A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ENTRE A SINGULARIDADE E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA EXPERIÊNCIA Autor: Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin, Fábio Bruno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ENTRE A SINGULARIDADE E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA EXPERIÊNCIA Autor: Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin, Fábio Bruno."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ENTRE A SINGULARIDADE E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA EXPERIÊNCIA Autor: Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin, Fábio Bruno de Carvalho, Célia Emília de Freitas Alves Amaral Moreira, Roberto Ciasca; Liana Maura Naked Tannus, docentes da PUC-Campinas

2 Introdução: A constituição de experiências de ensino que ampliem o repertório de vivências relacionadas ao fazer, bem como os processos de interação social e de autoconhecimento dos futuros profissionais vem-se caracterizando como um dos eixos norteadores das disciplinas Atividades e Recursos Terapêuticos – ART que integram o Projeto Pedagógico da Faculdade de Terapia. Objetivos: discorrer sobre como tais disciplinas estão organizadas na grade curricular vigente e qual o enfoque que vem sendo dado ao ministrá-las. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que toma como referência as discussões de planejamento das disciplinas e a experiência de ensino dos cinco docentes envolvidos com as mesmas.

3 Tais disciplinas são oferecidas semestralmente. No 1º e 2º semestres, o eixo norteador dirige-se ao resgate do fazer cotidiano, aos aspectos culturais do grupo de estudantes e à compreensão das possíveis limitações envolvidas no autocuidado, lazer e trabalho. No 3º e 4º, objetivam a exploração de diversos materiais, técnicas e a análise dos diferentes componentes do desempenho humano. No 5º e 6º semestres, a ênfase dada a ART V e VI dirige-se ao exercício da criatividade, ao entendimento da linguagem simbólica por meio da realização de atividades artísticas, expressivas. Busca-se desta forma, deslocar o enfoque individual do ensino para o social. Esse deslocamento abre perspectivas para construirmos um cenário educativo que contemple o sentido do outro, da curiosidade, da autogestão, do diálogo, e de tudo aquilo que nos atravessa. Neste processo de ensino, nossa preocupação é com a construção de um espaço que favoreça e facilite o estar exposto. Por fim, salientamos o quão rico tem sido esta experiência docente.


Carregar ppt "ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ENTRE A SINGULARIDADE E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA EXPERIÊNCIA Autor: Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin, Fábio Bruno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google