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Professor David Lima davidlimapos@hotmail.com BEM VINDOS!!! Professor David Lima davidlimapos@hotmail.com.

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1 Professor David Lima davidlimapos@hotmail.com
BEM VINDOS!!! Professor David Lima

2 O QUE É MARKETING – MKT? É um conjunto de ações integrada num processo para evidenciar o produto ao mercado, e proporcionar satisfação ao cliente. Para alguns MKT é a ARTE DE VENDER. Para outros MKT é comunicar. Público alvo – cliente alvo;

3 Qual o objetivo do MKT? As pesquisas de mercado;
Entender e conhecer o cliente; Compreender as necessidades de cada cliente; Fidelização – o que é fidelizar o cliente?

4 Conceitos básicos Consumidor – aquele (a) que adquire um produto ou serviço; Concorrente – tudo que afeta direta ou indiretamente as vendas ou prestação de serviços de outro;

5 Conceitos básicos Produto - Produto: Conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Exemplos: produtos alimentícios e outros;

6 Conceitos básicos Serviço - É o equivalente intangível de um bem. A prestação de serviços é uma atividade onde, em geral, o comprador não obtém a posse exclusiva do bem adquirido. Exemplos: educação, treinamento, concertos em geral;

7 Conceitos básicos Segmentação de mercado – o mercado global é divido em partes ou grupos, estes são chamados de segmentos de mercado; Público alvo; Nicho de mercado;

8 Segmentação Segmentação comportamental
Hábitos de consumo, como e quando faz algo? Segmentação psicológica; Estilo de vida, gostos, crenças, valores sociais e .... Segmentação demográfica; Por sexo, idade, estado civil, religião e outros; Segmentação geográfica; Por região, tamanho da cidade, clima e outros At: buscar empresas que são segmentos de mercado;

9 Conceitos básicos Mercado consumidor – cada segmento é um mercado consumidor que posse ser dividido em partes, em resumo mercado consumidor é composto de todos os clientes ativos economicamente na sociedade;

10 TEORIAS TEORIA DOS 4 Ps TEORIA DOS 4 Cs Preço; Promoção;
Ponto de venda e distribuição; Custo-benefício; Comunicação; Conveniência; Client needs (atender necessidades);

11 Posicionamento É a maneira como a empresa quer ter sua imagem no mercado; É a maneira como os clientes percebem a empresa ou marca; É a identidade do produto;

12 Construção da imagem Informações precisas; Experiência pessoal;
Embalagem; Mkt interno e Recursos humanos

13 Exemplo da IKEA Como exemplos, podemos citar a IKEA (empresa de origem sueca no ramo de móveis domésticos de baixo custo). Ela percebeu que as pessoas queriam bons móveis a preços mais baixos. Pensando nisso, ela criou uma linha de móveis desmontáveis. Com isso, vemos a sua capacidade de marketing, que transforma uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócio lucrativa. A característica principal da IKEA é que seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes. Isso se dá porque é retirado o custo de montagem do móvel na casa do cliente.

14 ATIVIDADES Criar uma empresa focando o seguinte: Consumidor;
Concorrente; Produto ou serviço; Segmentação/segmentação de mercado; Posicionamento do ser produto/serviço; Sua imagem percebida;

15 A importância do RH no processo Logístico
Recursos humanos A importância do RH no processo Logístico

16 Competência É o conjunto de atributos ligados a conhecimentos, habilidades, valores e experiências. Juntos, esses fatores mostram o potencial do desempenho de um profissional.

17 A competência será desenvolvida mediante a mobilização para ação dos seguintes saberes:
• O “saber” (conhecimento) – Ter os conhecimentos para realizar uma determinada atividade. • O “saber fazer” (habilidade) – Ter as habilidades para fazer algo. Saber aplicar o conhecimento. • O “saber ser” (valores, atitudes) – Possuir as motivações individuais, a vontade, os valores e a iniciativa pessoal para realizar tal atividade.

18 DESCRIÇÃO DE CARGOS Atividade – descrever um cargo.
COMPETÊNCIA E OS SABARES.

19 RECRUTAMENTO FEITOS EM TRÊS ETAPAS:
1 – divulgação da vaga para o mercado de trabalho. Como fazer? 2 – recebimento de currículos. Como proceder nesta etapa? 3 – triagem dos currículos Compare com a descrição do cargo anteriormente feita e seleciona os melhores currículos para participar do processo seletivo.

