Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonatas Mosca Alterado mais de 10 anos atrás
1
MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Em Busca de Novos Domínios e Novos Públicos Através da Educação a Distância 2 a 5/09 – Curitiba - PR MINI-CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Bernadétte Beber, Dra Janae Gonçalves Martins, Dra 02/09/2007 Bernadétte & Janae
2
DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
Escolher um objeto pessoal e permitir que o mesmo fale sobre você. A personalização faz a diferença 02/09/2007 Bernadétte & Janae
3
Design e cenarização pedagógica em EaD
Introdução: princípios pedagógicos para a EaD O texto didático impresso para EaD Recursos e dicas para a produção de material impresso Estratégias de produção textual Considerações finais ROTEIRO 02/09/2007 Bernadétte & Janae
4
ALGUNS QUESTIONAMENTOS
1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRESENCIAL E A DISTÂNCIA? 2. QUE CARACTERÍSTICAS DEVEM TER OS MATERIAIS IMPRESSOS PARA A OFERTA DE DISCIPLINAS/CURSOS A DISTÂNCIA? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
5
02/09/2007 Bernadétte & Janae
6
QUESTIONAMENTOS Como o design (e a cenarização) dos cursos e
materiais didáticos podem contribuir para a eficácia da aprendizagem ao mesmo tempo em que atenda as necessidades e peculiaridades do indivíduo que aprende remotamente Como produzir conteúdo “sob medida” em quantidade industrial e/ou para uso massificado com qualidade ? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
7
DESIGN INSTRUCIONAL Metodologia para o Desenho da Instrução -
Didática - planejamento do processo ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos, recursos e materiais instrucionais.. “Ação intencional e sistemática de ensino” “Processo sistemático e reflexivo de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação” Smith & Ragan (1999) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
8
OBJETOS DE APRENDIZAGEM (GRANULARIZAÇÃO DE CONTEÚDO E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS)
Esses pedaços de conteúdo que vão formar o percurso pedagógico - UM CENÁRIO de acesso a um objetivo pedagógico 02/09/2007 Bernadétte & Janae
9
MATERIAIS E OBJETOS PEDAGÓGICOS?
Um conteúdo (material ou recurso digital), sem dúvida senão tiver, de maneira intríseca e/ou extrínseca, uma intenção ou objetivo pedagógico ou se inserir em um cenário de aprendizagem não é Pedagógico. Têm que ser acompanhado das indicações/condições/identificadores de uso ou de inscrição em um cenário de formação Daí a noção de Objetos de Aprendizagem (ou grãos pedagógicos!) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
10
OS OBJETOS PEDAGÓGICOS
Grãos de Conteúdos Que se revertem nas possibilidades tecnológicas e pedagógicas de reutilização, atualização, customização e distribuição on line e/ou off line; Minimizam os custos de produção utilizados nos diversos modelos pedagógicos e nos formatos de entrega dos conteúdos Que possibilita conteúdos: adaptáveis, abordáveis, avaliáveis, acessíveis, duráveis, intercambiáveis, interoperáveis, geráveis, confiáveis, reutilizáveis. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
11
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: O indivíduo não é apenas ativo, mas interativo, porque constrói conhecimentos e se constitui a partir das relações intra e interpessoais. Aquisição do Conhecimento pela interação com o meio. (Vygotsky) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
12
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ato educacional: processo interativo que envolve aluno/objeto do conhecimento / professor e pressupõe Interatividade Cooperação Autonomia 02/09/2007 Bernadétte & Janae
13
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Por meio de textos impressos ou digitalizados e de outras mídias 02/09/2007 Bernadétte & Janae
14
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno do Professor Papel Definir as ferramentas disponíveis adequando o uso à proposta do curso e/ou da disciplina Organizar, orientar e avaliar o processo ensino-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae
15
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno Planejar atividades e trabalhos, entre outros, divulgando-os em templo hábil Papel do Criar situações de aprendizagem problematizadoras e reflexivas Professor O QUE MAIS????? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
16
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PARA EaD
Relação Professor X Aluno Aluno Papel do Aprender a aprender Auto-organizar-se: tempo e espaço de estudo Demonstrar autonomia Manter comunicação entre os colegas O QUE MAIS??? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
17
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
Grupo de trabalho Perfil do aluno Perfil do curso 02/09/2007 Bernadétte & Janae
