A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CINÉTICA QUÍMICA. O QUE SE FAZ NO DIA A DIA PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS??

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CINÉTICA QUÍMICA. O QUE SE FAZ NO DIA A DIA PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS??"— Transcrição da apresentação:

1 CINÉTICA QUÍMICA

2 O QUE SE FAZ NO DIA A DIA PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS??

3 O que fazer para conservar os alimentos durante mais tempo? Colocam-se no frigorífico, uma vez que a temperatura elevada é um dos factores que aumenta a velocidade de reacção.

4 Como é que antigamente se conservavam os alimentos, se não existiam frigoríficos? A salga foi um dos primeiros processos de conservar os alimentos, nomeadamente peixe e carne. O sal funciona como inibidor – diminui a velocidade de reacção.

5 Alguma vez pensaste porque é que os chouriços são defumados? A substância química formaldeído, libertada no fumo, mata muitas bactérias que iriam degradar mais rapidamente o alimento.

6 As garrafas de vinho são fechadas com rolha e lacre. Porquê? O lacre nas rolhas das garrafas de vinho, isola mais o vinho do contacto com o ar, que o iria oxidar mais rapidamente.

7 Alguma vez reparaste nas embalagens do café? Há alimentos, como o café, que são guardados no vácuo, o oxigénio do ar faria com que a sua degradação fosse mais rápida.

8 Já reparaste que ao abrir uma lata de salsichas, a lata dá um estalido? Antes de a lata ser hermeticamente fechada, o alimento é por vezes aquecido para retirar o ar que iria favorecer a sua oxidação. Também lhe são adicionados antioxidantes.

9 Já pensaste porque é que os vinhos estão guardados nas caves? Os vinhos conservam-se melhor em locais frescos e escuros.

10 Quando fazes um sumo de laranja deves bebê-lo de imediato ou deves deixar ao ar durante algum tempo?? A vitamina C degrada-se facilmente por acção da luz e do ar; daí devermos beber um sumo de laranja logo após a sua preparação.

11 Porque é que a manteiga não deve ser deixada ao ar? A manteiga exposta ao ar e ao calor rança, pois o oxigénio do ar provoca a degradação das gorduras. O frio e antioxidantes, como a vitamina C e E ajudam a retardar estas reacções.

12 Porque é que não deves picar a carne para guardar no frigorífico? A carne depois de picada deteriora-se mais rapidamente, mesmo no frigorífico. A velocidade de reacção aumenta quando o estado de divisão aumenta.

13 Quando tens de acender uma fogueira porque é que não usas os troncos maiores e mais grossos? Numa fogueira, os troncos mais grossos demoram mais tempo a arder. Quanto mais pequenos forem os troncos mais depressa ardem!

14 Porque será que para fazer compota é necessário tanto açucar? O açucar actua como conservante em compotas e xaropes.

15 Porque é que os pickles têm um sabor tão forte? Porque são postos em vinagre. O vinagre mata ou inibe o crescimento de bactérias que iriam degradar o alimento.


Carregar ppt "CINÉTICA QUÍMICA. O QUE SE FAZ NO DIA A DIA PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS??"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google