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Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT Paulo Daniel Barreto Lima Consultor em desenvolvimento gerencial Brasília, 21 de outubro de abril de.

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1 Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT Paulo Daniel Barreto Lima Consultor em desenvolvimento gerencial Brasília, 21 de outubro de abril de Gestão pública e a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

2 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Ser excelente sem deixar de ser público.

3 Estado Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

4 Administração Estado Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

5 Administração Estado Governo Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

6 Gestão pública Administração Estado Governo Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

7 A excelência em gestão pública requer liderança que mova e inspire as pessoas na direção de resultados efetivos, num ambiente de informação e conhecimento. Gestão pública

8 5. Informação e conhecimento 8. Resultados 8. Resultados 7. Processos 7. Processos 6. Pessoas 6. Pessoas 2. Estratégias e planos 2. Estratégias e planos 1. Liderança 1. Liderança 3. Cidadãos 3. Cidadãos 4. sociedade 4. sociedade GESPÚBLICA – Modelo de Excelência em Gestão Pública De acordo com a documentação GESPÚBLICA 2009 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

9 Administração Pública Valor público resultado Valor público resultado Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Princípios: Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

10 Fundamentos: 1.Pensamento sistêmico; 2.Aprendizado organizacional; 3.Cultura da inovação; 4.Liderança e constância de propósitos; 5.Orientação por processos e informações; 6.Visão de futuro; 7.Geração de valor; 8.Comprometimento com as pessoas; 9.Foco no cidadão e na sociedade; 10.Desenvolvimento de parcerias; 11.Responsabilidade social; 12.Controle social; 13.Gestão participativa. Gestão de classe mundial Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Gestão pública

11 Conseguir a melhor relação entre recurso, ação e resultado. Capacidade de gestão Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

12 ANTT missão “Assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infra-estrutura rodoviária e ferroviária outorgada.” ANTT missão “Assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infra-estrutura rodoviária e ferroviária outorgada.”

13 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Fez certo? Fez certo? Ação Resultado: eficiência Resultado: eficiência Uso ótimo dos recursos

14 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Fez certo? Fez certo? Ação Resultado: eficácia Resultado: eficácia O que deveria ser feito? O que deveria ser feito? Metas físicas Padrões

15 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Resultado: efetividade Resultado: efetividade Fez certo? Fez certo? Objetivos estratégicos Visão de futuro O que deveria ser feito? O que deveria ser feito? E daí?

16 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Resultado: efetividade Resultado: efetividade Fez certo? Fez certo? Objetivos estratégicos Visão de futuro O que deveria ser feito? O que deveria ser feito? Quanto aumentou? Quanto melhorou? Quanto reduziu? Eliminou? E daí?

17 Gestão pública Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão Resultado: efetividade Resultado: efetividade Fez certo? Fez certo? Objetivos estratégicos Visão de futuro O que deveria ser feito? O que deveria ser feito? Quanto aumentou? Quanto melhorou? Quanto reduziu? Eliminou? Cidadania Acessibilidade Controle social Competitividade Segurança Bem comum Direito de ir e vir Qualidade de vida E daí?

18 Valores Resultados Controles Processos Adaptado OCDE • Razão • Planos e metas • Eficiência • Razão e emoção • Estratégias e resultados • Ganho social Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

19 Valores Resultados Controles Processos Adaptado OCDE • Razão • Planos e metas • Eficiência • Avaliação • Informação • Razão •Estratégias e resultados • Ganho social • Monitoramento e avaliação • Prestação de contas Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

20 O desafio da mudança Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

21 Alterar as formas vigentes de pensar e de agir. Alterar as formas vigentes de pensar e de agir. O desafio da mudança Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

22 Em um processo de mudança é imprescindível que as pessoas saibam “o que estão fazendo e porque ”,(Stoner), mesmo aquelas que não concordam com a mudança proposta. O desafio da mudança Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

23 da organização que temos O desafio da mudança para a organização que queremos Gestão pública e qualidade dos serviços prestados ao cidadão

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