A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas em terapia sexual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas em terapia sexual"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas em terapia sexual

2 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
Técnicas Gerais Técnicas de Respiração. Reconhecimento do corpo ou Auto sensibilização. Técnicas de Relaxamento Biblioterapia Reconhecer e verbalizar fantasias sexuais

3 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
Técnicas Especificas  Usadas para a maior parte das disfunções sexuais femininas como técnicas iniciais do tratamento. 1- foco sensorial I. 2- foco sensorial II. 3- coito não exigente. 4- coito até orgasmo.

4 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
2- Anorgasmia - 1- orgasmo sozinha com o toque ou uso de vibrador. 2- orgasmo com parceiro - com estimulação de clitóris. 3- orgasmo no coito.

5 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
3- Vaginismo - extinção da resposta vaginal condicionada. - O tratamento consiste essencialmente da extinção da resposta vaginal condicionada. Isso é realizado pela introdução, em condições de relaxamento e tranqüilidade, de objetos de tamanho gradualmente crescente intróito vaginal. Quando a paciente puder tolerar um objeto de dimensões fálicas estará curada.

6 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
 - Auto-sensibilização - espelho Banho: sabonete/espuma/água/toalha/creme. 5 sentidos - cheiro - paladar - tato

7 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
- Foco sensorial I - pleasuring. - proibição dos genitais. - orientar como acariciar o parceiro. - orientar como declarar o que sente pelo parceiro.

8 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
Foco sensível II - pleasuring genital - sentimentos e sensacoes colocando a boca no genital - alternadamente dar um ao outro o prazer genital. - comunicação dos parceiros para saberem o que estão sentindo - Terapeuta: sugestão de fantasias eróticas enquanto sendo estimuladas para ultrapassar os medos de fracasso.

9 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
Manobra da ponte indicada para a mulher cujo clitóris é reativo e não consegue orgasmo durante o coito. 1- posições : lado a lado. mulher por cima. homem ajoelhado. 2- livre acesso para a mão estar no clitóris e quadris da mulher estejam livres para mover-se contra o osso púbico do homem. “Trata-se de uma ponte entre o clitóris e o coito”.

10 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
- Extinção da resposta vaginal condicionada - I 1- observar o intróito vaginal num espelho. 2- colocar a ponta do seu dedo indicador (perceber como sente). 3- colocar o seu dedo indicador inteiro. 4- depois dela tolerar os passos anteriores pedir ao parceiro para olhar o intróito com luz e ele repete com o seu dedo o procedimento dela.

11 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
- Extinção da resposta vaginal condicionada - II 5- com movimento lento penetra e retira o dedo 6- a penetração do pênis é previamente conversada e concordada pelo casal. Pênis lubrificado penetra e ela orienta. O pênis repousa dentro da vagina sem movimentos, depois retira. 7- depois movimentação lenta. 8- o casal desenvolve seu ritmo até o orgasmo.

12 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
Orgasmo extravaginal através do sexo oral e da manipulação. - Intromissão sem orgasmo - quando a ereção é segura, o homem penetra, pode arremeter algumas vezes, mas não pode ejacular no interior da vagina. O orgasmo ocorre extravaginalmente.

13 Técnicas de Terapia Sexual Psic. Carla Zeglio
- Dessensibilização sistemática e Dessenssibilização sistemática in vivo- Estratégia básica do tratamento consiste em formar gradualmente a resposta sexual adequada. Respeitando as fases da resposta sexual de Kaplan – desejo, excitação e orgasmo. É a junção de todas as técnicas anteriores com a certeza da obtenção da resposta sexual completa.

14 Ejaculação rápida Facilitando o tratamento da ejaculação precoce
Os objetivos a serem seguidos durante o tratamento são: estimular a percepção das mais variadas sensações corporais, incluindo as pré-ejaculatórias; reduzir a ansiedade e promover a melhoria do relacionamento geral entre os parceiros; e recondicionar o reflexo ejaculatório a fim de que este se torne mais relaxado e satisfatório.

15 Ejaculação Rápida Técnica do parar-recomeçar.
Esta técnica consiste na estimulação manual, interrompida quando a ereção estiver firme, mas antes de se atingir o ponto da inevitabilidade ejaculatória. A inevitabilidade ejaculatória refere-se ao momento anterior ao da migração do esperma para o interior da próstata. Contrações rítmicas reflexas fazem com que o homem sinta que a ejaculação está próxima e já não é mais possível prolongar o controle. Até o ponto de inevitabilidade ejaculatória, a excitação do homem é voluntária; a partir deste ponto, a reação é involuntária, culminando na inevitável ejaculação.

16 Ejaculação Rápida Técnica da compressão.
Esta técnica consiste em a parceria pressionar firme e simultaneamente, durante cerca de 4 segundos, o frênulo do pênis com a parte interna do polegar e a glande acima do sulco bálamo-prepucial e o corpo do pênis com a parte interna dos dedos indicador e médio, respectivamente. A finalidade é diminuir a excitação e facilitar o controle ejaculatório pela discriminação do momento em que a ejaculação torna-se iminente, antes da inevitabilidade ejaculatória.

17 DE No Brasil sabe-se que 1 a cada dois homens apresenta dificuldades eréteis desde uma situação ocasional ou sem intensidade até problemas que ocorrem sempre e de modo a impedir totalmente a penetração... Pensando nisso, precisamos tomar mais conhecimento do que ocorre na sexualidade do homem brasileiro, pois de outra forma estaremos sempre correndo o risco de vivenciar as dificuldades de ereção. Os tratamentos para a disfunção erétil precisam ser adequados às causas. Tratar um problema físico com psicoterapia não funciona... e tratar um problema emocional com comprimidos mantém a falha e prolonga o drama.

18 DE Educação sexual Leitura complementares
Técnicas já descritas e discutidas Reestruturação do esquema cognitivo Ansiedade/depressão x desempenho sexual


Carregar ppt "Técnicas em terapia sexual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google