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Curso de Capacitação em EAD Marilda Todescatti Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de.

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1 Curso de Capacitação em EAD Marilda Todescatti Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 Sociedade do Conhecimento

3 anos (+/-) 200 anos (+/-) 45 anos (+/-) Era Industrial Era Agrária Era da Informação Era do Conhecimento Globalização e Valor Agregado Tempo /Tecnologia

4 A Nova Sociedade DREAM SOCIETY Sociedade do Conhecimento Conhecimentos Sociedade da Informação Serviços Sociedade Industrial Produtos 45 anos 200 anos anos Sociedade Agrícola Comodities Progressão da Sociedade Progressão do Valor Econômico

5 Tendências da Nova Sociedade Crescimento Econômico: produtos de maior valor agregado; Globalização da Economia: blocos econômicos; Recursos Naturais e meio-ambiente: produção auto-sustentável; Mudanças Demográficas: êxodo rural e urbanização crescente; Novo Papel do Estado: de provedor à regulador Customização da Produção: produtos em massa sob medida; Fenômeno Ásia; Infocomunicação: TI + telecomunicações + multimídia Internet de Banda Larga: voice web Convergência Digital Evolução do Capitalismo: + justiça social, + distribuição de riqueza; Gestão Empresarial: tecnologias de gestão; Conhecimento: inteligência competitiva.

6 Emprego nos EUA (Segundo Quinn, 1996)

7 Sociedade do Conhecimento Qual queremos? Qual estamos construindo?

8

9

10 Sociedade do Conhecimento= Economia da Abundância Sociedade Industrial: Dois homens caminham por uma estrada, cada um carrega um pão. Quando se encontram e trocam os pães, cada um vai embora com UM pão. Sociedade do Conhecimento: Se os dois mesmos homens caminham na mesma estrada, cada um carregando uma idéia, quando se encontram e trocam as idéias, cada um vai embora com DUAS idéias.

11 Como é o trabalho hoje? 15% Força de trabalho 30% Capital Financeiro 55% Conhecimento As organizações precisam de uma tecnologia de comunicação para fazer fluir o conhecimento entre as pessoas – difusão da informação e do conhecimento.

12 Nós estamos frente a evidência do conceito da mundialização do conhecimento e do saber.

13 Quebra de paradigma; Quebra de paradigma; Nova cultura; Nova cultura; Até o século XV: manuscrito; Até o século XV: manuscrito; Até o século XX: impresso; Até o século XX: impresso; Século XXI: digital Século XXI: digital A Era do Conhecimento:

14 O que é Conhecimento

15 Conhecimento: O novo fator de produção Conhecimento: O novo fator de produção

16 Conhecimento é o fator de produção da nova economia, cuja lógica é diametralmente oposta a lógica do capital.

17 Lógica Capital X Lógica do Conhecimento

18 O que é Gestão do Conhecimento

19 Gestão do Conhecimento é a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização.

20 De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.

21 Competências Rede de relacionamentos externos Rede de relacionamentos internos Ativos Intangíveis

22 A Gestão do Conhecimento nas Organizações

23 Segundo Sveiby (1998), para enxergar uma organização do conhecimento, os administradores devem procurar ver as organizações como se elas fossem constituídas de estruturas de conhecimento e não de capital.

24 Organização do Conhecimento Ativo Tangível Ativo Intangível

25 CapitalFinanceiro (o que se vê) Capital Intelectual (o que assegura o futuro)

26 ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CompetênciaPessoal Rede de relacionamentoInterno relacionamentoExterno Clientes Fornecedores Marcas Imagens SistemasAdministrativos CulturaOrganizacional SistemasComputacionais Patentes ConhecimentoTácitoConhecimentoExplícito

27 Funcionários com alta qualificação Converte informações em conhecimento Ativos intangíveis > Ativos Tangíveis A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

28 Custo de P&D > Custo de produção Não são escassos Podem ser produzidos à partir do nada Crescem quando compartilhados compartilhados A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

29 Pautado num novo tipo de sociedade Quebra de Paradigmas Gestão Participativa A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

30 A transformação da Gestão: 1)A natureza do trabalho do gerente está se modificando com a ascensão do trabalhador do conhecimento; 2)O trabalho baseado no conhecimento não pode ter sua gestão fundamentada em números, como o trabalho mão-de-obra; 3)Ao contrário, a atividade deste trabalhador tem semelhanças com a do profissional liberal: a avaliação é pelo resultado alcançado e não pela atividade realizada;

31 4)A gestão do tipo comando e controle está se tornando desnecessária; 5)Saber mais do que os chefes, ter mais sensibilidade e estar mais próximos dos clientes são características comuns aos administradores das organizações do conhecimento; 6)Os gerentes vêm se agrupando em torno de uma linguagem que engloba termos como valores, visão, trabalho em equipe, facilitador e empowerment;

32 7)Na economia da era industrial, o Ser Humano trabalhava para a máquina; 8)Hoje, no entanto, as partes mais valiosas das atividades que exercemos na era do conhecimento são, essencialmente, humanas – sentir, julgar, criar, desenvolver relacionamentos; 9)As ferramentas e o produto de seu trabalho, o trabalhador do conhecimento leva consigo: o seu cérebro.

