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 UNIUV : Campus de São Mateus do Sul  Curso: Administração  7º Semestre  Disciplina: Gestão de marketing  Professora: Ms. Renate Ihlenfeld  12 de.

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1  UNIUV : Campus de São Mateus do Sul  Curso: Administração  7º Semestre  Disciplina: Gestão de marketing  Professora: Ms. Renate Ihlenfeld  12 de fevereiro de 2010

2  A administração mercadológica, analisa, planeja, implanta e controla todas as atividades mercadológicas;  Formula objetivos, programa e estratégias mercadológicas (desenvolvimento de produtos, organização, direção das operações mercadológicas e controle do desempenho do mercado).

3  Para Kotler e Armstrong (1995, p.7): [...] Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. [...].  Origem;  Segundo economistas;  Desafios e oportunidades: globalização, mudança tecnológica e desregulamentação.

4  Market – origem;  O marketing utiliza conceitos de ciências como a economia, estatística, psicologia, sociologia.  Técnica de administração que sustenta que os objetivos organizacionais dependem da determinação das necessidades e desejos do mercado-alvo e da sua satisfação destes de maneira efetiva e eficiente do que os concorrentes.

5  Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.  Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.

6  O conjunto de ferramentas táticas de marketing controláveis denominados de 4Ps, marketing-mix ou mix de marketing : Produto, Preço, Praça e Promoção  Os Ps complementares: Plus e Parceria.  Ver: 

7  Bens; (ler texto compras)  Serviços;  Experiências: Disney World, reality show, etc.;  Pessoas: marketing de celebridades ;  Lugares: turismo, indústrias, moradores;  Propriedades; Ex: Hotel 10 – UVA.;  Organizações: imagem sólida da empresa;  Informações: internet, universidades, livros;  Ideias: maneiras de satisfazer os clientes.

8  Marketing e valor para o cliente;  Planejamento estratégico corporativo;  Planejamento estratégico de UN; (missões específicas)  A natureza e o conteúdo de um plano de marketing;  Mkt estratégico:(mercados-alvo e proposta de valor que será oferecida ao cliente) ;  Mkt tático: características do produto, promoção, comercialização, preço, canais de vendas e serviços.  Análise SWOT

9  “Oh, não discutam a ‘necessidade’! O mais pobre dos mendigos possui ainda algo de supérfluo na mais miserável coisa. Reduzam a natureza às necessidades da natureza e o homem ficará reduzido ao animal: a sua vida deixará de ter valor. Compreendes por acaso que necessitamos de um pouco de excesso para existir? SHASKESPEARE

10  É a ciência de planejar e dirigir operações em grande escala, ela procura estabelecer a maneira como será vendido produto/serviço levando em conta os 4Ps de marketing.

11  Estratégias genéricas de Porter: Liderança total em custos; diferenciação; foco.  Alianças estratégicas: Alianças de produtos ou serviços (produtos complementares); Alianças promocionais ( McDonald’s com Disney); Alianças de logísticas; Colaboração em preços (hotel com locadora de carros).  Feedback e controle da estratégia.

12  SIM – sistema de informações de marketing: informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing. Recursos necessários: pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações para decisões de marketing.  Análise do ambiente – Necessidades e tendências (modismos), mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.

13  Ambiente demográfico: crescimento das cidades e da população mundial, faixa etária (gerações), mercados étnicos e outros mercados, grau de instrução, padrões familiares, movimentações geográficas das populações;  Ambiente econômico: (distribuição da renda, poupança, endividamento, terceirização e livre comércio).

14  Matures: até 1945,poucos formados, trabalho braçal, emprego fixos, donas-de-casa e educação filhos, costumes rígidos, submissão;  Baby Boomers: , muitos filhos, residências confortáveis;  Xers: , informação, novas formas de trabalho, lazer, vida social intensa, restaurantes;  N-Gen 1976 – impactos da inflação, famílias menores, mães trabalham fora; Hj: Piercing, roupas de baixo à vista, androginia.  Geração Y: Hoje são 60 milhões, de 15 a 28 anos, vivem com os pais, não tem emprego, mesada, tv, internet, acesso a informação, jogos, som e cama, impulsionam ou destroem grandes marcas mundiais.  Grupos: Emo, (emocor) – acordes pesados e emotivos. Screan’s (grito).  Fontes: ;  PEREIRA, Robson. Jornal Folha de SP, Caderno 2 p.D5 26/11/03

15  Outros macroambientes importantes :  Ambiente sócio-cultural (visão de mundo);  Ambiente natural (escassez de matérias- primas, custo da energia, pressões anti- poluição, mudança no papel do governo: preservação);  Ambiente tecnológico (mudanças tecnológicas, inovações, gastos e p&d, regulamentação tecnológicas devido complexidades de produtos).

