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Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez

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Apresentação em tema: "Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez"— Transcrição da apresentação:

1 Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez

2 Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador.
A Cidade de Canoas Fundação: 1939 População: habitantes (IBGE) Possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador.

3 Unilasalle Canoas 1907 - Chegada dos Irmãos Lassalistas ao Brasil
Chegada dos Irmãos Lassalistas a Canoas/RS Início das atividades do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior O Unilasalle é credenciado como Centro Universitário Tornar-se Universidade 1907 1976 2012

4 Presença Lassalista no Brasil
Rede La Salle Presença Lassalista no Brasil

5 Ensino Superior no Brasil
RS - Unilasalle - Canoas AM - Faculdade La Salle - Manaus MT - Faculdade La Salle - Lucas RS - Unilasalle - Estrela RJ - Unilasalle - Rio de Janeiro RS - Faculdade La Salle - Caxias do Sul

6 Ensino Superior no Mundo

7 Campus Canoas-RS

8 Homepage – www.unilasalle.edu.br/canoas

9 Organograma

10 Missão Promover o desenvolvimento da pessoa, através do ensino, da pesquisa, e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade nas dimensões humana e cristã. Visão Tornar-se universidade e ser reconhecida pela excelência do ensino, da pesquisa, e da extensão, voltada para o desenvolvimento local e regional.

11 Princípios Inspiração e vivência cristão lassalistas
Prática da Excelência do Ensino Exercício da Cidadania fraterna e solidária Respeito à diversidade e à vida Valorização da inovação, da criatividade e do empreendedorismo Qualificação dos agentes educativos Agilidade e compartilhamento da informação Integração entre ensino, pesquisa e extensão Eficiência e eficácia na gestão Valorização do ambiente para as relações interpessoais

12 Objetivo Institucional
Atender com excelência os requisitos do MEC tendo em vista transformar o Unilasalle em Universidade. Objetivo Estratégico Ser percebido pelos clientes como uma Instituição de excelência que capacita para o mercado de trabalho.

13 A mudança e a escolha da “Ferramenta BSC”
Gestão Estratégica A mudança e a escolha da “Ferramenta BSC” Por que se optou por essa ferramenta ? Por ser uma ferramenta objetiva de apoio à decisão Por ser de fácil e rápida implantação O desdobramento do Planejamento Estratégico convencional não gerou resultados esperados Necessidade de uma ferramenta de mudança para o Unilasalle Por que o Unilasalle quis a mudança? Insatisfação quanto aos resultados financeiros Pela necessidade de se tornar uma unidade auto-sustentável Pela necessidade de otimização em geral dos processos do Unilasalle

14 BSC (Norton e Kaplan) Conjunto de indicadores financeiros e operacionais, balanceados segundo as perspectivas de todas as partes interessadas, que proporciona à organização uma rápida e abrangente visão do negócio, atual e futura.

15 Vantagens do BSC Múltiplas perspectivas Relações de Causa e Efeito
Desdobramento dos Scorecards Mapa Estratégico Feedback das medições

16 Elementos Estratégicos – baseado no BSC
BASE ESTRATÉGICA BSC Define a razão de existir da instituição Intenções de médio e longo prazo OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MISSÃO Define onde a instituição quer chegar no longo prazo Monitoram o atingimento dos objetivos VISÃO MAPA ESTRATÉGICO INDICADORES E METAS PRINCÍPIOS E VALORES Ações para atingir os objetivos Representam as referências éticas nas relações da instituição PROJETOS ESTRATÉGICOS Este slide demonstra a estrutra de construção do planejamento. Todo o planejamento tem com base a definição da Missão (razão de existie da organização), da Visão (onde se quer chegar) e os princípios ou valores que orientam as atitudes dos colaboradores. Após esta definição, temos que analisar o ambiente interno e externo onde o SESC está inserido. Com isso, temos condições de definir os objetivos estratégicos, os indicadores, metas e projetos. Representação gráfica da estratégia da instituição

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18 INDICADORES ESTRATÉGICOS / RESULTADOS

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31 Evolução Histórica de fatos relevantes
Ano Descrição 2007 Marcas e Líderes º Lugar (Instituição de Ensino Superior) 2009 Diploma de reconhecimento - Sistema de Avaliação 2009 (Qualidade RS - PGQP) Marcas e Líderes º Lugar (Instituição de Ensino Superior); 2011 Marcas e Líderes º lugar (Instituição de Ensino Superior) Capacitação de colaboradores no ICA, Avaliadores e Examinadores - PGQP SINEPE/RS - Destaque Comunicação º lugar Top Ser Humano 2012 Medalha Bronze (Prêmio Qualidade RS – PGQP)

32 Ações Estratégicas Revisão do PDI ( ) Revisão dos PPC´s Ciclos de Revisão do Planejamento Estratégico (anual) Reuniões de Monitoramento - BSC (mensal) Visitas de Bechmarking Aquisição de Sistema SA – Performance Revisão dos processos Capacitação da equipe em ferramentas de gestão


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