A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

2 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Considerações gerais

3 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Por que criar uma vantagem competitiva? Num mundo globalizado e competitivo, desenvolvimento econômico é cada vez menos baseado em vantagens estáticas Desenvolvimento econômico deve ser baseado em vantagens dinâmicas - através da criação de vantagens competitivas

4 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que são vantagens estáticas e dinâmicas? Vantagems estáticas Disponibilidade de matéria-prima Disponibilidade de mão-de-obra barata Disponibilidade de terrenos, localização Vantagems dinâmicas Matéria-prima criada (p.ex. reflorestamento) Mao-de-obra qualifi- cada e especializada Infra-estrutura física e institucional muito eficiente

5 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Como criar uma vantagem competitiva? Desenvolver um perfil industrial específico - especialização regional Investir em qualificação de mão-de-obra em todos os níveis Criar entidades de apoio para o setor privado que reflitam o perfil específico (metrologia e ensaios, apoio tecnológico, financiamento, informações sobre mercados, etc.)

6 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Nível meta Nivel macro Nível meso Nível micro Visão, capacidade estratégica, espírito de cooperação Condições macroeconômicas, política orçamentária municipal Instituições de suporte (formação, tecnologia, apoio, financiamento) Capacidade gerencial e tecnológica, cooperação e aprendizagem em conjunto

7 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Vantagens competitivas dinâmicas... se baseiam em ação conjunta e demanda sofisticada têm como resultado um perfil de especialização que dificilmente é copiado por uma outra região são a base de um processo sustentado de crescimento

8 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Diagnóstico

9 A estrutura econômica de São Bento do Sul posição predominante do setor moveleiro presença de empresas dos ramos textil, metalmecânico, cerâmico e plástico desempenho fraco de setor de serviços => a estrutura econômica de São Bento do Sul é dominada por clusters

10 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que é um cluster? um cluster é um pólo industrial altamente especializado existem dois tipos de cluster: –um cluster com vantagens passivas –um cluster com vantagens ativas

11 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que é um cluster com vantagens passivas? (1) Existem fatores que não são intencionalmente criados: mão-de-obra especializada fornecedores de insumos e equipamentos prestadores de serviços empresas comercializadoras

12 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que é um cluster com vantagens passivas? (2) => pouca especialização e cooperação entre empresas => alto nível de integração vertical => cluster típico em países do terceiro mundo

13 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que é um cluster com vantagens ativas? (1) Existem fatores criados através de ação coletiva ou pelo Governo: processo coletivo, envolvendo grupos de empresas, de aprendizagem tecnológica, p. ex. através de associações oferta de mão-de-obra altamente qualificada em função de cursos específicos entidades de apoio tecnológico a nivel mundial

14 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O que é um cluster com vantagens ativas? (2) => muita especialização e cooperação intensiva entre empresas => baixo grau de verticalização => cooperação e competição simultaneamente (coopetição) => modelo Terceira Itália / distrito industrial

15 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Cluster e São Bento do Sul o setor moveleiro é um cluster as outras empresas –ou são ligados a esse cluster (p. ex. máquinas) –ou se beneficiam da existência de outros clusters e das vantagens passivas e ativas deles em Santa Catarina

16 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Conseqüências para o marketing municipal / estratégia de desenvolvimento necessidade da formulação de um estratégia para o setor moveleiro no nível municipal em São Bento do Sul necessidade da articulação de estratégias com outros clusters (Joinville, Vale do Itajaí) para aumentar a competitividade dos outros setores

17 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O setor moveleiro de S. Bento do Sul alto crescimento de exportação na década de 90 (janela de oportunidade, devido à crise no leste Europeu, tradicional fornecedor da União Européia) perspectivas de crescimento no futuro –exportação –mercado interno a época do crescimento fácil acabou

18 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Exportação de móveis (US$ milhões)

19 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / vantagem competitiva Pontos fortes atualização tecno- lógica produtos de boa qualidade Pontos fracos baixos conhecimento do e orientação ao cliente orientação predomi- nante à produção

20 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / visão global (1) Pontos fortes crescimento excepcional das exportações em 1992 / 1993 polo moveleiro reconhecido internacionalmente Pontos fracos integração passiva e dependente no mercado internacional (facção moveleira da Europa) participação inexpressiva no mercado internacional

21 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / visão global (2) Pontos fortes participação em feiras (nacionais e internacionais) Pontos fracos pouco conhecimento da estrutura internacional do setor pouco investimento em visão global dos funcionários (viagens, estágios no exterior...)

22 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Participação em feiras (Pesquisa CIN, 1997) no Brasil: 98,7 % S. Bento do Sul 5 % São Paulo 5 % Bento Gonçalves 5 % Arapongas no exterior: 3 % Birmingham / UK* 2 % High Point / EE.UU.* 8 % Paris (visitante) 8 % Colônia (visitante) (* = através de agentes comerciais)

23 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / mão-de-obra Pontos fortes cultura industrial mão-de-obra especializada Pontos fracos baixo nível de formação profissional baixa capacitação tecnológica

24 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / fornecedores Pontos fortes disponibilidade de madeira produtores e representantes de máquinas produtores de insumos metálicos Pontos fracos alto grau de verticalização pouca utilização de empresas disponíveis para terceirização

25 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / serviços Pontos fortes agentes de exportação Rio Negrinho como cluster de comercialização Pontos fracos visão inadequada do agente de exportação (produtor = refém) ciúme de Rio Negrinho, falta de visão regional setor de serviços pouco desenvolvido

26 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / cooperação Pontos fortes cooperação entre empresas de produtos complementares cooperação entre empre- sas afiliadas à ARPEM cooperação entre empresas afiliadas à ACISBS / núcleos Pontos fracos individualismo comportamento predatório terceirização da culpa falta parceria para resolver problemas

