A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG."— Transcrição da apresentação:

1 Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG

2 Questões iniciais Como agir com sabedoria neste momento? O que é inovação? Qual nosso propósito? Em que contexto?contexto

3 Percurso O que é ensinar? O que é aprender? Em engenharia ambiental?

4 ENSINO Intencionalidade Sistematização Mediação Avaliação

5 Aprendizagem Mudança Deslocamento Novo olhar

6 Mapa conceitual Educação Educação Tecnologia Tecnologia Comunicação Comunicação

7 Educação Informação Conhecimento Sabedoria

8 Tecnologia Tecnofobia Tecnofilia Crítica

9 Tecnologias de Informação de comunicação Cognitivas Operacionais Exemplo 1- Portfólio Exemplo 2- Bacia Virtual

10 Comunicação consigo mesm com os outros com o contexto

11 Mapa contextual Sujeitos Contextos Processos de trabalho Cultura institucional

12 Mediações não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões não se faz o processo de conhecimento por alguma forma direta de recepção de informações ou de representações mentais, não existe a possibilidade do acesso direto, é necessário construir as mediações, se apropriar delas para ser possível fazer conexões

13 Mediações Corporeidade Corporeidade Oralidade Oralidade Conceitos Conceitos Escrita Escrita Imagem estática/ movimento Imagem estática/ movimento Hipermídia Hipermídia Organização do ensino Organização do ensino

14 Situações de aprendizagem Modelo presencial Modelo semi-presencial Modelo a distância O que é presencialidade? O que é proximidade?

15 Inovações tecnológicas e metodológicas que se corporifiquem em objetos e situações de aprendizagem.

16 Nosso desafio Contextos diversos Cursos de formação inicial Sistema Instrucional –Objetos de aprendizagem –Situações de aprendizagem –Formação pedagógica Monitoramento e Avaliação

17 Sistema Instrucional Diagnóstico Planejamento Produção Validação Revisão Avaliação

18 Metodologia de produção Implicação dos Sujeitos Implicação dos Sujeitos Interação com os Contextos Interação com os Contextos Articulação das Mídias Articulação das Mídias

19 Implicação dos sujeitos Aproximação com o grupo Levantamento do contexto e leitura dos projetos e produções do grupo Escuta das demandas Apresentação da proposta Conversa sobre possibilidades

20 Interação com os Contextos Coleta de depoimentos Acompanhamento de turmas Entrevistas com alunos e professores

21 Articulação proposta Impresso : Referência Rápida Web: interação e Rede de educação permanente CDRom: armazenamento de textos, vídeos,sites, Materiais educativos, etc Sujeito-Contexto

22 Definições iniciais Proposta pedagógica Proposta pedagógica Quem é o nosso aluno? Quem é o nosso aluno? Quem é o professor? Quem é o professor? Qual o nosso propósito? Qual o nosso propósito? Quais são as nossas escolhas? Quais são as nossas escolhas? Fluxo de aprendizagem Fluxo de aprendizagem Integração das mídias Integração das mídias Projeto iconográfico Projeto iconográfico

23 Organização da produção Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção do impresso Núcleo de produção de vídeo Núcleo de produção de vídeo Núcleo de Produção de web Núcleo de Produção de web

24 Núcleo de produção impresso Oficina para especialistas Oficina para especialistas Guia de produção Guia de produção Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Primeira versão –mapa conceitual, objetivos, linguagem Segunda versão – atividades, proporções Segunda versão – atividades, proporções Validação interna e externa Validação interna e externa Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Terceira versão - ícones, articulação com as outras mídias Revisão ortográfica, Diagramação Revisão ortográfica, Diagramação

