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L OGÍSTICA E MPRESARIAL A TIVIDADE J3 Aluna: Caroline Cronemberger Caixeta Matrícula: 10/0009123.

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1 L OGÍSTICA E MPRESARIAL A TIVIDADE J3 Aluna: Caroline Cronemberger Caixeta Matrícula: 10/

2 T EMA E SCOLHIDO

3 C ONCEITOS I MPORTANTES Resposta rápida é uma estratégia potente elaborada e adaptada da filosofia Just-in-Time, na busca de níveis de serviço mais elevados por parte de seus fornecedores. O fluxo diário e permanente de produtos, bem como a gestão dos estoques estabelecem poderosas ferramentas da Resposta Rápida para aumentar vendas, abater custos e aumentar margens.

4 P ROGRAMAS DE R ESPOSTA R ÁPIDA Ultimamente, fornecedores e clientes começaram a redesenhar sua cadeia de suprimentos através de um maior compartilhamento de informações. Para isso, existem os Programas de Resposta Rápida

5 O S P ROGRAMAS A lógica dos programas de resposta rápida é a busca da transparência do desempenho dos processos em relação aos custos totais, monitorando o fluxo dos produtos, podendo assim optar pela maneira mais adequada de estocagem, compreendendo as vantagens e desvantagens de manter um único centro de distribuição ou então trabalhar com CDs próximos as unidades que precisam ser abastecidas.

6 O S P ROGRAMAS Pontos importantes de serem considerados: Compartilhamento de informações Consignação dos estoques Essas informações mais rápidas, advindas desses programas, ajudam no processo decisório dos gestores.

7 T IPOS DE PROGRAMAS : Quick Response Continuous Replenishment Efficient Consumer Response Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment Vendor Managemed Inventory Just in Time II

8 Q UICK R ESPONSE A quick response logistics é uma derivada do just-in-time aplicada à cadeia de abastecimento. É essencial desenvolver sistemas de resposta rápida e eficaz. Originada nas indústrias têxtieis dos EUA Sincronizam estoques por previsão de venda Tem ações para reduzir tempo de resposta

9 C ONTINUOUS R EPLENISHMENT Fornecedores recebem dados pontos de venda para preparar carregamentos regulares Torna-se fundamental a criação de fortes relações de parceria no sentido de optimizar resultados e reduzir custos operativos. Asseguram a flutuação de estoque entre determinados níveis. É uma forma de lidar com a incerteza da procura, na medida em que coordena os diferentes elos da cadeia de abastecimento.

10 E FFICIENT C ONSUMER R ESPONSE Consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1) Cinco áreas principais: Compartilhamento de informações em tempo real Gerenciamento de categoria Reposição contínua Custeio baseado em atividades Padronização

11 C OLLABORATIVE P LANNING, F ORECASTING AND R EPLENISHMENT É um programa colaborativo entre os diferentes intervenientes da cadeia de abastecimento, que estabelece uma coordenação entre a produção, planejamento, previsão de vendas e reposição (Fliedner, 2003, p. 14). O CPFR pretende ser uma alternativa válida ao ECR, explicado no slide anterior, aproveitando os aspectos positivos deste.

12 V ENDOR M ANAGEMENT I NVENTORY É um sistema em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos dados relativos ao estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos. O VMI integra-se na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente e com isso, não só permite reduzir o nível de estoque ao longo da cadeia como proporciona uma redução de custos (Mishra et al., 2004, p. 445). Tende a ocorrer quando o poder de barganha dos fornecedores é maior do que dos clientes. Fornecedores são capazes de programar melhor suas operações

13 J UST IN T IME II Consiste na extensão do regime de produção Just In Time para fora da empresa. O fornecedor disponibiliza um funcionário para trabalhar no seu cliente.


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