27 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: meso Pontos fortes: Centro de Gestão Empresarial FETEP ARPEM Portos fracos: pouco interesse associativo articulação deficiente entre empresas e entidades terceirização da culpa ausência de lideranças fortes

28 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Nível meta Nivel macro Nível meso Nível micro fraco: falta visão, capacidade estratégica e parcerias fraco: sofre com as condições macroeconômicas fraco: pouca articulação com instituições de suporte fraco: orientação ao mercado forte: atualização tecnológica

29 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Cenários para o desenvolvimento de São Bento do Sul

30 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Ambiente para o desenvolvimento do setor moveleiro o Real continua supervalorizado Europa: concorrência forte de empresas do leste europeu (de capital nacional e multi- nacional) EE.UU.: concorrência forte de empresas asiáticas (com moedas fracas) mercado nacional: recessão, juros em alta e desemprego diminuem demanda

31 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Cenário 1: História de uma morte anunciada

32 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Tendências previsíveis na indústria moveleira de S. Bento do Sul vendas em queda continua concorrência local através da redução de preços falência de uma série de empresas alto índice de desemprego na cidade

33 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Conseqüência para o marketing municipal necessidade de atrair qualquer investidor Problemas: mão-de-obra do setor moveleiro despreparada para outros setores crise financeira do município = poucos recursos para incentivos Paraná oferece mais incentivos

34 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender O futuro de São Bento do Sul: nublado

35 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Cenário 2: Competitividade através de eficiência coletiva

36 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Pontos de partida o mercado mundial de móveis está crescendo o comércio internacional de móveis está crescendo S. Bento do Sul, como jogador minúsculo no setor, pode definir uma estratégia para se estabelecer como centro de competência para determinados nichos do mercado

37 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Receita para desastre tentar estabelecer uma Marca S. Bento do Sul no mercado internacional => marcas só têm importância para os segmentos mais altos do mercado manter relações antagônicas com agentes de exportação => é necessário uma parceria entre produtores e agentes

38 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Necessidades para identificar nichos do mercado comunicação contínua com clientes conhecimento do comportamento do consumidor final observação contínua de modas e tendências do estilo / da arquitetura antecipação ao gosto do cliente colaboração com empresas de design no Brasil e no exterior

39 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Condições de sucesso na produção: além do padrão de produção em grande escala aumentar a flexibilidade da produção - atingir eficiência na produção de pequenos lotes aumentar a qualidade - investir em modernas técnicas de gestão conduzir um benchmarking tipo Made in Santa Catarina para identificar as áreas mais fracas

40 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Coopetição - criar um cluster com vantagens ativas empresas: especialização, desverticalização e terceirização cooperação intensa com instituições de suporte

41 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Coopetição - superar a cultura não- cooperativa atuação conjunta para aumentar conhecimento –pesquisa de mercado final –viagens / missões técnicas para pólos moveleiros no Brasil e no exterior –palestras

42 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Por que surgiu a cultura não- cooperativa? não é, necessariamente, só uma questão da cultura: a instabilidade macroeconômica favoreceu comportamento oportunista a legislação brasileira discrimina desverticalização e terceirização cooperação não era necessária - crescimento fácil

43 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Como criar uma cultura cooperativa? aplicar metodologia participativa (visualização / Metaplan) no trabalho em grupo; ter um facilitador treinado (modelo: núcleos nas ACIs) começar com assuntos fáceis = evitar assuntos complicados / com alto potencial de comportamento oportunista (compras, design, compartilhar pedidos, vendas) visitar lugares com experiências similares (p. ex. Criciúma, Blumenau, Itália, Dinamarca...)

44 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Ações concretas programas de formação / atualização de funcionários de todos os níveis = articulação com FETEP e UNIVILLE participação ativa no programa do Governo Federal para aumentar as exportações, junto com a FETEP fazer lobby para a criação de um PRODEC Móveis

45 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Não esquecer o mercado nacional buscar parceria com comércio de Rio Negrinho explorar a viabilidade de um design próprio da região explorar a viabilidade de criar outlet centers / franquias no país estabelecer uma nova marca para móveis pinus; por exemplo: Kiefer Alemão

46 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Propostas para o marketing municipal atrair / criar fornecedores, terceirizados e prestadores de serviços para o setor moveleiro verificar a posição do setor moveleiro e os demais setores através de um Benchmarking Made in Santa Catarina

47 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Atividades concretas para um marketing municipal propaganda do município –verificar o interesse em divulgar o município para atrair novas indústrias –identificar empresas complementares ao perfil industrial do município e atraí-las criação de novos empreendimentos –cursos CEFE –formação voltada ao empreendorismo (FETEP, UNIVILLE)

48 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Algumas observações sobre conselhos e fóruns de desenvolvimento contratar um moderador capacitado em planejamento estratégico e técnicas de moderação / visualização criar um consenso sobre a necessidade e vantagens desta forma de trabalho assegurar resultados imediatos compatíveis com uma estratégia de médio e longo prazo

49 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Os próximos passos conscientização das empresas do setor moveleiro (ACISBS, FETEP) facilitação / moderação de reuniões de empresas do setor moveleiro (ACISBS) articulação entre empresas e instituições de suporte no setor moveleiro (ACISBS) definir uma estratégia de competitividade para os demais setores (ACISBS)

50 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Fundação Empreender Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, andar - C.P Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel (0) / Fax 0055-(0)

51 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Anexo Estatístico

52 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Comércio internacional de móveis

53 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Exportação de móveis (US$ milhões)

54 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Exportações brasileiras de móveis: principais países de destino (US$ milhões)


Carregar ppt "Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google