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The Real Cost of Red Tape: a business perspective UNCTAD Regional Conference on ICT Strategies for Competitiveness and Development: Promoting E-business,

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1 The Real Cost of Red Tape: a business perspective UNCTAD Regional Conference on ICT Strategies for Competitiveness and Development: Promoting E-business, Trade Facilitation and Logistics in Latin America and the Caribbean John Edwin Mein Consentes Institutional Building November 2003

2 Estudo sobre a Competitividade Global da Empresa Brasileira na DimensãoTempo FGV-SP Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas AMCHAM-SP American Chamber of Commerce - São Paulo

3 Objetivos do Estudo •Identificar e quantificar o impacto dos gargalos da cadeia logística no potencial exportador brasileiro •Determinar a importância da redução do “lead time” no crescimento das exportações.

4 AQUISIÇÃO DE INSUMOS IMPORTADOS 2. Licença de Importação (LI) Prévia 3. Processo do Fornecedor Internacional 4. Documentos do Fornecedor Internacional 5. Transporte Local 6. Desembaraço Aduaneiro 7. Trânsito Internacional 8. Movimentação e Armazenagem 9. Desembaraço Aduaneiro 10. Transporte Local (Terminal/ Exportador) AQUISIÇÃO DE INSUMOS NACIONAIS 11. Processo do Fornecedor Local 12. Documentos do Fornecedor Local 13. Transporte Local (Fornecedor Local/Exportador) EXPORTAÇÃO DO PRODUTO ACABADO 14. Documentos do Exportador 15. Transporte Local (exportador/terminal) 16. Movimentação e Armazenagem 17. Desembaraço Aduaneiro 18. Trânsito Internacional 19. Desembaraço Aduaneiro 20. Transporte Local Especificação do Produto pelo Cliente Internacional Manu- fatura 1. Homologação do Produto a ser Exportado Cadeia Logística Global

5 Principais Conclusões a) O lead time é um fator crítico para a competitividade global das empresas e do país; b)A maioria das empresas não é sensível à importância do gerenciamento adequado do lead time; c)Os procedimentos atuais de importação e exportação agravam o cenário, por serem complicados, demorados, inconsistentes e não sincronizados; d)As ineficiências, acima indicadas, causam:  impacto negativo para a imagem do Brasil no exterior, como exportador confiável;  custos adicionais significativos e desnecessários para a economia nacional;  perda contínua de participação brasileira no mercado internacional.

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7 Ciclos de Produção Número de dias

8 Impactos da Redução dos Lead Times

9 Recomendações para as Empresas a)Tratar o lead time como fator essencial tanto para a competitividade global, quanto para a nacional; b)Fazer benchmarking; c)Buscar a integração da cadeia produtiva (supply chain), através de parcerias com fornecedores e clientes, e reduzir o lead time em toda a sua extensão.

10 Recomendações para o Governo a)Melhorar a imagem do Brasil no exterior b)Induzir no país a cultura da diferenciação de seus produtos, tendo como ponto de apoio a MARCA BRASIL; c)Desenvolver a gestão integrada do sistema de comércio exterior brasileiro, através:  da visão sistêmica dos processos de importação e exportação e da interdependência entre os mesmos;  da identificação de um órgão coordenador do sistema de comércio exterior;  da sincronização e compatibilização das ações governamentais, adequando-as às necessidades das empresas;  do estabelecimento de prazos mínimos para a efetivação de mudanças, comunicando-as com a devida antecedência aos interessados.

11 Recomendações para o Governo d) Simplificar os procedimentos de importação e exportação, tornando-os mais eficazes e orientados para o usuário, com vistas a aumentar o volume das exportações do portfolio atual de produtos, tendo como pontos importantes:  o desenvolvimento do conceito de certificação de exportadores;  a ampliação da sistemática de liberação antecipada. e)Acelerar:  as melhorias da infra-estrutura de transportes e de terminais;  a integração das legislações sobre transportes, iniciando pela regulamentação da lei da multimodalidade;  a viabilização da operação ininterrupta e concomitante de todos os órgãos envolvidos no sistema de comércio exterior brasileiro, compatibilizando-a com a demanda do usuário.

