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1 POL® ÍNDICE DE REDES SOCIAIS SOCIAL MEDIA EVERTHING!

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Apresentação em tema: "1 POL® ÍNDICE DE REDES SOCIAIS SOCIAL MEDIA EVERTHING!"— Transcrição da apresentação:

1 1 POL® ÍNDICE DE REDES SOCIAIS SOCIAL MEDIA EVERTHING!

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3 3 Sobre o Grupo ECC O grupo é formado por empresas de consultoria, tecnologia, pesquisa e capacitação comprometidas com a criação, disseminação e comercialização de projetos e serviços baseados em conhecimento de valor para negócios e metodologias autênticas, testadas e comprovadas. As operações de suas 5 empresas, potencializadas por sua sólida estratégia, modelo de gestão e vasta rede de colaboração e agregação de valor, presta serviços atualmente a um impressionante portfólio de companhias líderes entre as 1000 maiores do país. A E-Consulting Corp. é a empresa líder em desenvolvimento e implementação de Projetos e Serviços Profissionais em TI, Internet, Telecom, Mídia e Contact Center para as empresas TOP A DOM Strategy Partners (DOM/SP) é a primeira consultoria integralmente nacional focada em Estratégia Corporativa, com ofertas metodológicas golden-standard e proprietárias para as empresas TOP A Knowledge 4 Business (K4B) tem como foco comercializar os Produtos de Conhecimento (estudos, análises, pesquisas, treinamentos) gerados pelas empresas do Grupo e seus parceiros. O Instituto Titãs do Conhecimento é uma organização do 3º Setor formada por brilhantes cérebros universitários, cuja missão é capacitar ONGs e Governos a serem mais eficientes, a partir da adoção de melhores práticas e recursos derivados da iniciativa privada. A InVentures é uma VCC cujo objetivo de apoiar e financiar empresas start-up e idéias inovadoras ligadas ao core- business do Grupo ECC.

4 4 Sobre a E-Consulting Corp. Comunicação e Marketing Consultoria Estratégica Setores / Negócios / Gestão TI e Processos  Atuando no tripé Estratégia, Tecnologia e Comunicação, a E- Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden- standard de mercado.  Nosso modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados. Modelo Conceitual Linhas de Atuação e Expertise EC Consulting EC TI EC Web EC MKT EC Research EC Info Projetos Estratégicos de Internet, TI, Telecom, Mídia e Contact Center com foco em Análise de Valor, PMO e Governança Análise, Modelagem, Desenvolvimento e Integração de Sistemas Projetos de Estratégia, Transação e Relacionamento Digital Multiambiente (Web 2.0) E-Branding, E-Marketing, Propaganda Online, SEO/SEM e Projetos Especiais Estudos Setoriais, Análise de Mercado, Pesquisas Ad-Hoc e Análise de Cenários Projetos de KM, CRM, ERM, EIS, BI e demais conceitos de TIC

5 5 Overview Redes Sociais

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7 7 As redes sociais têm sido a parte mais dinâmica e influente da Internet nos últimos anos. Explorá-las de forma estruturada para a geração de inovações e oportunidades comerciais é o desafio da próxima onda digital de competitividade.

8 8 60% dos internautas brasileiros serão usuários ativos de redes sociais já em Isto representará cerca de 8% dos usuários das redes sociais em todo o mundo. Fonte: Tech Lab E-Consulting Corp

9 9 Usuários de redes sociais são multiplataformas. Ao mesmo tempo em que postam vídeos, também fazem upload de fotos, acessam redes sociais e postam comentários em blogs. Fonte: Tech Lab E-Consulting Corp

10 Atividades como upload de fotos e escrever para amigos são as atividades preferidas e na qual os internautas brasileiros gastam mais tempo. Campanhas de marketing precisam considerar isso em suas ações. Similarmente ao ocorrido em outros países, redes sociais como Facebook, MySpace e Orkut observarão um aumento expressivo de usuários com idade superior a 35 anos. Brasileiros estão entre os povos no mundo que lêem Blogs com maior frequência e, e, portanto, são passíveis de serem influenciados por blogueiros. Nesse contexto, blogs passam a ser cada vez mais um importante canal de comunicação entre empresas e consumidores. A utilização de redes sociais continuará em ritmo acelerado no Brasil. As duas principais razões são a queda no preço da banda larga residencial e o aumento na utilização de celulares com acesso à Internet. À medida que brasileiros passam a adotar Facebook e Twitter crescerá a demanda pela utilização de Agregadores de Redes Sociais (aplicativos que facilitam o gerenciamento das contas em redes sociais). A internet se tornará cada vez mais social. Essa é uma oportunidade para marcas e empresas se relacionaram de maneira inédita com seus consumidores e stakeholders. Tendências de Utilização

