A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO O ensino –aprendizagem do aluno se faz por varias etapas,no cenário tradicional,quer seja em cursos a distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO O ensino –aprendizagem do aluno se faz por varias etapas,no cenário tradicional,quer seja em cursos a distância."— Transcrição da apresentação:

1 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO O ensino –aprendizagem do aluno se faz por varias etapas,no cenário tradicional,quer seja em cursos a distância ou presenciais,os conteúdos são geralmente disponibilizados na forma tradicional de páginas ou hipertextos ou hiper-midia Magali Oliveira,Silvinha Maffi e

2 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO Um hipertexto segundo lima e Beiler(2002) basea-se no conceito de texto, entretanto,é muito mais amplo,a leitura de um hipertexto é entendida como um processo não linear onde,por meio das ligações, ol autor salta de uma informação para outra,não necessariamente uma ordem seqüencial.

3 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO As paginas da web,que são documentos hipermídia,constituem-se a principal técnica usada,hoje,para organizar e obter informação na Internet,embora a página seja um modo muito eficiente de apresentação impressa,não existe nenhuma razão particular para que,na Internet,essa informação tenha que ser organizada e disponibilizada na forma de páginas web,de certa forma imitam as impressas.

4 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO No entanto existe diversas outras formas para representar conhecimento,além das apresentadas.Os mapas conceituais é uma delas.Eles são vistos como uma ferramenta meta coguinitiva que,por sua natureza gráfica,tornam as informações desejadas mais acessíveis, o que por certos os credenciam com um importante ferramental para a expressão de conhecimento.

5 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO Os mapas conceituais para organizar e representar o conhecimento.eles podem por exemplo,ser usados para esclarecer ou descrever as idéias que as pessoas tem de um determinado assunto.Dependendo do tipo de link usado teremos três tipos de mapas: Mapa diretamente direcionado Mapa semi-direcionado Mapa não-direcionado

6 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO Com um documento hipermídia a cada nó(conceito)de um mapa podemos associar várias mídias,relacionadas a ele;desde que usem ferramentas adequadas para a confecção dos mapas. Outra característica importante que deve ser observada na construção dos mapas Conceituais é a inclusão de cross-links ou ligações cruzadas. Os links-cross são relacionados(proposições)entre conceitos em diferentes subdomínios de conhecimento representados no mapa se relacionam entre si.

7 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO Quando estamos em um processo de aprendizagem, em diversas situações e momentos diferentes precisamos expressar nossas idéias.Essa expressão pode ser feita na forma oral,mas geralmente é necessário e importante que seja, devidamente registrada.Neste contexto é que visualizamos o uso de mapa para apresentação das idéias, por sua característica de organizadores de conhecimento.Uma vez que os mapas,conceituais são representados por conceitos identificados sobre um assunto qualquer e peas relações entre esses conceitos,entendemos,que a construção de um mapa exige um menor esforço do que um linear exigeria.

8 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO No contexto do uso de ambiente Virtuais de Aprendizagem e sabendo que o cmap tool exporta os mapas construidos para o formato html, utilizamos os mapas conceituais como um grande indexador de conteúdos baseado em conceitos. A revisão bibliográfica supõe a leitura e o devido registro das anotações mais importantes relacionadas aos documentos revisados.Os mapas conceituais, como organizadores de conhecimento são usados para representar o conhecimento de uma pessoas sobre um determinado assunto.

9 A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO É recomendado para que se faça um mapa para expressar o conhecimento que se tem no inicio de um projeto,um novo mapa a cada momento de síntese do desenvolvimento e no final do processo.Dessa forma pela análise desses mapas,pode-se ter uma idéia mais clara das transformações ocorridas na cadeia de conhecimento individual ou do grupo,tais como dúvidas que viraram certezas,e as que viraram dúvidas,que foram validadas,surgimento de novas dúvidas e assim por diante.

10


Carregar ppt "A PLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO O ensino –aprendizagem do aluno se faz por varias etapas,no cenário tradicional,quer seja em cursos a distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google