12 O Desafio a ser vencido é separar •Fluxo Físico •Fluxo Fiscal •Fluxo Documental •Será possível?

13 Svet Tullverket •Separação do fluxo desde ’74 •“Estamos continuamente nos esforçando para melhorar as rotinas Aduaneiras, para beneficiar a sociedade o quanto possível e para fortalecer o poder de competitividade das empresas Suecas. No nosso trabalho cooperamos com a comunidade empresarial e com as autoridades públicas.”

14 Svet Tullverket Stairway - Serviço de Certificação para as Mairores empresas The Virtual Customs Office e.tull “Tullverkets Internet Deklaration”

15 The philosophy Compliance  Simplification  Better use of resources  = Better competitiveness

16 Company Analysis Cost Benefit MoU Enforcement The Accreditation Process Risk Mapping IT RM Early Warning System Internal Control Program System Based Quality Audit Program The Follow-Up Process

17 Accreditation program for all parts of the Supply Chain National pilots up and running for all parts of the supply chain.

18 COMPACT Compliance and Partnership, Customs and Trade •O desenvolvimento do modelo depende de: –Entorno Digital –Controles internos computadorizados –Análise de Risco –Disposição para cooperar –Foco no operador individual •Catálogo de Riscos –Características organizacionais –Cumprimento –Volume de negócios –Mercadoria –Procedimentots

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22 Celní úřad Ruzynĕ – letiště Praha •Transição rápida e consciente do sistema Soviético para uma economia capitalista. –Uma lição de determinação. •Para competir na comunidade européia teriam que mudar. •Total separação entre mercadoria e processos burocráticos.

23 Aliança ProExport Parceria Público Privada Coligação pro modernização dos fluxos da cadeia de suprimentos

24 Visão •Aumentar a competividade do Brasil e sua participação no comércio internacional através de um sistema aduaneiro que protege os interesses nacionais enquanto melhora a eficiência da cadeia de suprimentos das empresas que participam do comércio internacional.

25 Missão •Melhorar a competitividade global do Brasil através da implementação de um sistema aduaneiro que proteja a geração de receitas, preserve a saúde ambiental, preserve o patromônio cultural, facilite e controle o comércio, garanta a segurança e garanta a coleta adequada de dados.

26 Objetivo •Desenvolver, propor, conseguir aprovação e implementar um sistema aduaneiro moderno que proteja os interesses nacionais e facilite o comércio exterior

27 Fatores Chave de Sucesso PPP •Atitude •Desenvolver Confiança •Prossessos confiáveis •Relacionamentos a nível pessoal •Objetivos comuns •Desenvolvimento de soluções práticas comuns concensuadas nos diversos níveis da hierarquia •Negociação e flexibilidade em ambos os lados, trabalhando juntos nos desafios diários •Sr. Jiří Balicki, ředitel • Celní úřad Ruzynĕ – letiště Praha 20 de novembro de 2003

28 Mr. Kjell Jansson Director General, Swedish Customs •We who work in the public sector must continuously question ourselves if we deliver the products and offer the service and quality our customers demand. On the other hand, the customers, i.e. in this case the business community, must be prepared to participate in these endeavours in a constructive way, and also set aside time for this important undertaking. •A national poll, recently carried out, shows that in Sweden alone the costs of the business community for handling Customs procedures amount to about € 250 million. If we can reduce this amount by 20% through more efficient co-operation, it will mean an increase in competitive potential for the Swedish business community with € 50 million. Transformed to a European level we speak of gigantic amounts.

29 PARTNERSHIP win-win situation

30 TRUST!!

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32 Muito Grato John Edwin Mein


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