33 Ter que refazer um trabalho que um colega acabou de fazer e você não sabia? Procurar uma informação que seu colega de outro departamento possui e você não sabia? Precisar de um documento ou de uma pessoa com um conhecimento, mas nem o documento e nem a pessoa estão mais na organização? Descobrir que a pessoa que mais conhecia um determinado assunto se aposentou e levou o conhecimento embora... Quem já passou por uma dessas situações?

34 NECESSIDADES... Conservar os conhecimentos essenciais concentrados nos profissionais mais experientes. Obter maior valor agregado nos produtos gerados pelo conhecimento organizacional Antecipar oportunidades detectadas no ambiente; Antever mudanças políticas, jurídicas e de fiscalização, que possam afetar os segmentos de negócio em que a instituição atua; Identificar e proteger seus conhecimentos essenciais e estratégicos; e, principalmente, Reduzir o tempo de resposta aos desafios institucionais.

35 Para que serve? GC Prover Informação Relevante Identificar quem sabe o quê Reutilizar soluções Reduzir os silos de informação Melhorar o processo de inovação Obter e disseminar conhecimento externo Ganhar produtividade Aumentar grau de colaboração Preservar a memória da organização

36 Universidade Corporativa: um caminho para o autodesenvolvimento Personalização Planejamento e desenvolvimento de cada indivíduo Mútuo comprometimento Jamais cair na limitação do paternalismo unilateral Responsabilidade social Desenvolver a capacitação empreendedora em seus clientes Tecnologia Logística do ensino a distância, propiciado pelo avanço da telemática Pluralismo Deve ser um campo aberto a todos os satélites de negócios das empresas Homogeneização Conteúdo de homogeneização de conhecimento e inteligência

37 Unidade de Negócio Uma universidade Corporativa é um centro de resultados Mensuração de Resultados Compartilhamento Criar a rede interna de conhecimento com ênfase na comunicação permanente das best practices Consciência de Resultados Investimentos físicos deverão ser criteriosamente analisados em consonância com o porte da empresa e suas necessidades específicas Heteredoxia Para atingir a excelência, uma UC jamais poderá se restringir ao modelo sala de aula-aluno-professor Controle sobre os principais indicadores de resultado da organização

38 PESQUISAR ANALISAR DIVULGAR ORGANIZAR DISPONIBILIZAR CONHECIMENTO EDUCAR TREINAR Macro – Funções

39 Objetivos Globais de uma Universidade Corporativa Otimizar os resultados da organização. Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável. Capacitar executivos para atuação com base nas melhores práticas de gestão. Integrar as empresas do grupo, maximizando a sinergia das capacitações existentes. Caracterizar como sendo de cada talento, em instância final, a responsabilidade primordial pelo seu desenvolvimento. Criar a mentalidade de que treinamento é trabalho.

40 Objetivos Globais de uma Universidade Corporativa Difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século XXI. Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado. Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento. Enriquecer os cargos via processos de treinamento e desenvolvimento. Fortalecer a imagem de modernidade da empresa. Favorecer o compartilhamento da visão e dos valores do grupo. Fortalecer a imagem de modernidade da empresa. Favorecer o compartilhamento da visão e valores do grupo.

41 Focos Estratégicos O foco da Universidade será Gestão e a mesma desenvolverá programas dentro de alguns eixos estratégicos de aprendizagem, procurando principalmente: Difundir os valores e a cultura da empresa; Habilitar os líderes a desenvolverem competências críticas; Funcionar como instrumento de reciclagem e atualização; Fazer permear a educação em todos os níveis; Suportar a formação de sucessores da população executiva; Possibilitar a educação e desenvolvimento através da metodologia de estudos de casos; Implementar e reforçar a cultura da Qualidade Total.

42 Criando um Clima para Aprendizado èOuvir èSer Flexível èEstar presente / disponível sempre èTer Humildade èGerar Confiança èSer Empático / Carismático èTer Paciência èTrabalhar os fatos èAbrir novas Janelas èInteressar-se pelo trabalho (do outro)

43 O valor do conhecimento vem de sua utilização e não de seu armazenamento. A importância da contribuição de cada um de nós

44 Muito Obrigada! Marilda Todescat (48)


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