A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha"— Transcrição da apresentação:

1

2 PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha

3 O QUE É PLANEJAR? Planejar refere-se à busca da melhor alternativa para se chegar a determinado resultado futuro. Portanto: 1.olhar para o futuro; 2.definir objetivos; 3.escolher a melhor alternativa para atingi-los.

4 PLANEJAMENTO - UMA VISÃO SISTÊMICA. O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. (Drucker). Portanto, é um processo sistemático e constante de tomada de decisões. É um processo de ações interdependentes que visam alcançar objetivos prévios.

5 A ESSÊNCIA DE PLANEJAR É TOMAR DECISÕES!!!!! Decidir é escolher uma de várias alternativas. Qual a melhor alternativa? Depende variáveis internas e externas, controláveis e incontroláveis.

6 Variáveis Internas: 1.estrutura da empresa; 2.disposição investir; 3.burocracia; 5.complexidade dos sistemas; 6.tecnologia disponível; 7.RH disponíveis.

7 Variáveis Externas: 1.clientes; 2.concorrentes (benchmarking); 3.fornecedores; 4. governo, sindicatos, demais organizações sociais 5.novas tecnologias; 6.exigências da globalização; 6.tendências e cenários.

8 VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS Controláveis: empresa(público interno,público externo); fornecedores; distribuidores; concorrentes(diretos,indiretos); consumidores-tudo que posso estudar e planejar comportamentos alheios. Incontroláveis: economia; geográfico; natural; cultural; político-legal-tudo que não posso planejar comportamentos.

9 PLANEJAR É UM ATO DE CORAGEM!!!!! Estudo situação atual! Vários problemas! Várias soluções! Enxergar o futuro! Escolher o melhor! Princípio da Eficiência, Eficácia e Efetividade.

10 QUEM PLANEJA ERRA MENOS! Lembrete 1: se não sabe onde quer chegar, nada o ajudará a chegar...na verdade inexiste a vontade de chegar. Lembrete 2: a pior estratégia é infinitamente melhor do que nenhuma. Lembrete 3: quem não planeja só pode recolher as sobras dos outros.

11 IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR Introduzir método: é ele que vai reduzir o fracasso. Reduzir os custos: sempre haverá a solução ZD mais econômica. Acabar improvisação -jeitinho e voluntarismo não produz eficiência.

12 IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR. Sinergia: sabendo onde se chegar, como e quando, a produtividade aumenta. Evitar mudanças: persistir diante dos casuísmos e das dificuldades. Possibilita controle: avaliar os resultados Racionalidade: na distribuição recursos Visão sistêmica e holística: abrangência e trabalho em equipe.

13 PLANEJAR PARA MELHOR SE PREPARAR. O planejamento não é imutável! Mas, quando os imprevistos acontecem, quem planejou está melhor preparado para reconstruir o novo caminho!

14 a) TIPOS DE PLANOS: 1.ESTRATÉGICOS 1.Voltados para objetivos de relacionamento com o mercado; 2. Objetivos externos, submissos à missão; 3. Elaborados pela alta direção da empresa, por especialistas; 4. Muda a longo prazo, de acordo com o mercado; 5. De duração Indeterminada.

15 2. OPERACIONAIS 1. Voltados para a execução interna dos objetivos estratégicos; 2. Voltados para as operações cotidianas departamentais; 3.Elaborados pelas gerências e chefias intermediárias; 4. De duração determinada, mudando a curto prazo.

16 FATORES IMPORTANTES: pontos fortes; pontos fracos; fatores críticos de sucesso. Planejar a longo prazo implica maior rigor com os dados, previsões, análises. Não se muda estratégia a todo momento. Participação de todos é importante nos planos operacionais. Verificar valores e deficiências departamentais.

17 b)PLANOS QUANTO À DURAÇÃO 1.Temporários/Cíclicos duração limitada; a cada período novo plano é refeito; elaborados gerência média. Ex: faturamento, produção, orçamento. 2.Permanentes/Indeter- minados: se repetem indefinidamente; elaborados alta direção; não têm prazo para terminar. Ex: organograma, política mercadológica

18 RESUMO:


Carregar ppt "PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE VISÃO ESTRATÉGICA José Manuel de Sacadura Rocha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google