18
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
GRUPO DE TRABALHO Especialistas das disciplinas (conteudistas) Especialistas na elaboração de materiais (pedagogo, revisor, diagramador) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
19
Habilidades no uso das tecnologias a serem empregadas
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE Interesses preocupações dificuldades Perfil de leitura PERFIL DO ALUNO Conhecimento prévio em relação aos conteúdos Habilidades no uso das tecnologias a serem empregadas 02/09/2007 Bernadétte & Janae
20
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
PERFIL DO CURSO/DISCIPLINA Definir os objetivos do curso/disciplina; Identificar e selecionar os núcleos temáticos, conceitos e relações conceituais principais; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
21
PLANEJAMENTO DOS MATERIAIS PARA EaD ENVOLVE
Definir as principais referências bibliográficas dos textos a serem elaborados; definir tipos e organização dos materiais. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
22
“Saber tirar o maior proveito da escrita é essencial para quem quer crescer em um mercado de trabalho extremamente competitivo e exigente” (OLIVEIRA & MOTTA 2004, p. 5) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
23
TRABALHO DE GRUPO 2 Quais diferenças e semelhanças existem entre um material impresso utilizado nas aulas presenciais e um material impresso para EaD? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
24
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: No texto que você produz TUDO se torna evidente: seus valores seu envolvimento suas crenças sua criatividade sua formação sua proposta de trabalho seu conhecimento sua capacidade de organização sua metodologia sua forma de informação e comunicação porque não dizer sua personalidade 02/09/2007 Bernadétte & Janae
25
POR ISTO O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Sua forma de informação e comunicação tem que ter credibilidade Que o leitor, o aprendente CONFIE EM VOCÊ 02/09/2007 Bernadétte & Janae
26
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Nenhuma informação, TERÁ VALIDADE, SE TORNARÁ CONHECIMENTO se não atender às necessidades do aprendente. PORQUÊ???? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
27
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Porque deve estar focada no OBJETIVO PROPOSTO e atender de forma clara, precisa, interessante e convincente as necessidades dos sujeitos envolvidos. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
28
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
Passamos pela era agrícola em que a troca era suficiente; Passamos pela era industrial que produzir em série era unicamente necessário; Estamos na era do conhecimento que requer o saber, um saber qualificado, que atenda as necessidades individuais e do mercado. PARA ISTO PRECISAMOS 02/09/2007 Bernadétte & Janae
29
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: combinação entre as estratégias de comunicação adequadas e o perfil do aluno seus interesses, seus conhecimentos anteriores, suas preocupações, suas dificuldades; organização das unidades textuais a partir das habilidades e competências que se espera desenvolver; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
30
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Recursividade e Flexibilidade : a escrita se organiza de forma hipertextual o aluno/leitor estará sendo desafiado a todo momento a quebrar a ordem linear do texto, através de links, glossário, dicas de leitura complementar, ... fazendo a sua própria caminhada, de modo a construir os sentidos de forma diversa e personalizada. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
31
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: que transmita ao aluno a idéia de que ele é o interlocutor permanente do professor e que ambos participem de maneira conjunta da construção do conhecimento linguagem clara, direta e expressiva “Uma linguagem clara e expressiva não significa banalizar o conteúdo ou suprimir a complexidade dos desenvolvimentos conceituais” (SOLETIC, 2001) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
32
Tornar a informação mais visual; Utilizar linguagem atualizada;
Que os recursos digitais sejam mais inteligentes; Que as informações sejam claras, simples, dinâmicas, personalizadas e objetivas. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
33
linguagem assessível; elementos essenciais para bom entendimento;
UM BOM TEXTO REUNE.... imagem certa; linguagem assessível; elementos essenciais para bom entendimento; seleciona as informações adequadas de forma quanti e qulitativamente; conduz o aprendente a ação. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
34
Saiba o que escrever; Para quem escrever; Como escrever.
ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER ORGANIZE-SE... Saiba o que escrever; Para quem escrever; Como escrever. LEMBRE-SE... 02/09/2007 Bernadétte & Janae
35
PARA CADA TIPO DE FESTA EXISTE UM TRAJE ADEQUADO;
PARA CADA TIPO DE REUNIÃO EXISTE UM PROTOCOLO ORGANIZADO; PARA CADA TIPO DE CONHECIMENTO EXISTE UMA ESPECIFICIDADE. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
36
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
POSSÍVEIS DIFICULDADES DO PROFESSOR: compreender esse novo gênero de texto: natureza, organização e características (oral x escrito); estabelecer com clareza os critérios de ordem e hierarquia a partir dos quais se organiza um material escrito do tipo expositivo; superar a visão de que o espaço destinado à EAD é um espaço para publicação científica 02/09/2007 Bernadétte & Janae
37
O TEXTO DIDÁTICO IMPRESSO PARA EaD
POSSÍVEIS DIFICULDADES DOS ALUNOS: erros de compreensão pelo emprego equivocado de certos termos técnicos e científicos Diferenciar idéias principais e secundárias de um texto (superestrutura) falta de preparo para estudar a partir do próprio esforço 02/09/2007 Bernadétte & Janae
38
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Motivar a aprendizagem; Procurar manter um diálogo e orientação de forma permanente; Estabelecer recomendações para o melhor aprendizado; Controlar e avaliar o aprendizado; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
39
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Usar linguagem simples, clara, objetiva e direta; Dar indicações ao estudante sobre como ler, apontando leituras complementares; Utilizar fotos, figuras, desenhos, gráficos, charges, ilustrações... 02/09/2007 Bernadétte & Janae
40
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSO Apresentação geral Sumário Seqüência das unidades - numeração das páginas Títulos e subtítulos 02/09/2007 Bernadétte & Janae
41
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
claros Precisos elucidativos escritos de forma simples e de fácil compreensão Os objetivos de aprendizagem de cada unidade devem ser Fotos Figuras Desenhos tabelas... Recursos visuais: 02/09/2007 Bernadétte & Janae
42
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
O uso desses recursos e outros tipos de linguagens facilitam, e motivam o aprendizado, auxiliando o aluno na relação teoria-prática. LAASER(1997) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
43
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Por quê ? Torna a mensagem mais clara; Quebra a monotonia do texto corrido; Ajuda os alunos a lembrar mais facilmente as informações; Motiva; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
44
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Torna o impresso mais atrativo; Aumenta a atenção; Ajuda a tornar a aprendizagem mais real; Permite a universalização da comunicação. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
45
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Caixa de texto (Box), hipertextos ou links são recursos que possibilitam a inserção de fatos, informações adicionais e exemplos que ilustram o conteúdo, sem “quebrar” a idéia principal que vem sendo desenvolvida no texto. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
46
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Textos como cartoon e charge são recursos informativos que auxiliam na interpretação crítica de determinadas situações e conferem uma “leveza” ao texto, situação desejável para a auto-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae
47
02/09/2007 Bernadétte & Janae
48
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Referências Bibliográficas e Citações Observar as instruções sistematizadas nas normas da ABNT Cuidado com o plágio 02/09/2007 Bernadétte & Janae
49
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
a disciplina e o conteúdo SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR Isso significa que as fontes utilizadas para sua organização devem ser sempre indicadas. Quando se tratar de texto adaptado, sugere-se que no início do texto utilizado, seja dado crédito ao autor original. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
50
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Em lugar de notas de rodapé dispor de recurso da caixa de texto e outros Referência deve aparecer no final de cada unidade Bibliografia comentada e complementar 02/09/2007 Bernadétte & Janae
51
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração O professor é o RESPONSÁVEL pelo conteúdo Os diagramadores e editores procuram dar um “ganho visual” na organização do texto, a partir das ferramentas de comunicação. Os especialistas em EaD auxiliam com estratégias que favoreçam a auto-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae
52
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração Um material didático deve trabalhar com equilíbrio os elementos disponíveis. Não será uma página muito enfeitada, colorida (poluída) que vai chamar à leitura. Isso, na verdade, pode afugentar o leitor, o aluno que se dispõe a aprender a distância; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
53