11 11 Fatos & Dados

12 12 70% 500 milhões 130 amigos Dos usuários se conectam ao menos 1 vez ao dia É o número de usuários cadastrados no Facebook Número médio de amigos de um usuário do Facebook. Facebook já é a principal rede social do mundo e ameaça o reinado do Orkut no país. Fonte: Facebook

13 13 50 Mil 33% 110 Milhões Aplicativos já foram produzidos por desenvolvedores independentes. Dos acessos a plataforma são via celular. de contas estão ativas na plataforma. O Twitter doou o acesso a todos os tweets à Biblioteca do Congresso dos EUA para pesquisa e preservação. Fonte: Chirp Conference.Chirp Conference

14 14 70 Milhões 80% 200 Países De profissionais já estão cadastrados no Linkedin. Das 500 maiores empresas dos EUA já utilizam o Linkedin como uma das 3 principais plataformas de recrutamento. O linkedin abriga currículos de usuários de mais de 200 nacionalidades. Em 2010, o atual CFO da Oracle foi contratado graças ao seu perfil no Linkedin. Fonte: SysComm International.SysComm International

15 15 2 Bilhões 50% Anos De visitações por dia! Dos usuários do Youtube têm menos de 21 anos. Seria o tempo que uma pessoa precisaria para assistir a todo o conteúdo atualmente disponível no Youtube. Em 2010, o atual CFO da Oracle foi contratado graças ao seu perfil no Linkedin. Fonte: You Tube Press Center

16 16 60%77% 133 Milhões Dos blogueiros têm entre 18 e 44 anos. Dos usuários de internet no mundo lêem blog ao menos 1 vez por semana. Estão listados no diretório de blogs Technorati. Cerca de 2 milhões de brasileiros possuem um blog! Fonte: tate of the Blogosphere 2009.tate of the Blogosphere 2009

17 17 O Novo Consumidor e o Relacionamento Multicanal

18 18  Tenho múltiplos chapéus: consumidor, cidadão, acionista, colaborador, etc;  Sou aberto à experimentação e potencialmente infiel;  Me engajo em comunidades para trocar informações sobre marcas e produtos e também sou simpático ao conceito de gratuidade;  Aproveito todas as possibilidades de contato e interação multimídia e multicanal e “conheço” meus direitos;  Gero mídia e conteúdo, ampliando meu poder de atuação e influência;  Não ligo para propaganda feita pela empresa e suas marcas;  Consulto outros clientes, considero valores, atitudes, posturas da empresa e de seus clientes;  Exijo qualidade e preço justo para início de relação;  Comparo elementos racionais de compra;  Interajo quando quero e exijo feedback qualificado e rápido. O Consumidor 2.0 é parte integrante que ao mesmo tempo fomenta e é influenciado pelas redes sociais.

19 VISÃO ÚNICA DO CLIENTE Equipe de Campo SAC Comunicação Offline PDVs Canais Varejo Online Offline E-Commerce Extranet Portal Web Vendas Diretas EMPRESA As ações de Relacionamento, Branding e Vendas com este Consumidor 2.0 se darão de forma multicanal e em ambientes sob os quais a empresa pode não ter controle ou influência.

20 Atendimento Interação Transações Inovação Customer Experience (Indivíduo, Segmento, Rede, Comunidade e Cluster) CustomerLlifeCycle Relacionamento Comunicação Canais Mídias Experiência Multicanal do Cliente Além disso, a Experiência do Cliente será formada por diversos elementos que se complementam e se retroalimentam na relação multicanal com uma Marca, Mensagem, Produto ou Serviço.

21 Consumidor 2.0 – Características no Curto Prazo A cultura, os valores, as práticas, os comportamentos e o modelo decisório da WEB 2.0 inevitavelmente transbordam para o mundo real, influenciando a forma como os consumidores se relacionam com as marcas e exigindo a adequação das empresas. Consumidor 2.0 como elo integrado à cadeia de valor das empresas, ajudando-as a construir produtos customizados, podendo até se tornarem embaixadores de suas marcas. Derivada Positiva deste novo Status Consumidor 2.0 pode se tornar uma ameaça à lucratividade de empresas e marcas, além de demandar e impor alterações em práticas e estruturas para empresas pouco preparadas para isso. Derivada Negativa deste novo Status 21

22 22 As mídias sociais tornarão mais fácil para as empresas Ouvir, Interagir e Colaborar com seus stakeholders. Mas, à medida que volume de interações crescer, a capacidade de Monitorar, Relacionar e Gerenciar ficará cada vez mais complexa.

