A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipídios. 1- Lipídios Simples : são constituídos por carbono,hidrogênio e oxigênio. Incluem os : a - Glicerídeos ou triglicerídeos: são os óleos e as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipídios. 1- Lipídios Simples : são constituídos por carbono,hidrogênio e oxigênio. Incluem os : a - Glicerídeos ou triglicerídeos: são os óleos e as."— Transcrição da apresentação:

1 Lipídios

2 1- Lipídios Simples : são constituídos por carbono,hidrogênio e oxigênio. Incluem os : a - Glicerídeos ou triglicerídeos: são os óleos e as gorduras. + = 3 Ácidos graxos

3

4 Panículo adiposo

5 Adipócitos

6 Gordura Saturada

7 A arteriosclerose é uma doença crônica, com desenvolvimento lento e progressivo. Caracterizada pela falta de flexibilidade das artérias,resultante do espessamento e endurecimento das paredes em determinadas zonas do corpo.

8 Ateroma

9

10 Gordura insaturada

11

12 Cerídeos : é forma do por 3 ácidos graxos mais um álcool de cadeia longa. Ex: cera de abelha,cera do ouvido e cutícula da folha.

13 Lipídios Complexos: além de carbono,hidrogênio e oxigênio possuem outros elementos,como fósforo,enxofre e nitrogênio. -Fosfolipídios: presentes na:. Membrana plasmática.. Lipoproteínas do sangue.. Lecitina

14 Esfingomielina: isolante na bainha de mielina

15

16 3- Esteróides formam um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si.

17 Colesterol Está presente nas membranas celulares. É precursor dos hormônios sexuais (estrógeno,progesterona e testosterona). É precursor da cortisona,secretada pelas supra- renais,que tem a função de promover a conversão de aminoácidos e lipídios em glicose, pelo fígado. É precursor da aldosterona,que regula a concentração de sódio e potássio do sangue.

18 Precursor da vitamina D ( calciferol) promove a absorção de cálcio,essencial para o desenvolvimento normal de ossos e dentes. Cerca de 80% do colesterol é convertido em ácido cólico,que conjugado a outras substâncias, irá formar os sais biliares.

19 O colesterol é obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol exógeno- 30%). O colesterol endógeno é sintetizado pelo fígado. Como é insolúvel em água,ele e transportado no sangue por lipoproteínas.

20 Lipoproteína de Baixa Densidade(“Low Density Lipoproteins”/ LDL):transporta o colesterol do fígado até os tecidos. Lipoproteína de Baixa Densidade(“High Density Lipoproteins”/HDL): transporta o excesso de colesterol dos tecidos para o fígado,onde é utilizado para a síntese de sais biliares.

21 A maior parte do colesterol é transportado pelas lipoprototéinas de baixa densidade. Ele em excesso, se acumula nas artérias, produzindo as placas de ateromas ( mau colesterol). O HDL(bom colesterol) retira o LDL das artérias e transporta para o fígado para ser metabolizado.

22 VALORES PARA ADULTOS (mg/dL) DESEJÁVEISLIMÍTROFESAUMENTADOS Colesterol totalAbaixo de Acima de 240 LDL* colesterol Abaixo de Acima de 160 HDL colesterol Acima de Abaixo de 35 Triglicerídeos Abaixo de Acima de 200

23 Digestão das gorduras Os sais biliares e a lecitina emulsificam as gorduras,permitindo a ação da lipase pancreática,no intestino delgado.

24 A primeira etapa na digestão das gorduras consiste na sua emulsificação pelos sais biliares e pela lecitina.Nessa emulsificação as gorduras são desdobradas em fragmentos menores. Os fragmentos menores sofrem a ação das lipases, que transformam os lipídios em ácidos graxos e glicerol.

25 Absorção de Gorduras

26 Ácidos graxos Absorvidos pela mucosa intestinal Dentro da célula formam novos triglicerídeos Vão para o Complexo de Golgi e lá combinam com colesterol e fosfofolipídios, originando os quilomicrons, que deixam a célula por exocitose e passam para a linfa. Os quilomicrons são transportados até o ducto torácico e desaguam no sangue venoso.

27 Ducto torácico

28 Os ácidos graxos livres entram na célula Lipoproteina-lipase Quilomicrons hidrolisa os triglicerídeos dos quilomicrons,em ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos passam por difusão e serão usados na produção de novos triglicerídeos,nas células adiposas e do fígado

29 Uso dos triglicerídeos como fonte de energia A maioria das células,podem utilizar os ácidos graxos no lugar da glicose para a obtenção de energia.A sua degradação e sua oxidação ocorrem dentro da mitocôndria.

30 Síntese de triglicerídeos a partir dos carboidratos Toda vez que o organismo recebe quantidades de carboidratos maiores do que as que podem ser utilizadas imediatamente pra a energia ou armazenadas sob a forma de glicogênio, o excesso é rapidamente convertido em triglicerídeo e armazenado no tecido adiposo.

31 Síntese de triglicerídeo a partir das proteínas. Muitos aminoácidos podem ser convertidos em acetil-Coa,que pode ser convertida em triglicerídeo.Quando a dieta fornece quantidade de proteína maior do que pode ser utilizada,parte dela pode ser armazenada na forma de gordura.


Carregar ppt "Lipídios. 1- Lipídios Simples : são constituídos por carbono,hidrogênio e oxigênio. Incluem os : a - Glicerídeos ou triglicerídeos: são os óleos e as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google