20 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Treinamento é qualquer processo para melhorar o trabalho de determinada equipe, por meio do ensino de alguma técnica. É mais voltado ao trabalho operacional. Desenvolvimento trata da formação, de médio e longo prazos, com o objetivo de potencializar as competências e habilidades de um profissional, provocar mudanças de atitude e pensamento.

21 MODALIDADES DE QUALIFICAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS
Matriculá-los em cursos fora da empresa Ex: SEBRAE Fazer reuniões periódicas Transferência interna do conhecimento, através dos sócios e funcionários antigos Escrever manuais e guias Os chefes e gerentes podem criar um manual interno para cada departamento ou função – leva-se tempo mas economiza-se em treinamento e desenvolvimento.

22 A qualificação da equipe tem que ser planejada!
Antes de fazer qualquer esforço de qualificação, é importante planejar. Para isso, devem-se definir as competências que cada cargo precisa ter, e depois comparar com as competências que a equipe tem hoje, verificando quais são exatamente as necessidades de qualificação.

23 Técnicas de treinamento e desenvolvimento
Palestras; Eventos com duração até uma hora, com um orientador para buscar desenvolver habilidades; Oficinas/Workshop Eventos de teoria e prática, buscando aprender fazendo; Rotação de cargos A empresa pode promover rodízio de cargos dentro da empresa para que cada um entenda a importância de cada cargo e aprenda e desenvolva seu perfil.

24 Avaliação do treinamento e desenvolvimento
Prova de conhecimento. Exercícios. Diálogo. Entrevista com o participante.

25 Ambientação: um passo fundamental para a formação da equipe
É o processo de apresentar a empresa a um funcionário recém contratado. Nesse processo, o novo colaborador geralmente tem a oportunidade de conhecer a missão da empresa, seus diversos departamentos e as pessoas que neles atuam.

26 Ambientação: um passo fundamental para a formação da equipe
A ambientação de novos funcionários é muito importante. Se você trabalhar em processos de seleção e formação de pessoas, não deve deixar que elas entrem na empresa sem ter um mínimo de orientação.

27 Liderança e Motivação Motivação
A arte de despertar o melhor em cada indivíduo, fazendo com que este torne parte de um todo e utilize seus talentos para agregar valor a empresa e a sociedade.

28 Papéis do profissionais de RH
Comunicador – comunicar de maneira eficaz ; Selecionador – elaborar critérios para recrutamento; Treinador – elabora projetos de treinamento para as equipes de trabalho; Avaliador de desempenho – avalia constantemente as equipes;

29 Papéis do profissionais de RH
Gestor da qualidade – acompanha todo o processo a ser implementado; Coach – apóia e desenvolve cada integrante da equipe; Líder - é conseguir que cada pessoa dê o melhor de si; Motivador – criar meios para aumentar o desempenho dos profissionais;

30 Papéis do profissionais de RH
Analista de cargo – sabe qual profissional é adequado ao cargo; Negociador – negocia e assessora as negociações com os funcionários;

31 O RH para O RH RH estratégico;
Processo de vinculação das práticas de RH; Estratégias de RH; Criação de meios para auxiliar o processo administrativo; Organização de RH; Das estratégias e do planejamento para alcançar o objetivo;

32 Passos para implementar o RH
Definir um organograma organizacional; Estrutura de cargos e funções; Criar um processo de avaliação; Método de avaliação de desempenho; Fornecer lideranças; Encontrar dentro da equipe lideres; Fixar prioridades; O que é importante para o processo administrativo andar?

33 Capacidades do RH Velocidade; Rapidez na execução; Implementação;
Criação e monitoramento de projetos; Inovação; Criar meios para aprimorar o desempenho operacional e estratégico; Integração; Desenvolver a interação mútua do colaboradores;

34 O novo profissional de RH
Atender aos clientes internos e externos; Manter-se aberto para novas tecnologias administrativas; Proporcionar à organização funcionários motivados; COMPORTAMENTOS Integridade; Pensar além do modelo funcional; Confiabilidade; Atender e concentrar-se na organização;


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