23 23 POL® - Presença Online

24 Experiência Multicanal do Cliente POL® PRESENÇA ONLINE

25 Experiência Multicanal do Cliente O Ranking de Presença Online é uma iniciativa do TechLab do Grupo ECC em parceria com as consultorias E- Consulting Corp. e DOM Strategy Partners. Este ranking é frutos de pesquisas realizadas no 1º semestre de 2011 que tiveram como objetivo avaliar a presença, capilaridade, atuação e reputação de 121 das maiores empresas do país. Não houve processo formal de inscrições e as empresas participantes foram escolhidas a partir dos rankings Reputation Index 2010 e também no ranking DINHEIRO/BrandAnalytics de Sobre

26 Experiência Multicanal do Cliente Metodologia Fontes de Pesquisa Etapa 1: Coleta de estatísticas de audiência, uso, capilaridade e presença nas redes sociais das empresas selecionadas. Etapa 2: Análise, tratamento e ordenação dos dados. Etapa 3: Construção dos algoritmos e do sistema de ponderação dos índices. Etapa 4: Validação dos dados, construção dos rankings e divulgação dos resultados Etapas

27 1.Setor 2.Vendas 3.Crescimento de Vendas 4.De Pessoas que Curtiram o Canal Oficial 5.# Inscritos no Canal Oficial 6.Total de exibições do material enviado no Canal Oficial 7.Total de Resultados da pesquisa para a Marca 8. # De Tweets do Canal Oficial 9. # De "Following" do Canal Oficial 10.# De "Followers" do Canal Oficial 11.# De "Listed" do Canal Oficial Variáveis Analisadas 12.# de Seguidores 13.# funcionários no Linkedin 14.Total de Reclamações 15.% Reclamações Atendidas 16.% Reclamações Solucionadas 17. % Voltariam a Fazer negócio 18.# De Integrantes da Maior Comunidade Oficial 19.# De Integrantes da Maior Comunidade de Funcionários / Ex-Funcionários e Amigos 20.# De Integrantes de Maior Comunidade de "Inimigos" 21.# Resultados no Google 22.# de Notícias no Google 23.% Strenght 24.Sentiment 25.% Passion 26.% Reach

28 Ponderação das Variáveis POL® - PRESENÇA WEB Ponderação 1Ponderação 2 ORKUT # De Integrantes da Maior Comunidade Oficial da Marca / Empresa 6 50 # De Integrantes da Maior Comunidade de Funcionários / Ex-Funcionários e Amigos da Empresa 20 # De Integrantes de Maior Comunidade de "Inimigos" Ex. Eu ODEIO a Empresa X30 YOUTUBE # Inscritos no Canal Oficial Total de exibições do material enviado no Canal Oficial45 Total de Resultados da pesquisa para a Marca50 TWITTER # De Tweets do Canal Oficial # De "Following" do Canal Oficial15 # De "Followers" do Canal Oficial30 # De "Listed" do Canal Oficial15 FACEBOOK # De Pessoas que Curtiram o Canal Oficial LINKEDIN # de Seguidores 6 15 # funcionários no Linkedin85 RECLAME AQUI Total de Reclamações 6 50 % Reclamações Atendidas50 GOOGLE # Resultados no google # de Notícias no Google40 O POL® avalia a probabilidade das mensagens, temas e marcas das empresas estarem sendo discutidas, consumidas ou compartilhadas nas redes sociais. Este é um indicador que mede a força da empresa nas redes sociais.

29 Variáveis Analisadas

30 Dados & Fatos 508 Bilhões 21 Setores 153 Empresas É o faturamento conjunto das empresas analisadas Estão representadas neste documento. Foram analisados no total

31 31 POL® - Presença Online

32 Setores Consolidados e Empresas Pesquisadas INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICA E TRANSPORTES BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS VAREJO ALL Citröen Embraer FIAT FORD GM Honda Mercedes-Benz Peugeot Renault Toyota Volkswagen Hyundai KIA AmBev AVON Brasil Foods Colgate Coca-Cola Danone Johnson & Johnson Kraft Foods Natura Nestlé O Boticário PepsiCo Procter & Gamble Unilever Americanas.com Assai C&A Carrefour Casas Bahia Compre Bem Extra Lojas Americanas Lojas Marisa Lojas Renner Lojas Riachuelo Pão de Açúcar Ponto Frio Magazine Luíza Martins Atacadista Sendas Submarino Walmart Nova PontoCom

