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PublicouMaria do Mar Arantes Molinari Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Ms. Luiz Fernando Costa
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O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma atuação comprometida e competente. Compreender criticamente os diferentes processos de sistematização da Educação, em seus aspectos históricos e funcionais. Compreender criticamente o processo histórico da Educação no Brasil.
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Reconhecer o caráter histórico das idéias e práticas pedagógicas; Compreender a reconstrução histórica do passado coletivo de sua profissão enquanto condição fundamental para a formação de uma cultura profissional; Demonstrar postura crítico-reflexiva em relação à educação brasileira contemporânea
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Ementa Estudo longitudinal da educação brasileira, considerando aspectos tais como: o pensamento pedagógico, a educação informal, a instituição escolar, os métodos e a profissão docente.
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1. A contextualização da colonização do Brasil; 2. A educação no Brasil indígena; 3. A educação dos jesuítas: sociedade agro- exportadora e sistema de ensino das elites; 4. Reforma pombalina e a educação; 5. O século XIX e a questão do sistema nacional de educação: centralização x descentralização. 6. A república velha e a educação: continuidade e novas propostas
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7.A educação no período republicano: o pensamento liberal do início do século XX 8. O pensamento escolanovista, a educação na era Vargas; 9. A educação entre 1945-1964: rupturas e continuidades; 10. O estado militar e as reformas na educação; 11. A educação na redemocratização; 12. A escola e o debate pedagógico atual.
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Aulas expositivas, análise de documentação histórica, discussão de textos, seminários e outros trabalhos temáticos.
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Serão considerados, no mínimo, três instrumentos. Avaliações dissertativas individuais, atividades em grupo, seminários.
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Leituras dirigidas; resumos, fichamentos e resenhas; seminários temáticos; discussão de textos.
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GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006. ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 29. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 6. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.
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GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática. 1999. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes ; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2000. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez. 1988.
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CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931), Bragança Paulista/SP, EDUSF, 1998. FREITAS, Marcos Cezar de. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo, Cortez editora, 2009 (Biblioteca básica da história da educação brasileira, v.3) SOUZA, Rosa de Fátima. História da Organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil), São Paulo, Cortez editora, 2008. (Biblioteca básica da história da educação brasileira, v.2)
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HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo, Thomson Learning Edições, 2006. MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: O lado noturno das luzes. Campinas/SP, Editora da Unicamp, 1999.
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