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PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação Prof. André Luiz de Freitas Fundação.

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1 PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação Prof. André Luiz de Freitas Fundação Getúlio

2 Componentes  Carlos Narvais  Fabiano Silos  Henry Ribeiro  Marcelo Oliveira  Paulo Vinhal  Renato Mendes  Roslanne Cavalcante  Sergio Vidal de Oliveira

3 Agenda  Sobre  Análise de Consumidores  Análise da Concorrência  Análise de Mercado  Análise da Ambiência Externa e Interna  Estratégia de Implantação  Projeções Financeiras  Conclusão  Perguntas

4 Sobre  Empresa de tecnologia focada no monitoramento das mídias sociais  Capital 100% nacional  Alto investimento em tecnologia  Mercado alvo primário  Instituições financeiras  Modelo de Negócio: Relatórios de monitoração e customizados

5 Sobre  Visão  “Ser reconhecida em inovação no mercado de monitoramento de redes sociais e estratégia digital nos segmentos nos quais atuamos.”  Missão  “Oferecer oportunidades, conhecimento e proteção por meio de soluções em redes sociais e estratégia digital que satisfaçam as necessidades dos clientes.”

6 Estrutura Organizacional

7 Análise de Consumidores A cada dia, notamos um aumento significativo da presença de consumidores se referindo a marcas e produtos na rede

8 Análise de Consumidores

9 Análise de Concorrência Desempenho otimizado Excelência Operacional Redução de custos A Tecnologia que cria Valor Valor total para sua organização Apesar do mercado de mídias sociais ser relativamente novo, já é possível constatar um grande número de empresas que atuam no segmento de monitoramento das redes sociais

10 Procedimento/Metodologia  Concorrentes Indiretos  Ferramentas gratuitas  Ferramentas pagas  Concorrentes Diretos  Empresas de Monitoramento

11 Análise de Concorrência

12  Quantidade de Ofertantes  Quantidade de Consumidores  Tipo de Produto  Acesso a Informação Análise de Mercado

13  105+ milhões nas classes ABC (118M em FGV)  > 1 celular por habitante (240M+)  44%+ da população com acesso a Internet  Internet se tornou o 3º maior meio de comunicação do Brasil

14 Pesquisa Sobre intensão de compra do novo consumidor. Fonte: IBOPE ConectMidia 2009 %

15 Mídias Sociais

16 Pesquisa

17 Monitoramento Mídias Sociais Fonte: PIN - Projeção de Cenários 2012 Projeção de empresas que fazem monitoramento de mídias sociais

18 Forças de Porter  Barreiras de Entrada  Baixa para novos entrantes por se tratar de negócio virtual.  Barreiras de Saída  Baixa para novos e para os mais antigos.  Poder dos Fornecedores  Alto pois os fornecedores de tecnologia (hardware, software, etc) não dependem  Poder dos compradores  Médio pois estes podem existe bastante oferta do produto no mercado.  Ameaça de substitutos  Médio, pois “one size does not fit all”.

19 Atratividade do Mercado Atratividade da indústria baseada nas forças de Porter Fonte: PIN – Análise de Mercado

20 Análise S.W.O.T Fonte: PIN – Análise de Ambiência Interna

21 Avaliação da ambiência interna Fonte: PIN – Análise de Ambiência Externa Ambiente Interno CritérioSituação AtualSituação Futura RUIMMEDIOBOMRUIMMEDIOBOM Pesquisa e Desenvolvimento √ √ Projetos√ √ Marketing √ √ Vendas√ √ Infra-Estrutura√ √ Recursos Humanos√ √ Tecnologia da Informação√ √ Avaliação Geral0,781,5

22 Projeções Financeiras

23 Fluxo de Caixa

24 Projeções Financeiras DRE

25 Projeções Financeiras Balanço Patrimonial

26 Projeções Financeiras Análise de Retorno de Investimento

27 Plano de Implantação JunhoJulhoAgostoSetembroOutubro Novembr o DezembroJaneiro Estruturação Constituição da Empresa Infraestrutura Contratação Equipe de Trabalho Produto Pesquisa e Desenvolvimento do Produto Testes Aprovação de produto Go-Live Plano de Divulgação Desenvolvimento de Campanhas Desenvolvimento do Redes Sociais Replanejamento após início de operações Estratégia de implantação

28 Conclusão  Mercado em expansão  Ambiência Externa – Mais oportunidades que ameaças.  Opiniões nas mídias sociais tem um influência muito grande sobre a marca, imagem e produto comercializados pelas empresas.  Financeiro – Viável ou não  Diferenciação em algoritmo de classificação

29 Perguntas ? ? ? ? ? ? ? ? ?

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