25 Núcleo de produção de vídeo Definição de pauta Definição de pauta Coleta de campo Coleta de campo Digitalização Digitalização Minutagem Minutagem Definição de roteiro inicial Definição de roteiro inicial Seleção e corte das cenas Seleção e corte das cenas Montagem inicial – análise dos especialistas Montagem inicial – análise dos especialistas Incorporação de imagens, aúdios e transições Incorporação de imagens, aúdios e transições Roteirização final Roteirização final Incorporação de vinhetas e créditos Incorporação de vinhetas e créditos

26 Núcleo de Produção de web Design da interface Design da interface Navegabilidade Navegabilidade Interatividade Interatividade Hipertextualidade Hipertextualidade Escolha das ferramentas Escolha das ferramentas Articulação com o banco de dados Articulação com o banco de dados

27 Design Instrucional Cadernos de estudo Cadernos de estudo DVD DVD Ambiente online Ambiente online

28 Cadernos de estudo Apresentação do conteúdo Apresentação do conteúdo Ordenamento do fluxo de aprendizagem Ordenamento do fluxo de aprendizagem Elemento articulador das demais mídias Elemento articulador das demais mídias

29 DVD Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Articulação com o conteúdo dos módulos e direcionado às atividades do caderno de estudos Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque Problematização da prática voltado para a realização das oficinas mensais como elemento motivador e articulador do tema em destaque

30 WEB Ferramentas de interação – fórum e chat Ferramentas de interação – fórum e chat Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual) Ferramentas de armazenamento – midiateca ( coletiva) e portfólio (individual) Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias Ferramentas de organização – mural, agenda, notícias

31 Processo de aprendizagem Objetos de aprendizagem Situações de aprendizagem

32 Fluxo de aprendizagem Mapa contextual – caso ou relato Mapa contextual – caso ou relato Mapa conceitual Mapa conceitual Material videográfico Material videográfico Interação na web Interação na web Orientação de rotinas Orientação de rotinas Momentos presenciais Momentos presenciais

33 Metas Dialogar com os contextos de atuação Dialogar com os contextos de atuação Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Favorecer o reconhecimento e a implicação dos sujeitos Propiciar a formação de redes de aprendizagem Propiciar a formação de redes de aprendizagem

34 Uso das tecnologias de informação e comunicação As necessidades e as possibilidades tecnológicas não se dão de forma homogênea num determinado contexto social. Entender as necessidades e possibilidades de uso das tecnologias depende de uma observação mais detalhada das interações que ocorrem num grupo específico de modo a identificar a diversidade decorrente das formas de inserção dentro do próprio grupo.

35 Uso das tecnologias de informação e comunicação De acordo com o seu posicionamento dentro da sua rede, o sujeito precisará de determinadas tecnologias de informação e comunicação, que tenham a função de mediatizar as relações estabelecidas. A função de mediatizar não está em si mesma, mas se estabelece nas relações. Desta forma o uso das tecnologias, enquanto mediação só se constitui a partir da criação, da negociação de significados estabelecidos e partilhados na rede das relações sociais.

36 Escolha Ver a pequenez no grande Ver a grandeza no pequenopequeno Ver a possibilidadepossibilidade

37 Convite Brilho do olhar Lembrança Disponiblidade Arriscar em fazer o gesto

38 Nossos mestres Neidson Rodrigues, Angelo Guimaraes, Vera Menezes, Claúdio Souza, Francisca Gonçalves, Pimentel, Antônio Mendes, Zé Raimundo, Delfim e tantos outros que aqui se fazem representar antes de tudo …pelo brilho dos olhos, pela inocência de se fazer professor….

39 Nossa equipe Juliane, Maria José, Leonardo Zenha, Maria Lourdes, Zulmira, Sara, Dalton, Jovanira, Leonardo Soares, Abraão, Moises, Demerson, Sérgio, Rafaela, Nereu, Estela, Marcelo…. e tantos outros com os quais iremos compartilhar esse sonho…


Carregar ppt "Novas metodologias e tecnologias no ensino superior Assessoria Pedagógica PROGRAD - REUNI Cátedra da UNESCO EAD/FAE UFMG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google