A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS I.INTRODUÇÃO: -Em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS I.INTRODUÇÃO: -Em."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS I.INTRODUÇÃO: -Em 70% dos casos há lesões craniencefálicas muitas vezes relacionadas diretamente com a morte. -Importância:conhecer os tipos,terminologia e os principais mecanismos de lesão do SNC.

2 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA II.CONSIDERAÇÕES GERAIS: -Calota craniana x Hipertensão intracraniana. -Face interna da calota craniana:acidentes ósseos (funcionam como instrumentos cortantes, par- ticularmente os situados nos andares anterior e médio da base). -Meninges(Dura-máter/Aracnóide/Pia-máter) e espaços Subdural e Subaracnóideo(liquor). -Tecido encefálico(consistência gelatinosa)

3 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA -Correlação anatômica entre topografia das le- sões e sinais neurológicos(depende do tipo, extensão,número e local das lesões). -Células:Neurônios,astrócitos,oligodendrócitos e céls. ependimárias.

4 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA III.NEUROPATOLOGIA FORENSE A.EXAME EXTERNO DA CABEÇA B.EXAME INTERNO DA CABEÇA C.EXAME DA SUPERFICIE DE CORTE DO ENCÉFALO

5 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA IV.TRAUMATISMOS CRANIENCEFÁLICOS NÃO CAUSADOS POR PAF. A.MECANISMOS DE LESÃO: -Forças mecânicas: 1.Estáticas:agressão lenta,gradual e contínua so- bre a caixa craniana(terremotos, desabamentos de terra).

6 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 2.Dinâmicas: -Aceleração/desaceleração rápida da cabeça(des- locamento brusco do encéfalo o interior da ca- vidade). -Deformações:compressão,tensão(viscoelastici- dade do tecido),cisalhamento(deformação por ação de forças opostas).

7 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 2.1 IMPULSO(INÉRCIA) - Corpo em movimento com parada brusca do movimento,sem impacto direto(comum em co- lisões),quando a massa encefálica rechaça den- tro da cavidade e pode ser arremessada violen- tamente contra as partes ósseas do crânio. - Exame externo da cabeça,couro cabeludo e crânio sem lesões de natureza violenta.

8 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 2.2 IMPACTO DIRETO -Impacto direto da cabeça contra um instrumen- to,ou vice-versa,constituindo um dos mecanis- mos mais comuns de trauma. -Grau de energia cinética transferida para o crâ- nio:velocidade e características do instrumen- to(forma,massa,área e consistência). -Exame externo mostra características das lesões.

9 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA B.LESÕES CRANIENCEFÁLICAS 1.CONCUSSÃO 2.CONTUSÃO E LACERAÇÃO 3.FRATURAS DO CRÂNIO 4.HEMORRAGIAS 5.LESÃO AXONAL DIFUSA 6.LESÃO ENCEFÁLICA HIPÓXICA 7.TUMEFAÇÃO ENCEFÁLICA

10 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 1.CONCUSSÃO -Conceito:déficit neurológico temporário e rever- sível causado por um TCE,resultando em perda da consciência(as vezes associada a amnésia anterógrada/retrógrada). -Não tem substrato morfológico especifico.

11 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 2.CONTUSÃO E LACERAÇÃO -Contusão : um dos achados morfológicos mais frequentes,caracterizada pela rotura de peque- nos vasos nas partes mais profundas do córtex, com ou sem comprometimento da substância branca. -Tipos:fratura,golpe(lesão na área de impacto), contragolpe(lado oposto ao trauma),herniação -Distribuição topográfica:

12 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA -Distribuição topográfica:depende do mecanismo do trauma,tipo de deslocamento da cabeça e efeito abrasivo da base do crânio,sendo os lo- cais mais comuns a face inferior dos lobos fron- tais e temporais,face lateral dos parietais,face anterior do lobo frontal e lobo occipital. -Macroscopia:pontilhado hemorrágico,por vezes confluente na crista dos giros.

13 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA -Laceração:significa rotura do tecido encefálico. -Associadas a fraturas com afundamento e ferimentos penetrantes. -Mecanismos:aceleração/desaceleração da cabeça. -Lesões por ossos da base do crânio,mesmo sem fratura dos mesmos,devido aos mecanismos supracitados.

14 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 3.FRATURAS DO CRÂNIO -Ocorre quando a resistência do osso é vencida pelo impacto,com ou sem lesão encefálica. -São frequentes e associadas a causa da morte em mais de 70% dos casos. -Classificação: a)Linear:mais comum,geralmente por traumas fe- chados ou não-penetrantes,relacionada ao im- pacto direto e não aos mecanismos de desloca- mento da cabeça ou inércia.

15 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA b)Diastática:disjunção das suturas por força in-tensa sobre crânio. c)Em dobradiça:resultante de impacto intenso so-bre o crânio,comprometendo todo o andar médio da base (comum em atropelamentos e quedas de grande altura). d)Cominutiva:decorrente de uma força intensa e mais localizada sobre o crânio,provocando fragmentação dos ossos;comum em acidentes de trânsito com impacto da cabeça e quedas de grandes alturas. e)Exposta:visualização do osso fraturado através de uma ferida

16 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA -Afundamento de crânio,Esmagamento de crânio. -Fraturas da base do crânio:geralmente cursam com saída de sangue ou liquor pelas narinas e ouvidos. *Andar anterior:equimose ou hematoma em região orbitária ou epistaxe(lesão de lâmina crivosa). *Andar médio:otorragia.

