A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como planejar com os professores a seleção de gêneros por ano do Ciclo, considerando os objetivos educativos e os resultados da avaliação diagnóstica?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como planejar com os professores a seleção de gêneros por ano do Ciclo, considerando os objetivos educativos e os resultados da avaliação diagnóstica?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Como planejar com os professores a seleção de gêneros por ano do Ciclo, considerando os objetivos educativos e os resultados da avaliação diagnóstica?

4

5 Suco que muda de cor Você vai precisar de: - Repolho roxo - Liquidificador - Coador - Colher - Água - Cinco copos transparentes - Limão - Vinagre - Bicarbonato de sódio (à venda em farmácias) - Sabão em pó Modo de fazer 1. Com a ajuda de um adulto, coloque, no liquidificador, uma folha de repolho, um litro de água e bata bem. 2. Coe o suco e o divida entre os copos. 3. Não faça nada com o primeiro copo. No segundo, esprema o limão e pingue algumas gotas até notar alguma diferença. No terceiro, acrescente sabão em pó; no quarto, vinagre; no quinto, bicarbonato de sódio. Sempre mexa com uma colher.

6 •Quais são os gêneros de texto que freqüentam assiduamente as aulas de cada uma das disciplinas? •Há gêneros que são comuns a todas as disciplinas? •A que esferas de circulação pertencem? •Por meio de que suportes os estudantes têm acesso ao texto? Livro didático? Lousa? Meio eletrônico? Jornais? Revistas? •Qual foi o desempenho dos alunos no diagnóstico de compreensão leitora nas esferas discursivas a que pertencem os gêneros selecionados? Aspectos a observar no planejamento do trabalho com gêneros na escola

7 Relato de experimento Com a adição do limão e do vinagre, o suco de repolho, que era roxo, ficou rosa. Com o sabão em pó ou o bicarbonato de sódio, no entanto, ele ficou esverdeado. Isso acontece porque muitas plantas, como o repolho roxo, possuem substâncias que têm cor. Elas, porém, mudam sua coloração ao entrarem em contato com substâncias que são ácidas ou, ao contrário, básicas. O suco de limão e o vinagre, por exemplo, contêm ácidos: o primeiro o ácido cítrico e o ácido ascórbico (vitamina C), enquanto o segundo, ácido acético (vinagre). Os produtos de limpeza, como o sabão em pó e o bicarbonato, por sua vez, são, em geral, básicos, pois as substâncias desse tipo ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira.

8 Alguns critérios para a seleção de gêneros: •É importante que, a cada ano do ciclo, sejam selecionados gêneros das diferentes esferas de circulação para permitir que os estudantes possam vivenciar diferentes modos de ler que caracterizam as práticas sociais e manipular diferentes suportes de texto etc. •Planejar, coletivamente, quais serão os gêneros de foco de cada ano do ciclo, pois essa é uma definição que não cabe apenas a um professor, já que afeta a todos. •Após a definição dos gêneros de foco, é possível selecionar outros que os alunos irão apenas freqüentar. Devem-se priorizar nessa escolha os gêneros que já foram focalizados em anos anteriores e os que serão focalizados em anos seguintes. Em relação ao primeiro caso, o propósito é ampliar repertório, favorecer a leitura autônoma; para o segundo caso, a intenção é permitir que os estudantes possam familiarizar-se com textos desse gênero para tornar mais significativa as aprendizagens que farão.

9 Possibilidades de abordagem dos textos •LEITURA HORIZONTAL  promove a leitura lúdica e desinteressada dos textos que se lêem apenas uma vez, mas que provocam o encanto da descoberta que só se experimenta na primeira leitura. •LEITURA VERTICAL  promove a leitura desconfiada e detalhista para a qual a releitura é condição necessária, pois o que se pretende é recuperar as marcas de construção do texto.

10 Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. Ismália Alphonsus de Guimaraens

11 No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, Queria descer ao mar...

12 E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar...

13 E como um anjo pendeu As asas para voar... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar...

14 As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar...

15 Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. Ismália Alphonsus de Guimaraens Ilustrações de Odilon Moraes Cosac Naify

16

17 ATIVIDADES PERMANENTES: leitura horizontal São atividades que se repetem de modo regular, por exemplo, semanalmente ou quinzenalmente, com a finalidade de permitir a convivência freqüente e intensa com determinado gênero de texto, proporcionando aos alunos oportunidades de experimentar diferentes modos de ler, para que possam desenvolver estratégias diversificadas de leitura.

18 Atividade permanente: Leitura de Contos Tradicionais em Língua Portuguesa Histórias à brasileira: Pedro Malasartes e outras de Ana Maria Machedo – Cia das Letrinhas  Pedro Malasartes e o Lamaçal Colossal O Jabuti e o Caipora A Vida do Gigante Poltrona de Piolho Os Figos da Figueira Pedro Malasartes e o Surrão Mágico A Galinha Ruiva O Jabuti e o Teiú O Boneco de Piche Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra

19 PROJETOS DE TRABALHO / SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS Leitura Vertical •A característica essencial de um projeto de trabalho é ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos para se chegar a um produto final, em função do qual todos trabalham. •Diferentemente dos projetos, que convergem para um produto, as seqüências didáticas permitem que os alunos leiam textos relacionados a um mesmo tema, ou textos de um mesmo autor, ou textos que pertençam a um mesmo gênero.

20 SETEMBRO21 DSTQQSS

21 Freqüência de atividades desenvolvidas em setembro Ouvir textos lidos pelo professor Ler coletivamente com a colaboração do professor e da classe Ler com um colega (duplas) Ler autonomamente Conversar sobre os textos lidos Selecionar livremente material para ler na Sala de Leitura ou na Sala de Informática Pesquisar material bibliográfico na Sala de Leitura ou na Sala de Informática Produzir textos coletivos Produzir textos em duplas Produzir textos individualmente Usar o livro didático Discutir ou corrigir atividades realizadas


Carregar ppt "Como planejar com os professores a seleção de gêneros por ano do Ciclo, considerando os objetivos educativos e os resultados da avaliação diagnóstica?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google