16  Ambiente político-legal: leis, órgãos governamentais, grupos de pressão; legislação que regula negócios e crescimento de grupos de interesses.  PESQUISA DE MARKETING

17  Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente;  Satisfação: sensação de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto e as expectativas do comprador. (KOTLER e KELLER, 2006, p. 142).  Fidelização – CRM (atendimento em tempo real, interação, customização), atração, retenção e aquisição de clientes, banco de dados de clientes.

18  Fatores que influenciam o comportamento de compra: culturais (valores, percepções, liberdade, comportamentos, individualismo, conforto); sub-culturais (etnia, nacionalidade, grupos raciais, religiões, localização); Sociais (status, família, grupos de referência, papéis sociais;Pessoais, transições e estilo de vida, personalidade, idade; e, psicológicos, (motivação – Maslow, percepção – seleciona, organiza e interpreta informações, aprendizagem e memória).

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20  Conceito: O mercado organizacional é formado por todas as organizações que produzem bens e serviços utilizados na produção de outros produtos ou serviços que são vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros. (KOTLER e KELLER, 2006, p. 208).  Centro de compras; processos de seleção e compra; fornecedores; pedido (recursos, orçamentos, controle, monitoramento, licitações).

21  ECONÔMICAS E GEOPOLÍTICAS: Forças monumentais que fazem e refazem nosso mundo; crescimento expressivo da economia globalizada. Ex China.  TECNOLÓGICAS: Computadores orgânicos; tecnologia de reconhecimento; lasers; realidade virtual; óptica; ciência genética; genomas; inteligência artificial; nanotecnologia.

22  NO LOCAL DE TRABALHO: Diversidade, paraprofissionalismo; mudança na qualidade profissional; carreira; trabalho em equipe; ser multifuncional...  OUTRAS TENDÊNCIAS:  Renascimento das Artes.  Renascimento Espiritual (livros, produtos místicos e religiosos)  Decoração (velas, cristais, pirâmides)

23  Supermercado com pontos de coleta de materiais recicláveis.  Fundações, Ongs, Ocips.  Agencias de viagens de ecoturismo.  Lojas especializadas em equipamentos para caminhadas, escaladas, camping e outras modalidades de esportes ligados à natureza.

24  Agilizar o tempo de transação: maior número de caixas, equipe polivalente, débito automático, preenchimento de cheques, etc.  Serviços: entrega 24h, drive trougth, venda por internet e por telefone.  Adequação da linha de produtos: pratos prontos, saladas prontas.  Ampliação da gama de produtos e serviços em um único local: hipermercados, shopping centers, farmácia, postos de gasolina.

25  Cidadãos Globais;  Transações financeiras pela internet;  Catalogação do DNA;  Nova vida balanceada: trabalho e família;  Tecidos inteligentes;  Casa inteligente;  Câmeras nas escolas/ babás;  Alimentos transgenicos;  Celulares com filmadoras holográficas;  Crescimento do mercado de luxo.

26  Atualização constante: segmentos mudam;  Seleção mercado-alvo (baseada nas necessidades, ex. 3ª idade);  Segmentação geográfica :nações, estados, regiões, cidades ou bairros;  Segmentação psicográfica: segundo estilos de vida, personalidade e valores dos consumidores.

27  Segmentação demográfica: segundo grupos de variáveis básicas como idade, tamanho ou família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social;  Segmentação comportamental: segundo atitudes, comportamentos, uso e resposta a um produto

28  HILL,S. 60 Tendências em 60 Minutos. São Paulo: Futura,  GIANESI, I. G. N.; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas,  KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

29  KOTLER, P. Administração em Marketing. São Paulo: Pretence Hall,  NOSÉ Júnior Marketing Internacional. São Paulo: Thompson,  PETIT, F. Marca e seus Personagens, São Paulo: Francesc Petit,  Dicionário Prático de Marketing – PETROBRAS.


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