A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPRESA FAMILIAR. Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. Empreendedor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPRESA FAMILIAR. Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. Empreendedor."— Transcrição da apresentação:

1 EMPRESA FAMILIAR

2 Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. Empreendedor é a pessoa que gera, acumula e distribui riqueza a partir de um sonho, ideal ou necessidade de sobrevivência. Princípio, ele visa melhorar a condição social de sua família, dividindo com sua mulher as tarefas iniciais. Posteriormente, os filhos são envolvidos, às vezes precocemente, nas operações da firma, criando-se assim uma sociedade familiar que vai gerar ao longo dos anos uma série de questões mais complexas do que a simples administração de uma atividade comercial ou industrial.

3 EMPRESA FAMILIAR Quase 80% das empresas no Brasil e no mundo são consideradas familiares, ou seja, têm origem ou gerência com pessoas da mesma família. No Brasil, desde pequenas e médias empresas a grandes grupos como Odebrecht e Votorantim foram fundadas por familiares. Mas apenas 25% das empresas familiares conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a quarta geração.

4

5 A empresa familiar é atuante em vários segmentos, como: Agricultura; Estacionamento; Hotelaria; Publicidade; Restaurante entre outros.

6

7 EMPRESAS FAMILIAR NO BRASIL Magazine Luiza Votoratim Grendene Mercado Móveis Cedro Cachoeira – fundação 1872

8 Principais características na primeira geração, com o fundador vivo Dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro. Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência. A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, seja na forma de vestir, seja na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação. Estrutura administrativa e operacional "enxuta". Exigência de dedicação exclusiva dos familiares, priorizando os interesses da empresa.

9 Principais características na primeira geração, com o fundador vivo Forte valorização da confiança mútua, independentemente de vínculos familiares, isto é, a formação de laços entre empregados antigos e os proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa. Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa. Valorização da antigüidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência.

10 Principais características na primeira geração, com o fundador vivo Expectativa de alta fidelidade dos empregados, manifestada através de comportamentos como não ter outras atividades profissionais, que não estejam relacionadas com a vida da empresa. Isto pode gerar um comportamento de submissão, sufocando a criatividades. Jogos de poder, onde muitas vezes vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.

11 Pontos fortes Empresa Familiar Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência; Estrutura administrativa e operacional "enxuta"; Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para auto-financiamento obtido de poupança compulsória feita pela família. Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado.

12 Pontos Fortes da Empresa Familiar Organização interna leal e dedicada. Grupo interessado e unido em torno do fundador. Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua. Continuidade e integridade de diretrizes administrativas e de focos de atenção da empresa.

13 Pontos Fracos Primeira geração (fundador vivo) Dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro; A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, na forma de vestir ou na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação; Exigência de dedicação exclusiva dos familiares, priorizando os interesses da empresa; Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa;

14 Pontos Fracos Primeira geração (fundador vivo) Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa; Valorização da antiguidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência; Expectativa de alta fidelidade dos empregados. Isto pode gerar um comportamento de submissão, sufocando a criatividade; Jogos de poder, nos quais muitas vezes vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.

15 Pontos fracos (na fase de transição para a 2ª geração) Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado; Falta de planejamento para médio e longo prazos; Falta de preparação/formação profissional para os herdeiros; Conflitos que surgem entre os interesses da família e os da empresa como um todo; Falta de compromisso em todos os setores da empresa, sobretudo com respeito a lucros e desempenho

16 Pontos fracos (na fase de transição para a 2ª geração) Descapitalização da empresa pelos herdeiros em desfrute próprio. Situações em que prevalece o emprego de parentes, sem ser este orientado ou acompanhado por critérios objetivos de avaliação do desempenho profissional. Falta de participação efetiva dos sócios que legalmente constituem a empresa nas suas atividades do dia-a-dia. Usualmente há uso de controles contábeis irreais - com o objetivo de burlar o fisco - o que impede o conhecimento da real situação da empresa e sua comparação com os indicadores de desempenho do mercado.

17 EMPRESA FAMILIAR Regras EMPRESA FAMILIAR Regras

18 Finanças Não use dinheiro do caixa para despesas pessoais Fixe um salário para cada familiar que atua na empresa Diferencie salário de lucro: sócios que trabalham na empresa podem receber ambos

19 Recursos Humanos Verifique se os familiares ocupam cargos que condizem com suas competências Separe a relação profissional da pessoal ou familiar Promova e recrute observando o mérito, não a relação familiar Evite chefiar parentes; coloque o familiar sob comando de uma outra pessoa

20 Gerencia Planeje o futuro da empresa Tome decisões estratégicas Veja se o plano da empresa é compatível com o da família

21 Troca de Comando Aposentadoria do Fundador Doença do Fundador Morte do Fundador Promoção do Líder

22 Sucessão Bem Sucedida Concientização das diferenças entre os filhos Plano de Sucessão Preparação dos sucessores

23 Plano de Sucessão Quem ficará encarregado pela empresa?”, “Quando acontecerá a sucessão?” “Como ocorrerá a sucessão?”.

24 Dicas importantes com relação à empresa familiar e ao processo de sucessão Toda empresa familiar deve prever quem tem condições de assumir a gestão da empresa, em caso de impedimento do gestor principal. Herdeiros da empresa que tenham interesse em assumir os negócios devem estar preparados. Conhecimentos teóricos e exercícios práticos são fundamentais. Mesmo tendo um herdeiro sucessor, a empresa deve preparar seus colaboradores e ter um colaborador-chave, que esteja pronto para tocar a empresa a qualquer momento e/ou ajudar na transição da sucessão. Todos devem estar comprometidos com a perpetuação da empresa. A empresa deve estar acima de interesses pessoais.

25 Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade.


Carregar ppt "EMPRESA FAMILIAR. Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. Empreendedor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google