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração Para facilitar o processo de editoração, o professor deve encaminhar os textos, fotos e quadros de forma organizada para que a diagramação seja facilitada; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
54
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Diagramação e Editoração É extremamente importante que o professor acompanhe a elaboração do material, pois algumas idéias sobre a organização do texto são de sua responsabilidade. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
55
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades são importantes e possibilitam avaliar e auto-avaliar o processo de ensino-aprendizagem 02/09/2007 Bernadétte & Janae
56
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades devem estar disponibilizados, preferencialmente no AVA, possibilitando maior participação e acesso aos alunos. Desta forma, o professor não precisa disponibilizar exercícios no impresso, e sim orientar o acadêmico na busca destes no ambiente. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
57
RECURSOS E DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
Exercícios e Atividades Contextualizados; Problematizados; Ter clareza no que se quer, no que se pretende; Enfatizar a pesquisa e a construção de novos conhecimentos DEVEM SER : 02/09/2007 Bernadétte & Janae
58
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Antes de começar, faça a si mesmo(a) as seguintes perguntas: O que se pode dizer do tema? Por que escrevo sobre ele? Para quem escrevo? Que tipo de texto vou utilizar? 02/09/2007 Bernadétte & Janae
59
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
adote um estilo claro, conciso, preciso, fluido e facilmente compreensível; dê preferência às frases curtas, na ordem direta (sujeito, verbo, complemento). Intercale-as com frases maiores — porém não muito longas; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
60
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
adote um estilo claro, conciso, preciso, fluido e facilmente compreensível; dê preferência às frases curtas, na ordem direta (sujeito, verbo, complemento). Intercale-as com frases maiores — porém não muito longas; 02/09/2007 Bernadétte & Janae
61
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
explique todos os termos técnicos e as siglas (utilize o hipertexto) evite o uso excessivo do “que” prefira verbos ativos e diretos, evite voz passiva e uso do gerúndio 02/09/2007 Bernadétte & Janae
62
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
use palavras concretas. Corte os adjetivos que não informam faça sugestões bibliográficas e de links na Internet evite o uso excessivo de palavras impessoais como “este”, “isso” ou “o qual” 02/09/2007 Bernadétte & Janae
63
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
seja coloquial: use “você”, “eu” e “nós”; evite clichês, frases feitas e jargão acadêmico evite o uso excessivo de negações 02/09/2007 Bernadétte & Janae
64
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
ao adaptar textos complexos, alterne trechos abstratos com formas mais simples de exposição use analogias, repetições, exemplos e comparações 02/09/2007 Bernadétte & Janae
65
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Os parágrafos devem apresentar apenas uma ou duas idéias relacionadas Coesão Textual Os subtítulos são úteis para que os alunos possam ver que você está Apresentando uma idéia nova A construção de “pontes” é importante, pois representam elementos de transição entre as seções ou parágrafos As idéias principais devem ser recapituladas ao final de cada módulo 02/09/2007 Bernadétte & Janae
66
Etapas para a construção do projeto de material impresso para EaD
1. Decidir sobre o assunto do curso 2. Definir o perfil do público alvo 8. Desenho dos storyboards: cada página definida no mapa conceitual é projetada 3. Descrição do módulo: pré-requisitos para participar do curso conteúdo, objetivos, avaliação Etapas para a construção do projeto de material impresso para EaD 7. Decisão dos recursos e das ferramentas, de acordo com as necessidades do curso e do público alvo Projeto EaD 4. Listagem dos recursos: recursos humanos, tecnológicos, materiais e de infra-estrutura física 6. Descrição da seqüência do módulo: definição do mapa conceitual, se será linear ou não 5. Definição do estilo de curso: padrão de design, layout, ergonomia... 02/09/2007 Bernadétte & Janae
67
CONSIDERAÇÕES FINAIS O material didático impresso é um dos recursos
para aprendizagem significativa na modalidade EaD, e pode tornar-se ainda mais interessante se aliado a outras estratégias de aprendizagem. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
68
O material impresso tem sido utilizado de forma
CONSIDERAÇÕES FINAIS O material impresso tem sido utilizado de forma cada vez mais integrada com outras mídias na EaD, aumentando as exigências por qualidade em sua elaboração. 02/09/2007 Bernadétte & Janae
69
Janae Gonçalves Martins, Dra
OBRIGADA !! Bernadétte Beber, Dra (47) Janae Gonçalves Martins, Dra (47) 02/09/2007 Bernadétte & Janae
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.