A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A

2 COMPETÊNCIA 1 Definir a conceituação e a classificação dos diferentes tipos de produtos e/ou serviços

3 Composto de Marketing O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico PRODUTO PRODUTO PROMOÇÃO PROMOÇÃO PREÇO PREÇO PRAÇA PRAÇA

4 Produto É algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

5 Produto É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

6 Tipos de Produtos  BENS FÍSICOS: furadeiras, livros  ORGANIZAÇÕES: Greenpeace, Exército da Salvação  EVENTOS: concertos, desfiles  PESSOAS: Pelé, George Bush  IDÉIAS : Planejamento Familiar, Direção Defensiva

7 Tipos de Produtos Bens não procurados Bens não procurados: vagas em cemitérios, seguros. Bens perecíveis: Bens perecíveis: bens que se deteriorarão rapidamente mesmo sem uso. Bens duráveis: Bens duráveis: bens que sobrevivem à ocasiões de múltiplo uso. Bens não-duráveis: Bens não-duráveis: bens que serão consumidos em um única oportunidade. Partes e materiais: Partes e materiais: bens que são agregados a um produto final. Abastecimento e serviços: Abastecimento e serviços: bens que facilitam a produção. Commodities: Commodities: trigo, ouro, açúcar. Produtos intermediários: Produtos intermediários: resulta da fabricação de outro produto.

8 Gestão de Produto Quais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter

9 Gestão de Produto O consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.

10 Gestão de Produto A gestão de produtos envolve o desenvolvimento de estratégias e táticas que aumentarão a demanda em relação ao Ciclo de Vida do Produto.

11 Classificação de Produtos Uma técnica útil para entender um produto é o Sistema de Classificação Aspinwall. Ele classifica e atribui nota ao produtos baseado em quatro variáveis:

12 Classificação de Produtos  Taxa de reposição:  Taxa de reposição: qual a frequência que o produto é comprado;  Margem bruta:  Margem bruta: quanto lucro é obtido de cada produto;  Ajuste de objetivo do comprador:  Ajuste de objetivo do comprador: qual a flexibilidade dos hábitos de consumo dos compradores em relação à este produto;  Duração da satisfação do produto:  Duração da satisfação do produto: por quanto tempo o produto irá produzir benefícios ao usuário;

13 Aspectos Tangíveis  Tamanho  Durabilidade  Cor  Peso  Design  Embalagem  Rotulagem  Limpeza  Variedade  Personalização

14 Aspectos Intangíveis  Qualidade  Reputação  Capricho  Posicionamento  Marca  Instalação  Pós-Venda  Informações  Manutenção  Garantias  Devoluções  Status

15 3 características básicas Qualidade Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortes que influenciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação.

16 3 características básicas Apresentação A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto deve ter qualidades como; Cores, embalagem, exposição. Estas qualidades influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público- alvo.

17 3 características básicas Marca A construção de uma marca forte para seu produto é consequência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.

18 Estratégias de desenvolvimento As estratégias para o desenvolvimento de novos produtos podem ser de quatro tipos:

19 Estratégias de desenvolvimento Estratégias ofensivas:  Para manter a liderança no mercado, estando sempre à frente dos concorrentes. É necessário investimento em pesquisa e desenvolvimento.

20 Estratégias de desenvolvimento Estratégias defensivas:  Para as empresas que seguem as empresas líderes. Evita custos com desenvolvimento e não corre riscos entrando em novos mercados.

21 Estratégias de desenvolvimento Estratégias tradicionais:  Adotadas por empresas que atuam em mercados estáveis, sem grande demanda por mudanças.

22 Estratégias de desenvolvimento Estratégias dependentes:  Adotadas por empresas que não têm autonomia para lançar seus próprios produtos. Isto ocorre com subdisiárias ou empresas que produzem para outras (terceirização).

23 Perguntas básicas para gestão de produtos  Que produtos produzir  Que novos produtos acrescentar  Que produtos existentes deverão ser abandonados  De quanto tempo um produto necessita para se consolidar  Quantos produtos ter  Como equilibrar um portfólio de produtos

24 Diferenças entre Produtos e Serviços As pessoas utilizam produtos para satisfazer suas necessidades de natureza econômica. Os produtos, em função de sua tangibilidade (características como dimensões físicas ou poder de serem discerníveis pelos sentidos), podem ser classificados como bens ou serviços. Geralmente quando as pessoas adquirem produtos, inclusive os bens, estão buscando o SERVIÇO que eles podem lhe prestar. É significativa a citação de Kotler, quando diz que a pessoa não compra uma furadeira, mas um furo!

25 Diferenças entre Produtos e Serviços Semelhantemente aos bens, os serviços podem ser classificados como: Classes de serviços de consumo, composto de categorias de serviços comprados por consumidores para seu uso pessoal. As classes incluem serviços de conveniência (ônibus, taxi), serviços de compra comparada (dentistas, advogados), especialidades (cabeleleiro, designer de moda) e serviços não procurados (funeral).

26 Diferenças entre Produtos e Serviços Semelhantemente aos bens, os serviços podem ser classificados como: Classes de serviços industriais, composto de categorias de serviços comprados por organizações para uso na produção ou operação de seus negócios. As classes incluem projetos, instalações, montagem, manutenção, segurança, serviços financeiros e uma grande variedade de serviços prestados por profissionais liberais.


Carregar ppt "Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google