A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA
GESTÃO DA SALA DE AULA VERA REGINA LÚCIO

2 GESTÃO DA SALA DE AULA Afinal, estamos falando de uma empresa ou da sala de aula? Que invenção é essa? Será que estamos falando de uma nova cultura?

3 GESTÃO DA SALA DE AULA A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu art. 14, prevê a gestão democrática da Escola. Então, pode-se dizer que o professor ao trabalhar de forma democrática em sala de aula, provendo a autonomia, a igualdade e a construção do conhecimento faz a gestão da sala de aula.

4 GESTÃO DA SALA DE AULA Para Davis e Grosbaum (2002, p. 99), A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado e construindo conhecimentos – muda radicalmente a concepção de aprendizado. Só que nossos alunos não constroem sozinhos seus conhecimentos: isso depende da interação mantida com professores e colegas. A “boa” ajuda que o professor pode prestar depende da maneira como ele percebe o aluno.

5 Por meio das competências didáticas, o professor pode desenvolver alguns processos que venham a contribuir de forma efetiva, eficiente e eficaz no processo de aprendizagem: gestão do tempo, organização do espaço, gestão das relações interpessoais e gestão da aprendizagem.

6 G E S T Ã O D M P

7 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GESTÃO DO AMBIENTE
Deixar menos brinquedos nas prateleiras. É bacana deixar alguns jogos guardados por um tempo e ir fazendo trocas, assim as crianças não enjoam e sempre terão jogos novos; Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote. Assim as crianças participam ativamente da arrumação, o que as compromete com a manutenção; Verificar se os quebra-cabeças estão completos e deixar 3 disponíveis (guardar os que estiverem completos para fazer um rodízio), os que estão faltando peças retirar do uso; Combinar com a professora do outro período quem vai ser responsável pelo que, por exemplo uma fica responsável por repor as tintas e os papéis e a outra por apontar os lápis e repor os gizes de cera; Orientar constantemente as crianças para pegarem as peças que caírem no chão, conferir se guardaram tudo nos potes, e, o principal, ser modelo de organização evitando deixar materiais espalhados por cima dos armários. 2. Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote. Assim as crianças participam ativamente da arrumação, o que as compromete com a manutenção; 3. Verificar se os quebra-cabeças estão completos e deixar 3 disponíveis (guardar os que estiverem completos para fazer um rodízio), os que estão faltando peças retirar do uso; 4. Combinar com a professora do outro período quem vai ser responsável pelo que, por exemplo uma fica responsável por repor as tintas e os papéis e a outra por apontar os lápis e repor os gizes de cera; 5. Orientar constantemente as crianças para pegarem as peças que caírem no chão, conferir se guardaram tudo nos potes, e, o principal, ser modelo de organização evitando deixar materiais espalhados por cima dos armários. GESTÃO DO AMBIENTE

8 GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Que competências de gestão da sala de aula podem contribuir para a prevenção da indisciplina em sala de aula? No que respeita à gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina, distinguemse, do ponto de vista temporal, estratégias específicas do início do ano, mas também estratégias prévias à condução das atividades em sala de aula mas determinantes para o seu sucesso; estratégias para estruturar o início da aula; estratégias de motivação e manutenção do interesse do grupo turma; estratégias para manter um ritmo adequado de aula; estratégias de vigilância e controlo dos comportamentos; estratégias conducentes a relações interpessoais positivas.

9 GESTÃO DA APRENDIZAGEM
A questão que se impõe a todas as instituições de ensino é como coordenar com eficiência e efetividade todas as ações necessárias para dar suporte aos processos de ensino-aprendizagem do século XXI, no qual as práticas tradicionais não são mais suficientes para atender as exigências dos indivíduos como pessoas, cidadãos e profissionais. GESTÃO DA APRENDIZAGEM

10 GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
GESTÃO DA SALA DE AULA GESTÃO DA APRENDIZAGEM GESTÃO DO AMBIENTE GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS GESTÃO DO TEMPO

11 TAREFA APLICAR EM SALA DE AULA UMA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO E APONTAR INDICADRES POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROCESSO. PRAZO PARA POSTAGEM NO MOODLE – 27/09/2013

12 /


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google