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Curso de Capacitação em EAD

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Apresentação em tema: "Curso de Capacitação em EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Capacitação em EAD
Marilda Todescatti Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 Sociedade do Conhecimento

3 Globalização e Valor Agregado
Agrária Era Era da Informação Industrial Era Era do Conhecimento Globalização e Valor Agregado Tempo /Tecnologia anos (+/-) 200 anos (+/-) 45 anos (+/-) 1750 1950 1995

4 A Nova Sociedade “DREAM SOCIETY” Progressão da Sociedade Conhecimentos
do Valor Econômico Progressão da Sociedade Sociedade do Conhecimento Conhecimentos Sociedade da Informação Serviços 45 anos Sociedade Industrial Produtos 200 anos Sociedade Agrícola Comodities anos

5 Tendências da Nova Sociedade
Crescimento Econômico: produtos de maior valor agregado; Globalização da Economia: blocos econômicos; Recursos Naturais e meio-ambiente: produção auto-sustentável; Mudanças Demográficas: êxodo rural e urbanização crescente; Novo Papel do Estado: de provedor à regulador Customização da Produção: produtos em massa sob medida; Fenômeno Ásia; Infocomunicação: TI + telecomunicações + multimídia Internet de Banda Larga: voice web Convergência Digital Evolução do Capitalismo: + justiça social, + distribuição de riqueza; Gestão Empresarial: tecnologias de gestão; Conhecimento: inteligência competitiva.

6 Emprego nos EUA (Segundo Quinn, 1996)

7 Qual estamos construindo?
Sociedade do Conhecimento Qual queremos? Qual estamos construindo?

8

9

10 Sociedade do Conhecimento= Economia da Abundância
Sociedade Industrial: Dois homens caminham por uma estrada, cada um carrega um pão. Quando se encontram e trocam os pães, cada um vai embora com UM pão. Sociedade do Conhecimento: Se os dois mesmos homens caminham na mesma estrada, cada um carregando uma idéia, quando se encontram e trocam as idéias, cada um vai embora com DUAS idéias.

11 Como é o trabalho hoje? 15% 30% 55% Força de trabalho
Capital Financeiro 55% Conhecimento As organizações precisam de uma tecnologia de comunicação para fazer fluir o conhecimento entre as pessoas – difusão da informação e do conhecimento.

12 Nós estamos frente a evidência do conceito da mundialização do conhecimento e do saber.

13 A Era do Conhecimento: Quebra de paradigma; Nova cultura;
Até o século XV: manuscrito; Até o século XX: impresso; Século XXI: digital

14 O que é Conhecimento

15 Conhecimento: O novo fator de produção

16 Conhecimento é o fator de produção da nova economia, cuja lógica é diametralmente oposta a lógica do capital.

17 Lógica do Conhecimento
Lógica Capital X Lógica do Conhecimento

18 O que é Gestão do Conhecimento

19 Gestão do Conhecimento
é a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização.

20 De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.

21 Rede de relacionamentos internos Rede de relacionamentos externos
Ativos Intangíveis Rede de relacionamentos internos Competências Rede de relacionamentos externos

22 A Gestão do Conhecimento nas Organizações

23 Segundo Sveiby (1998), para enxergar uma organização do conhecimento, os administradores devem procurar ver as organizações como se elas fossem constituídas de estruturas de conhecimento e não de capital.

24 Organização do Conhecimento
Ativo Tangível Ativo Intangível

25 CapitalFinanceiro (o que se vê) Capital Intelectual (o que assegura o futuro)

26 Competência Pessoal Conhecimento Conhecimento Tácito Explícito Rede de
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Rede de relacionamento Interno Rede de relacionamento Externo Sistemas Administrativos Imagens Patentes Clientes Marcas Cultura Organizacional Fornecedores Sistemas Computacionais

27 Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis
Funcionários com alta qualificação A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Converte informações em conhecimento Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis

28 > Crescem quando compartilhados Não são escassos A ORGANIZAÇÃO
Custo de P&D > Custo de produção Não são escassos A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Podem ser produzidos à partir do nada Crescem quando compartilhados

29 Gestão Participativa Pautado num novo tipo de sociedade A ORGANIZAÇÃO
DO CONHECIMENTO Quebra de Paradigmas Gestão Participativa

30 A transformação da Gestão:
A natureza do trabalho do gerente está se modificando com a ascensão do trabalhador do conhecimento; O trabalho baseado no conhecimento não pode ter sua gestão fundamentada em números, como o trabalho mão-de-obra; Ao contrário, a atividade deste trabalhador tem semelhanças com a do profissional liberal: a avaliação é pelo resultado alcançado e não pela atividade realizada;

31 A gestão do tipo comando e controle está se tornando desnecessária;
Saber mais do que os chefes, ter mais sensibilidade e estar mais próximos dos clientes são características comuns aos administradores das organizações do conhecimento; Os gerentes vêm se agrupando em torno de uma linguagem que engloba termos como valores, visão, trabalho em equipe, facilitador e empowerment;

32 Na economia da era industrial, o Ser Humano trabalhava para a máquina;
Hoje, no entanto, as partes mais valiosas das atividades que exercemos na era do conhecimento são, essencialmente, humanas – sentir, julgar, criar, desenvolver relacionamentos; As ferramentas e o produto de seu trabalho, o trabalhador do conhecimento leva consigo: o seu cérebro.

