A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – 05/março/2012

2 DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência ou A ciência da coisa Campos e Nigro, 1999. Capítulo 1 05/mar Distribuição do Programa, Cronograma, Explicações dos estágios/projeto e outras atividades Oficina – Investigando o dia e a noite O geódromo – (Trivellato e col., 2004) Campos e Nigro, 1999. Capítulo 4 12/mar Questões de leitura Concepções de ciência e de ensino de ciências Oficina – Batimentos cardíacos e movimentos respiratórios (Subsídios, Caderno III) Campos e Nigro, 1999, cap. 1 19/mar Questões de leitura O marco construtivista no Ensino de Ciências Vídeo – O Problema do Submarino (Carvalho e col., 1998) Bastos e col, 2004 26/mar Questões de leitura Conteúdos conceituais em Ciências Oficina –O problema do barquinho (Carvalho e col., 1998) Campos e Nigro, 1999. Capítulos 2 02/abrSEMANA SANTA

3 09/abr Conteúdos procedimentais e atitudinais em Ciências Oficina de registro de dados e construção de gráfico Campos e Nigro, 1999. Capítulo 2 16/abr Apresentação dos resultados dos Projetos de Investigação Postagem no STOA 23/abr Atividades práticas e Atividades de investigação Oficina- Reações Químicas (Trivelato e col., 2003) Cubero, 1998 Giordan e Vecchi, 1988- 30/abrRECESSO 07/mai Questões de leitura Atividades lúdicas e produção de conhecimento Oficina- Sobrevivência de animais (São Paulo, 1978) Campos e Nigro, 1999. Capítulo 7 14/mai Questões de leitura Atividades extra- classe Visita a museuKrasilchik e Marandino, 2004, caps. 2 e 3

4 31/mai Prova escrita 28/mai O ensino de Ciências e a alfabetização Oficina de jogos 04/jun Livro didático nas séries iniciais Construção de instrumentos para análise de livros Tolentino-Neto, 2003 Brasil, 2004 Krasilchik, 2004 11/jun Livros paradidáticos nas séries iniciais Oficina de leitura 18/jun Apresentação e discussão dos estágios Entrega do Relatório de Estágio e da Ficha de Estágio Postagem no STOA 25/jun Avaliação do Curso e entrega de notas Prova substitutiva

5  Relatório de estágio (40%)  Pontualidade na entrega dos dados do projeto, Relatório e Ficha de Estágio (10%)  Prova escrita (30%)  Questões e exercícios em aula (20%)

6

7  Observação ◦ Questões a serem observadas ◦ Instruções para composição do relatório  Investigação ◦ Projeto comum ◦ Instrumento construído coletivamente ◦ Apresentação de resultados ◦ Instruções para composição do relatório  Regência e Participação ◦ Elaboração de atividade a partir da investigação ◦ Instruções para composição do relatório

8  Resultados da investigação- postada na plataforma STOA até o dia 16 de abril.  O Relatório de Estágio-postado na plataforma STOA até o dia 18 de junho.  Comprovante da ficha de estágio-postado na plataforma STOA até o dia 18 de junho.

9

10

11  O conhecimento está na realidade. A ciência é o reflexo correto da realidade.  Há um método único e universal para chegar ao conhecimento.  Esse método não é influenciado pela subjetividade, ou seja, uma observação não é guiada pelas teorias prévias.  Esse método inclui as seguintes etapas: observação, elaboração de hipóteses, experimentação e enunciado de teorias.  Os conhecimentos científicos têm caráter absoluto e universal.  O conhecimento científico é uma forma superior de conhecimento.  A ciência é estática, anistórica e aproblemática (mais um produto acabado do que um processo de construção de teorias).  A ciência é neutra.

12  Existe um conhecimento único, verdadeiro e definitivo, que o aluno deve aprender.  Os alunos não têm idéias prévias sobre os assuntos que serão estudados. Se têm, elas não são relevantes no processo de ensino- aprendizagem.  O conhecimento escolar é só uma reprodução simplificada das verdades científicas.

13

14  É possível representar o movimento de rotação da Terra?  Explore as representações para responder: ◦ Quando começa a amanhecer para uma pessoa que está no equador (A), o que acontece no lado oposto (B)? ◦ Quando é dia pleno para A, o que ocorre para B? ◦ O dia (período iluminado) tem o mesmo comprimento (horas) para pessoas que estão em hemisférios diferentes (norte e sul?)

15  Qual é a causa das estações do ano?  É possível representá-las com o geódromo?


Carregar ppt "Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google