33 Setores Consolidados e Empresas Pesquisadas SEGURADORAS E SERVIÇOS FINANCEIROS BENS DE CONSUMO DURÁVEIS E ELETROELETRÔNICA ENERGIA, GÁS E ÁGUA (UTILITIES) AMIL BM&FBovespa Bradesco Seguros Brasilprev Cielo MasterCard Porto Seguro Redecard SerasaExperian Sodexo SulAmérica Ticket (Accor) Unimed VISA APPLE Dell GE HP Compaq LG Motorola Nokia Philips Positivo Samsung SIEMENS Whirlpool AES Eletropaulo Comgas CPFL EDP Elektro Liquigás SABESP

34 Setores Consolidados e Empresas Pesquisadas SERVIÇOSFINANCEIRAOUTRAS INDÚSTRIAS ALESAT ALL BR Distribuidora CCR Correios CVC Ecovias Fleury GOL Localiza Habib’s McDonald‘s TAM Banco do Brasil Bradesco Caixa HSBC Itaú-Unibanco Santander EBX Bosch Bunge Cargill Caterpillar FIBRIA São Paulo Alpargatas Suzano Ultra Votorantim

35 Setores Consolidados e Empresas Pesquisadas FARMACÊUTICOQUIMICA E PETROQUIMICASIDERURGIA E METALURGIA MSD Novartis Pfizer Roche Sanofi-Aventis 3M BASF Bayer Braskem DOW Química Petrobras CST CSN Gerdau Usiminas VALE CONSTRUÇÃO E REAL ESTATE MÍDIA E TELECOMUNICAÇÕES TI, INTERNET & CONTACT CENTER Camargo Correa Odebrecht Brookfield Cyrela Tecnisa Brasil Telecom Claro Abril Globo Record SKY SBT Telefônica TIM VIVO Atento BUSCAPÉ CISCO Contax CPM Braxis Capgemini Google IG IBM TERRA MICROSOFT TIVIT TOTVS UOL

36 Experiência Multicanal do Cliente POL® PRESENÇA ONLINE

37 Vencedores POL® - Versão Global POL® Global #EMPRESA PONTUAÇÃO POL® 1Dell Google FORD TIM AVON4.680

38 Vencedores POL® - Versão Nacional POL® Brasil #EMPRESA PONTUAÇÃO POL® 1Google526 2Coca-Cola525 3FIAT443 4Volkswagen432 5 Natura420

39 Mas porque os líderes são líderes? O que eles estão fazendo?

40 There's no such thing as a free lunch As plataformas podem ser gratuitas mas objetivos com as redes sociais só são alcançados por meio de investimentos em projetos, pessoas e infra-estruturas. Reconhecem a importância de segmentação. Reconheça os diferentes “chapéus” do Consumidor 2.0. Não assuma que os consumidores têm um perfil homogêneo. Prazer, meu nome é FULANO! Assuma sua causas, bandeiras e temas e não esqueça o “Sociais” em “Redes Sociais”. Mostre sua cara, seu nome e sua pátria!

41 Participar não é uma opção. As pessoas irão falar sobre a empresa e suas marcas quer você queira, quer não. Aprender a lidar com isso não significa ignorar e tampouco querer controlar e censurar. Reconhecem a importância de segmentação. Reconheça os diferentes “chapéus” do Consumidor 2.0. Não assuma que os consumidores têm um perfil homogêneo. Para quem não sabe para onde ir… Empresas vencedoras têm plano de negócios, plano de marketing, objetivos, orçamento e estrutura para gerenciar a presença suas redes sociais.

42 O conteúdo é cada vez mais importante. Não o SPAM! O objetivo é conectar-se e relacionar-se com seus stakeholders e, nada melhor, do que compartilhar conteúdo relevante. Redes sociais não são canal para spam. Calma! Ok, os números de audiência de Twitter podem até crescer rápidos, mas o verdadeiro ROI irá tomar tempo. Cuidado com o CRTL + C e CRTL + V Redes sociais são um meio distinto dos meios offline. Cuidado ao reutilizar suas campanhas offline em meios digitais.

43 O consumidor é o Rei. Aqui também! Lembre-se: O objetivo é se relacionar e engajar com seus consumidores. Tenha em mentes as necessidades, desejos e expectativas deles. Logotipos não criam relacionamentos. Não se esconda atrás do logo de sua empresa para sempre. Leve um guarda chuva na bolsa. Pode chover… Desenvolva e implementa um sólido plano de Governança de TI e Internet. Estabeleça guidelines, embaixadores e limites.

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45 Interessado em saber mais?

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