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Marketing Político Canais de Comunicação e as Novas Mídias

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Apresentação em tema: "Marketing Político Canais de Comunicação e as Novas Mídias"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Político Canais de Comunicação e as Novas Mídias
Prof. Adm. Paulo Sérgio de Moura Bastos, Msc. 29/06/ ALESC

2 Platão Belo Belo Bom Verdadeiro Útil Belo Bom Verdadeiro Útil Verdadeiro Bom Útil

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8 A Metáfora do Iceberg Esta foto foi enviada por um mergulhador ao Rig Manager for Global Marine Drilling in St. Johns, Newfoundland, England. Só foi possível a obtenção desta preciosidade fotográfica porque o mar estava absolutamente calmo, não havia partículas em suspensão na água e o sol incidia diretamente sobre o iceberg. O cliente, o mercado, a concorrência não é apenas aquilo que enxergamos deles...

9 O Admirável Mundo Novo:
Algumas Conclusões da Assembléia Geral da World Future Society

10 As Mudanças: Até 2025, o mundo produzirá 20 vezes mais mudanças do que as que aconteceram entre 1980 e 2000.

11 As Novas Invenções: No ano de 2020, 75% do PIB do Japão deverão ser formados por produtos que nem sequer foram inventados.

12 Os Clientes: A internacionalização das empresas;
A influência dos consumidores e cidadãos; A educação e o desenvolvimento; Os novos canais de informação; A individualização crescente e a consciência do novo papel social das empresas contribuirão para o fortalecimento do conceito oriental do OKYOKASUMO (o cliente como senhor, convidado).

13 Fluxo de planejamento de marketing
Análises Formulações Fundamentos Objetivos e Metas Macro Ambiente Indústria Visão “core compe- tences” Estratégia de Crescimento Negócio Mercado Grupos Estratégicos Missão Estratégia de Competição Interna Perfil de Resposta Valores Plano de Ação

14 Informações e Vantagem Competitiva
Gestão de Dados e Informações Database Data Warehouse Data Mining Business Intelligence ERP ECR Criação de Valor e Vantagem Competitiva E-procurement Supply Chain CRM Todas essas ferramentas baseiam-se na utilização intensiva de informações e no monitoramento do ambiente empresarial  SIM

15 Sistema de Informações de Marketing
Definição: Consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing. Ambientes de marketing a ser analisado: Mercados-alvo Canais de Marketing Concorrentes Públicos Forças Macro-ambientais

16 Sistema de Informações de Marketing
As 3 Funções do SIM Avaliação das necessidades de informações Desenvolvimento de informações Distribuição de informações Os 4 Sistemas Componentes Sistema de informações Internas de Marketing Sistema de Inteligência de Marketing Sistema de Pesquisa de Marketing Sistema de apoio às decisões de marketing

17 O que em geral acontece:

18 Evolução da Carteira de Clientes
novos 3 anos 2 anos 1 ano novos novos 1 ano novos 1 ano novos 2 anos 1 ano 2 anos antigos 3 anos 1 ano 3 anos 4 anos 2 anos 4 anos 5 anos Fonte: 1º. Congresso de Tecnologia para Gestão de Dados do Cone Sul

19 Marketing Político Marketing político ganhou força e relevância nos últimos anos principalmente depois do famoso Case de Barack Obama e as Mídias Sociais.  As campanhas políticas cada vez mais dependem de serviços profissionais para estratégias eleitorais.

20 Marketing Político É um conceito recente que a cada dia você ouve mais.  A penetração da Internet na sociedade deve levar logicamente a estratégias para vencer a votação através da utilização destas novas ferramentas de comunicação.

21 Marketing Político Primeiro de tudo é entender como funciona esse canal de comunicação.  No caso de uma campanha eleitoral, por exemplo, deve-se escutar o eleitor, que está sendo dada voz, e quando se dá a sua mensagem deve ser breve, divertido, interessante, mas também constante

22 Marketing Político Alejandro Muñoz Alonso e Juan Ignácio citam um fala interessante no Livro Comunicação Política: “a comunicação política, ou pelo menos deveria ser, uma via de dois sentidos: tanto na escuta e na fala. Os políticos falam muito bem, mas às vezes também é importante ouvir.”.

23 Marketing Político Existem hoje várias formas de se planejar uma campanha eleitoral na Internet, existem muitas empresas hoje na Internet que fazem, primeiro passo é lógico o planejamento de como é uma campanha na Web.

24 Etapas Principais de um Planejamento para Campanhas Eleitorais
Análise do candidato, sua imagem e seus objetivos; Definição das ferramentas a serem utilizadas na campanha; Definição do plano de relacionamento com o database Marketing; Produção do cronograma de ações; Produção do plano de marketing digital político; Treinamento da equipe de apoio; Implementação do plano; Monitoramento da campanha; Análise constante dos resultados.

25 Comentário A classe política deve compreender as redes sociais como ferramenta de posicionamento, ou seja, um local onde as pessoas estão todo o tempo e monitorando o que é falado.

26 Desafios dos Nossos Dias
Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Mudança de Comportamento Social Enfraquecimento das Grandes Marcas

27 Comentário “Estar presente nas redes sociais em 2010 não será o suficiente para colher sucesso nas urnas. Será preciso montar estratégias criativas, inéditas e que trabalhem a customização das mensagens para públicos específicos. Esse foi o grande trunfo da campanha eleitoral de Obama”

28 Apresentação PUBLIWEB - ESPM

29 Síntese Analítica:

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31 Prof. Adm. Paulo Sérgio de Moura Bastos, Msc. psmbastos33@yahoo. com
Prof. Adm. Paulo Sérgio de Moura Bastos, Msc. 29/06/ ALESC


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