17 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 4.HEMORRAGIAS -Comuns e frequentemente são a causa da mor- te. -Classificação:a)Extradural(Epidural) -Localização:entre osso e dura-máter. -Associada a processos traumáticos. -Mecanismo:fratura de osso temporal com rotura de artéria meníngea média,formação de hema- toma e aumento de pressão intracraniana.

18 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA b)Hemorragia Subdural -Localização:entre dura-máter e aracnóide. -Associada a processos traumáticos. -Mecanismo:deslocamento brusco rotacional ou linear da cabeça(aceleração/desaceleração),com desliza- mento da aracnóide em relação a dura-máter (aderida ao crânio),resultando em estiramento e rotura da veias pontes. -Clinicamente:Agudo,subagudo e crônico.

19 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA c)Hemorragia Subaracnóidea -Causas:em geral processos patológicos não traumáticos. -Topografia:Localizada ou difusa. -Clinica: meningite asséptica ( Diag. Diferencial com meningite bacteriana aguda). -Grandes Hemorragias:podem evoluir para fibro- se das leptomeninges,obstrução da circulação liquórica e consequente hidrocefalia.

20 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA d)Hemorragia Intraparenquimatosa -Causas:Doenças(maioria-HAS) e traumas. -Mecanismo:rotação rápida da cabeça com efeito de cisalhamento,determinando rotura dos vasos. -Frequente associação com LAD e Alcoolismo. e)Hemorragia Intraventricular -Frequente associação com outras hemorragias e prognóstico ruim. -Mecanismos:rotação rápida da cabeça,determinando rotura do corpo caloso,do septo pelúcido ou fórnix.

21 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA Diagnóstico Diferencial das Hemorragias: 1.Hipertensão arterial sistêmica: intraparenquimatosa, por aneurismas de pequenos vasos (microaneurismas de Charcot-Bouchard). : 2.Infarto Hemorrágico: 3.Rotura de aneurisma sacular:hemorragia sub-aracnói- dea ou intraparenquimatosa,mais frequente em jo- vens. 4.Malformações Vasculares:malformação arteriovenosa, angioma(mais comum,indivíduos jovens) e heman- gioma cavernoso.

22 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 5.Discrasia Sanguínea:trombocitopenia grave(de petéquias até hematomas volumosos). 6.Higroma Subdural:acúmulo de liquido no espa- ço subdural(aspecto serossanguinolento, xanto- crômico ou de aparência semelhante ao liquor), devido a uma comunicação entre a aracnóide e o espaço subdural

23 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 5.LESÃO AXONAL DIFUSA(LAD) -Uma das principais lesões responsáveis pelo es- tado comatoso com evolução para morte. -Mecanismo:aceleração angular(rotacional) da ca- beça,com ou sem impacto,com cisalhamento, havendo rotura de fibras axonais e eventual- mente dos vasos sanguíneos. -Sítios mais comuns:Tronco encefálico,corpo ca- loso,cápsula interna,substância branca cerebral e cerebelar,fórnix e comissura anterior.

24 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA -Graus de LAD: 1)Apenas alterações microscópicas esparsas na substância branca nos hemisférios,cor- po caloso e tronco encefálico. 2)Lesões focais no corpo caloso caracterizadas por lacerações e pontilhado hemorrágico. 3)Lesões hemorrágicas e lacerações no tronco encefálico.

25 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 6.LESÃO ENCEFÁLICA HIPÓXICA -Conceito:hipóxia cerebral secundária a um trau- ma,bastante frequente,em boa parte dos casos associada a LAD. -Fatores associados:hipotensão arterial,HIC. -Prognóstico de TCEs em geral depende fundamental- mente das lesões secundárias causadas pela hipóxia (quanto maior tempo de agressão hipóxica maior será a probabilidade de ocorrerem lesões irreversíveis neu- ronais(necrose),culminando em estado vegetativo e morte.

26 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA 7.TUMEFAÇÃO ENCEFÁLICA -Brain swelling:associação de edema e hiperemia cerebrovascular,devido a vasodilatação e au- mento do fluxo sanguíneo,levando a aumento da pressão intracraniana. -Frequente causa de morte e comumente tem etiologia traumática. -Mecanismo:Vasogênico,citotóxico e hidrocefálico.

27 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA IV.TRAUMATISMOS CRANIENCEFÁLICOS CAUSADOS POR PAF. -Mecanismo:depende de fatores como tipo e forma do projétil,além da distância e número de disparos,sendo as feridas dividas em transfixantes e penetrantes.

28 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA A)Feridas Transfixantes: -Mais frequentes por projéteis de alta velocidade. -Raramente a vitima chega com vida a hospital. -Mecanismo:Laceração em forma de túnel ou canal,com hemorragia e aumento de pressão intracraniana,fratura cominutivas e perda de massa encefálica

29 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA B)Feridas Penetrantes: -PAFs de velocidade média ou baixa,que poderão ser transfixante dependendo dos locais de en- trada e saída. -Causam laceração do parênquima com rotura dos vasos sanguíneos e grandes hemorragias, provocando aumento mais gradual de pressão intracraniana. -Sobrevida de vitimas ao trauma inicial é maior, porém são frequentes as sequelas.

30 ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA VI.PRINCIPAIS SEQUELAS DOS TCEs 1.Disfunção neurológica grave e estado vegetativo. 2.Epilepsia pós-traumática. 3.Doenças degenerativas. 4.Lesões dos lutadores de boxe.


Carregar ppt "ENERGIAS DE ORDEM MECÂNICA ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS ESTUDO MÉDICO-LEGAL DOS TRAUMATISMOS CRÂNIENCEFÁLICOS I.INTRODUÇÃO: -Em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google