33 Quem já passou por uma dessas situações?
Ter que refazer um trabalho que um colega acabou de fazer e você não sabia? Procurar uma informação que seu colega de outro departamento possui e você não sabia? Precisar de um documento ou de uma pessoa com um conhecimento, mas nem o documento e nem a pessoa estão mais na organização? Descobrir que a pessoa que mais conhecia um determinado assunto se aposentou e levou o conhecimento embora...

34 NECESSIDADES... Conservar os conhecimentos essenciais concentrados nos profissionais mais experientes. Obter maior valor agregado nos produtos gerados pelo conhecimento organizacional Antecipar oportunidades detectadas no ambiente; Antever mudanças políticas, jurídicas e de fiscalização, que possam afetar os segmentos de negócio em que a instituição atua; Identificar e proteger seus conhecimentos essenciais e estratégicos; e, principalmente, Reduzir o tempo de resposta aos desafios institucionais.

35 GC Para que serve? Reduzir os silos de informação
Prover Informação Relevante Obter e disseminar conhecimento externo GC Identificar quem sabe o quê Aumentar grau de colaboração Ganhar produtividade Preservar a memória da organização Reutilizar soluções Melhorar o processo de inovação

36 Universidade Corporativa: um caminho para o autodesenvolvimento
Personalização Planejamento e desenvolvimento de cada indivíduo Mútuo comprometimento Jamais cair na limitação do paternalismo unilateral Responsabilidade social Desenvolver a capacitação empreendedora em seus clientes Tecnologia Logística do ensino a distância, propiciado pelo avanço da telemática Homogeneização Conteúdo de homogeneização de conhecimento e inteligência Pluralismo Deve ser um campo aberto a todos os “satélites de negócios” das empresas

37 Mensuração de Resultados Consciência de Resultados
Unidade de Negócio Uma universidade Corporativa é um centro de resultados Mensuração de Resultados Controle sobre os principais indicadores de resultado da organização Criar a rede interna de conhecimento com ênfase na comunicação permanente das best practices Compartilhamento Investimentos físicos deverão ser criteriosamente analisados em consonância com o porte da empresa e suas necessidades específicas Consciência de Resultados Para atingir a excelência, uma UC jamais poderá se restringir ao modelo “sala de aula-aluno-professor” Heteredoxia

38 Macro – Funções PESQUISAR ANALISAR ORGANIZAR EDUCAR DISPONIBILIZAR
CONHECIMENTO EDUCAR TREINAR DIVULGAR

39 Objetivos Globais de uma Universidade Corporativa
Otimizar os resultados da organização . Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável. Capacitar executivos para atuação com base nas melhores práticas de gestão. Integrar as empresas do grupo, maximizando a sinergia das capacitações existentes. Caracterizar como sendo de cada talento, em instância final, a responsabilidade primordial pelo seu desenvolvimento. Criar a mentalidade de que treinamento é trabalho.

40 Objetivos Globais de uma Universidade Corporativa
Difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século XXI. Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado. Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento. Enriquecer os cargos via processos de treinamento e desenvolvimento. Fortalecer a imagem de modernidade da empresa. Favorecer o compartilhamento da visão e dos valores do grupo. Favorecer o compartilhamento da visão e valores do grupo.

41 Difundir os valores e a cultura da empresa;
Habilitar os líderes a desenvolverem competências críticas; Funcionar como instrumento de reciclagem e atualização; Fazer permear a educação em todos os níveis; Suportar a formação de sucessores da população executiva; Possibilitar a educação e desenvolvimento através da metodologia de estudos de casos; Implementar e reforçar a cultura da Qualidade Total. Focos Estratégicos O foco da Universidade será Gestão e a mesma desenvolverá programas dentro de alguns eixos estratégicos de aprendizagem, procurando principalmente:

42 Criando um Clima para Aprendizado
Ser Flexível Ouvir Estar presente / disponível sempre Ter Humildade Gerar Confiança Ser Empático / Carismático Ter Paciência Trabalhar os fatos Abrir novas Janelas Interessar-se pelo trabalho (do outro)

43 A importância da contribuição de cada um de nós
O valor do conhecimento vem de sua utilização e não de seu armazenamento. A importância da contribuição de cada um de nós

44 Muito Obrigada! Marilda Todescat (48)


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