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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS – ABM

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Apresentação em tema: "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS – ABM"— Transcrição da apresentação:

1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS – ABM
Sistema de Inteligência Competitiva e a Cadeia produtiva da Metalurgia Prof. Dr. Celso Cláudio de H. e Grisi FEA/USP *

2 SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

3 Perspectiva Estratégica Análise da Concorrência
2 grandes focos : Análise do Ambiente Análise da Concorrência

4 CONCEITO

5 Conceito A inteligência competitiva ajuda um gerente a tomar decisões de longo prazo ou escolher a tática de mercado certa para determinada situação. (Fuld, 1995) Recolhe-se dados, obtêm-se informações sobre o assunto, realiza-se uma análise das informações, toma-se a decisão segundo a análise feita e os objetivos envolvidos.

6 INFORMAÇÃO INTELIGÊNCIA

7 Toda informação estará sujeita à interpretação do tomador de decisão para o qual ela foi preparada.
( modelos mentais, viéses, percepções, conhecimentos, experiência, etc. )

8 Forças Competitivas - Rentabilidade da Indústria ( Porter )
CONCORRENTES Rivalidade FORNECEDORES NOVOS ENTRANTES PRODUTOS SUBSTITUTOS CLIENTES poder de negociação ameaça de novos entrantes ameaça de produtos substitutos

9 Tendências do Ambiente
Análise da Concorrência Dinâmica do Mercado INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Percepções / Insights Implementação do Planejamento Estratégico Decisões / Reações de Oportunidade ESTRATÉGIA EFICAZ

10

11 Requisitos de inteligência para a análise do concorrente
Perguntas-chave: Qual é a estratégia do concorrente? Como esta estratégia ameaça nossa posição estratégica corrente e/ou desejada e nossos objetivos?

12 Mapeamento estratégico do concorrente
Requisitos de Inteligência: Elementos essenciais de informação (EEI) Para cada requisito de inteligência, os elementos essenciais de informação devem ser descritos para facilitar a coleta dos dados no futuro.

13 Definindo o spectrum de inteligência Indicadores de inteligência
Depois de coletar os dados, estes deverão ser tratados de modo a se tornarem indicadores que orientarão no planejamento estratégico da empresa.

14 DEFINIÇÕES: FATORES DE COMPETITIVIDADE
Intrínsecos : aqueles ligados à habilidade individual de produzir e comercializar com maior eficiência que os competidores Sistêmicos : aqueles que não são ligados à competência do produtor/comerciante São fatores ditados pelas características da organização social em que o produtor/comerciante está imerso

15 FATORES SISTÊMICOS DE COMPETITIVIDADE : DECORREM DA ANÁLISE MAIS AMPLA DO AMBIENTE
Políticos Institucionais . Estabilidade política . Respeito a Normas . Educação Macro-Econômicos . Política Cambial Política Monetária . Custo Financeiro Política Fiscal . Tributos . Distribuição da Demanda Infra-Estrutura e Logística . Transporte . Estrutura Portuária . Energia

16 COMPETITIVIDADE NUMA ECONOMIA FECHADA
A competição se dá na autarquia. O ambiente autárquico dos fatores sistêmicos de competitividade produzem efeitos semelhantes para todos os competidores. Assim, numa economia fechada a importância dos fatores sistêmicos para a competitividade é reduzida.

17 COMPETITIVIDADE NUMA ECONOMIA ABERTA
Numa economia aberta a competição é global. Nesse ambiente os fatores sistêmicos de competitividade produzem efeitos assimétricos para os concorrentes situados em diferentes países. As empresas disputam os mercados (doméstico e internacional) contra todas as demais empresas do mundo.

18 A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE DA SIDERURGIA
A Siderurgia Brasileira tem elevada competitividade intrínseca Minério de Ferro abundante e de ótima qualidade. Usinas modernas. Setor totalmente privatizado desde 1993, investiu dez bilhões de dólares em melhoria de produtos, processos e proteção do meio ambiente. Redução do efetivo de mão de obra de para trabalhadores.

19 OS ESTUDOS SOBRE COMPETITIVIDADE SISTÊMICA COMEÇARAM:
NO DIREITO - Contracts Theory (Henry Carter Adams ) Trabalho sôbre economia e jurisprudência, abrangendo: - as relações entre propriedade e contrato de distribuição, - legislação trabalhista, imigração, serviços públicos, - seguros sociais, monopólio de preços, impostos, etc. Hoje, a linha de pesquisa e de desenvolvimento teórico está na Universidade de Michigan.

20 NA ECONOMIA - Economia Institucional ( Commons ) Trabalho abrangendo: - Custos de Transações - “Cadeias Produtivas” - Relações Trabalhistas e Economia Linha de Pesquisa iniciada na University of Wisconsin Hoje em Berkeley, University of California, por Oliver Williamson

21 NA ADMINISTRAÇÃO -PRODUÇÃO - Cadeias de Suprimentos (Hoje são cadeias internacionais) -FINANÇAS - Mercados Financeiros Interligados

22 RECURSOS HUMANOS - Liderança - Trabalho em grupo - Visão - Multiculturalismo - etc ADMINISTRAÇÃO GERAL Novos modelos gerenciais: - Negociador - Intra-empreendedor - Holístico - Virtual

23 - MARKETING - Marketing de Relacionamento (Day, Slater, Narver)

24 Marketing de Relacionamento
Teoria da Administração Qualidade Teoria de Redes Interativas Economia do Relacionamento Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento

25 PRESSUPOSTOS PARA A ADOÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Custo de terminar o relacionamento Benefícios do relacionamento Comprometimento Valores compartilhados Cooperação Confiança Comunicação Comportamento oportunista

26 Características de uma Organização de Aprendizagem
Elementos da cultura organizacional: - Orientação para mercado - Espírito empreendedor Elementos de clima organizacional: -Liderança facilitadora -Estrutura orgânica e aberta -Planejamento descentralizado

27 Sistema de Inteligência Competitiva:
Há, portanto, que monitorar as ações de cada “Player” no que diz respeito a O novo ambiente de negócios Estratégia de negócios Reestruturações setoriais. Alianças, fusões e aquisições. Internacionalização das cadeias produtivas. Redução de quantidade de insumos por unidade de produto final. Produtividade como meta crucial.

28 Gestão de empresas Reengenharia de processos. Redesenho organizacional. Assimilação do e-management.

29 Tecnologia Automação avançada. Mecatrônica/robótica. Assimilação do e-business.

30 Redução do custo total médio de produção.
Compressão de margens. Redução dos preços finais.

31 Oferta De Produtos Finais. Elasticidade-preço da procura. Mercados Participação no mercado interno e externo. Maior acesso dos estratos de baixa renda.


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