevenção contra a incerteza GréciaJapãoEUACingapura Individualismo Coletivismo EUAJapãoTailândiaVenezuela Masculinidade Feminilidade JapãoEUAPortugalSuécia Raciocínio de curto prazo Raciocínio de longo prazo EUAÍndiaJapão Como os países se comparam com base nas dimensões de Hofstede para a cultura nacional

15 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/18 Uma contribuição de Kenichi Ohmae, notável consultor de administração e autor de The Borderless World (O Mundo Sem Fronteiras)... “As empresas podem aprender uma com a outra, particularmente com outras empresas de excelência, tanto em seu próprio país quanto no exterior. O mundo industrializado está se tornando cada vez mais homogêneo em termos de necessidades dos consumidores e infraestrutura social, e somente empresas com verdadeira excelência podem competir de maneira efetiva no mercado globalizado.”

16 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/18 E de Hofstede... “A negligência para com outras culturas representa um luxo ao qual somente os fortes podem se dar (...) [O] consequente crescimento da atenção para com a cultura representa um ganho intelectual e espiritual.”

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18 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 18/18 Aula 4 Comportamento Ético e Responsabilidade Social SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006


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