A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo CURSO: Introdução a Educação Digital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo CURSO: Introdução a Educação Digital."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo CURSO: Introdução a Educação Digital

2 As mudanças de paradigmas tornam- se uma constante em nossas vidas. O que prevalecia como verdadeiro é considerado obsoleto em pouco tempo. O conhecimento é resultado de uma construção, e quanto mais se conhece maior é a necessidade de continuar construindo. A transição é a atual fase estável, participar dela significa estar aberto para construir o conhecimento. Sejam Bem Vindos! Laura Souza

3 A Importância da Informática para o Século XXI. O QUE É TECNOLOGIA? * É o conjunto de saberes (conhecimento) que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, incluindo plantas e animais, para satisfazer as necessidades e desejos humanos.

4 O que é Tecnologia? Para refletir. - Que cidadão estamos formando neste mundo tecnológico? - Qual o papel da escola neste processo? - Qual é o papel que o professor deve desempenhar neste momento? - O professor entende o que é tecnologia?

5 O professor deve estar aberto para as mudanças, principalmente em relação à sua nova postura, o de facilitador e coordenador do processo de ensino-aprendizagem; ele precisa aprender a aprender, a de lidar com as rápidas mudanças, ser dinâmico e flexível. Acabou a esfera educacional de detenção do conhecimento, do professor sabe tudo.

6 AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS O uso do fogo, a roda, o anzol, a lança são invenções muito antigas, que possibilitaram ao homem estender suas ações para muito além dos limites de seus braços, pernas e olhos.

7 GARANTIA NA USABILIDADE DA TECNOLOGIA O que assegura o uso benéfico da tecnologia é a vontade de transformar a realidade que nos cerca em algo melhor para nós mesmos e para os outros com quem convivemos.

8 A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!! O QUE A EDUCAÇÃO TEM A VER COM A TECNOLOGIA?

9 DOCENTE X TECNOLOGIA A área da educação precisa dominar o potencial educativo das tecnologias e colocá-las a serviço do desenvolvimento de um projeto pedagógico que vise a construção da autonomia dos educandos e a formação para o exercício pleno da cidadania.

10 CRONOLOGIA DAS FERRAMENTAS Graças a evolução das ferramentas tecnológicas no âmbito educacional, foi possível revolucionar a forma de transmissão de informações, tornando mais fácil o processo de construção do conhecimento. A seguir, alguns recursos que contribuíram com esse processo.

11 AS PRIMEIRAS FORMAS DE ESCRITA: DA PENA À CANETTA

12 DO PAPIRO AO LIVRO

13 A EVOLUÇÃO DA CARTEIRA ESCOLAR

14 O AVANÇO DO QUADRO NEGRO

15 MÁQUINA DE DATILOGRAFAR: DA MANUAL À ELÉTRICA

16 A EVOLUÇÃO DO RETROPROJETOR

17 DO MIMIÓGRAFO À MÁQUINA DE XEROGRAFAR

18 A TELEVISÃO

19 DO VÍDEO AO DVD

20 MÁQUINA FOTOGRÁFICA: DA ANALÓGICA À DIGITAL

21 O SOM

22 A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

23

24 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA QUEM FORMA. A educação do Século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de um novo sujeito. O conhecimento é um diálogo, é uma expressão de liberdade, na medida em que temos consciência de uma leitura crítica da realidade, onde a nossa reflexão deve ser um constante devir, na perspectiva de indagação e de esquadrinhar com a imaginação, sem acordo com resposta estanques e únicas. Magda Roberta.

25 CONTRUBUIÇÃO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO Todas as ferramentas que aqui foram apresentadas, contribuíram sobremaneira para a maximização do processo educativo pois representam poderosos elementos de apoio à aula quando utilizados de forma prudente.

26 A ADEQUADA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS Os recursos tecnológicos não devem ser utilizados para preencher espaços vazios. O foco da utilização deve sempre possuir um objetivo pedagógico. Ao utilizarmos a tecnologia, não podemos perder de vista seu caráter de meio para atingir um fim.

27 IMPORTANTE!!! A qualidade da educação, geralmente centrada nas inovações curriculares e didáticas, não pode se colocar à margem dos recursos disponíveis para levar adiante as reformas e inovações em matéria educativa, nem das formas de gestão que possibilitam sua implantação.

28 IED – INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL CASINHAS - PE TUTOR PRESENCIAL: Profº Agaci Soares

29 Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá- los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da sua prática pedagógica.

30 Conteúdos das Unidades Unidade I – Tecnologias na sociedade e na escola. Unidade II – Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede; Unidade III – Blogs: O que? Por quê? Como? Unidade IV – Elaboração e Edição de textos; Unidade V – Cooperação (ou interação?) na rede; Unidade VI – Cooperação pressupõe diálogo; Unidade VII – Apresentação de slides digitais; Unidade VIII – Resolução de problemas com a planilha eletrônica.

31 Proposta: Subsidiar os educadores e colaboradores da rede municipal de ensino na compreensão e utilização das novas ferramentas tecnológicas para o melhor desempenho em suas aulas, tornando-as motivadoras e sistemáticas.

32 SEJAM BEM VINDOS A ESTA NOVA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA NOSSA APRENDIZAGEM.


Carregar ppt "SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo CURSO: Introdução a Educação Digital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google