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PublicouRafaela Matos Alterado mais de 10 anos atrás
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS – ABM
Sistema de Inteligência Competitiva e a Cadeia produtiva da Metalurgia Prof. Dr. Celso Cláudio de H. e Grisi FEA/USP *
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SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
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Perspectiva Estratégica Análise da Concorrência
2 grandes focos : Análise do Ambiente Análise da Concorrência
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CONCEITO
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Conceito A inteligência competitiva ajuda um gerente a tomar decisões de longo prazo ou escolher a tática de mercado certa para determinada situação. (Fuld, 1995) Recolhe-se dados, obtêm-se informações sobre o assunto, realiza-se uma análise das informações, toma-se a decisão segundo a análise feita e os objetivos envolvidos.
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INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA
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Toda informação estará sujeita à interpretação do tomador de decisão para o qual ela foi preparada.
( modelos mentais, viéses, percepções, conhecimentos, experiência, etc. )
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Forças Competitivas - Rentabilidade da Indústria ( Porter )
CONCORRENTES Rivalidade FORNECEDORES NOVOS ENTRANTES PRODUTOS SUBSTITUTOS CLIENTES poder de negociação ameaça de novos entrantes ameaça de produtos substitutos
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Tendências do Ambiente
Análise da Concorrência Dinâmica do Mercado INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Percepções / Insights Implementação do Planejamento Estratégico Decisões / Reações de Oportunidade ESTRATÉGIA EFICAZ
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Requisitos de inteligência para a análise do concorrente
Perguntas-chave: Qual é a estratégia do concorrente? Como esta estratégia ameaça nossa posição estratégica corrente e/ou desejada e nossos objetivos?
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Mapeamento estratégico do concorrente
Requisitos de Inteligência: Elementos essenciais de informação (EEI) Para cada requisito de inteligência, os elementos essenciais de informação devem ser descritos para facilitar a coleta dos dados no futuro.
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Definindo o spectrum de inteligência Indicadores de inteligência
Depois de coletar os dados, estes deverão ser tratados de modo a se tornarem indicadores que orientarão no planejamento estratégico da empresa.
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DEFINIÇÕES: FATORES DE COMPETITIVIDADE
Intrínsecos : aqueles ligados à habilidade individual de produzir e comercializar com maior eficiência que os competidores Sistêmicos : aqueles que não são ligados à competência do produtor/comerciante São fatores ditados pelas características da organização social em que o produtor/comerciante está imerso
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FATORES SISTÊMICOS DE COMPETITIVIDADE : DECORREM DA ANÁLISE MAIS AMPLA DO AMBIENTE
Políticos Institucionais . Estabilidade política . Respeito a Normas . Educação Macro-Econômicos . Política Cambial Política Monetária . Custo Financeiro Política Fiscal . Tributos . Distribuição da Demanda Infra-Estrutura e Logística . Transporte . Estrutura Portuária . Energia
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COMPETITIVIDADE NUMA ECONOMIA FECHADA
A competição se dá na autarquia. O ambiente autárquico dos fatores sistêmicos de competitividade produzem efeitos semelhantes para todos os competidores. Assim, numa economia fechada a importância dos fatores sistêmicos para a competitividade é reduzida.
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COMPETITIVIDADE NUMA ECONOMIA ABERTA
Numa economia aberta a competição é global. Nesse ambiente os fatores sistêmicos de competitividade produzem efeitos assimétricos para os concorrentes situados em diferentes países. As empresas disputam os mercados (doméstico e internacional) contra todas as demais empresas do mundo.
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A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE DA SIDERURGIA
A Siderurgia Brasileira tem elevada competitividade intrínseca Minério de Ferro abundante e de ótima qualidade. Usinas modernas. Setor totalmente privatizado desde 1993, investiu dez bilhões de dólares em melhoria de produtos, processos e proteção do meio ambiente. Redução do efetivo de mão de obra de para trabalhadores.
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OS ESTUDOS SOBRE COMPETITIVIDADE SISTÊMICA COMEÇARAM:
NO DIREITO - Contracts Theory (Henry Carter Adams ) Trabalho sôbre economia e jurisprudência, abrangendo: - as relações entre propriedade e contrato de distribuição, - legislação trabalhista, imigração, serviços públicos, - seguros sociais, monopólio de preços, impostos, etc. Hoje, a linha de pesquisa e de desenvolvimento teórico está na Universidade de Michigan.
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NA ECONOMIA - Economia Institucional ( Commons ) Trabalho abrangendo: - Custos de Transações - “Cadeias Produtivas” - Relações Trabalhistas e Economia Linha de Pesquisa iniciada na University of Wisconsin Hoje em Berkeley, University of California, por Oliver Williamson
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NA ADMINISTRAÇÃO -PRODUÇÃO - Cadeias de Suprimentos (Hoje são cadeias internacionais) -FINANÇAS - Mercados Financeiros Interligados
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RECURSOS HUMANOS - Liderança - Trabalho em grupo - Visão - Multiculturalismo - etc ADMINISTRAÇÃO GERAL Novos modelos gerenciais: - Negociador - Intra-empreendedor - Holístico - Virtual
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- MARKETING - Marketing de Relacionamento (Day, Slater, Narver)
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Marketing de Relacionamento
Teoria da Administração Qualidade Teoria de Redes Interativas Economia do Relacionamento Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento
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PRESSUPOSTOS PARA A ADOÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Custo de terminar o relacionamento Benefícios do relacionamento Comprometimento Valores compartilhados Cooperação Confiança Comunicação Comportamento oportunista
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Características de uma Organização de Aprendizagem
Elementos da cultura organizacional: - Orientação para mercado - Espírito empreendedor Elementos de clima organizacional: -Liderança facilitadora -Estrutura orgânica e aberta -Planejamento descentralizado
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Sistema de Inteligência Competitiva:
Há, portanto, que monitorar as ações de cada “Player” no que diz respeito a O novo ambiente de negócios Estratégia de negócios Reestruturações setoriais. Alianças, fusões e aquisições. Internacionalização das cadeias produtivas. Redução de quantidade de insumos por unidade de produto final. Produtividade como meta crucial.
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Gestão de empresas Reengenharia de processos. Redesenho organizacional. Assimilação do e-management.
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Tecnologia Automação avançada. Mecatrônica/robótica. Assimilação do e-business.
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Redução do custo total médio de produção.
Compressão de margens. Redução dos preços finais.
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Oferta De Produtos Finais. Elasticidade-preço da procura. Mercados Participação no mercado interno e externo. Maior acesso dos estratos de baixa renda.
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