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BALANCED SCORECARD Prof. Esp. Sandro Everton Leão.

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1 BALANCED SCORECARD Prof. Esp. Sandro Everton Leão

2 BALANCED SCORECARD?? Durante muitos anos, as medidas contábil-financeiras foram os principais meios utilizados pelos altos executivos para a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa. Hoje essas medidas já não são mais suficientes.medidas contábil-financeiras BALANCED SCORECARD

3 CERTO OU ERRADO???? BALANCED SCORECARD

4 RESPOSTA: BALANCED SCORECARD A maioria dessas medidas foi desenvolvida para uma economia industrial. Nesse contexto, o sucesso de uma empresa dependia, principalmente, da eficácia dos executivos em investir e administrar recursos físicos, recursos tangíveis.economia industrialeficáciarecursos tangíveis

5 VAMOS ANALISAR UM POUCO DESTA HISTÓRIA... BALANCED SCORECARD 1ª ERA: A ERA DA INSPEÇÃO Primeira era da qualidade – da Inspeção – voltou-se para o Chão de Fábrica. Quem inspecionava cada produto acabado era o funcionário. Nesse contexto, a administração da fábrica visualizava somente os custos e o lucro. Os engenheiros se preocupavam com a fabricação e com a qualidade.

6 2ª ERA: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO BALANCED SCORECARD a preocupação com o processo se fez presente. Controlávamos, estatisticamente, os produtos, verificando as peças que saíam das máquinas... A máquina fabricava 100 peças......escolhíamos uma......fazíamos a inspeção desse lote com essa peça.

7 3ª ERA: A ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE BALANCED SCORECARD A terceira era foi marcada pela padronização. padronização Os produtos eram fabricados, mas sua forma final dependia do funcionário que com ele estivesse envolvido. Chegamos então à Era da Garantia da Qualidade.Era da Garantia da Qualidade A padronização trazia benefícios para a fábrica, mas não o suficiente para o produto ter boaqualidade, pois produtos de má qualidade poderiam estar sendo padronizados.qualidade.

8 4ª ERA: A ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA BALANCED SCORECARD Para sobreviver – além de estar preparada para se adaptar aos mercados e a suas tendências –, a empresa teria de ser conduzida...mercados considerando os mercados; permanecendo atenta a sua alta segmentação; cuidando da lealdade dos clientes; preservando a habilidade de seus funcionários.

9 ESTRATÉGIA???? BALANCED SCORECARD A estratégia é elaborada com vistas às análises de fatores, e ambientes internos e externos,oportunidades e ameaças, de maneira que garanta à organização alcançar o patamar futuro desejado.ambientes internosexternosoportunidades e ameaças

10 BALANCED SCORECARD Kaplan e Norton deram início, no ano de 1990, ao estudo intitulado Measuring Performance in the Organization of the Future. Esse estudo tinha como finalidade averiguar como seria o método de medição de desempenho no ano organizações participaram desse estudo.Norton

11 AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... BALANCED SCORECARD Então, além de medidas financeiras tradicionais, foram acrescidas outras medidas de desempenho relativas a...medidas financeiras tradicionais prazos de entrega ao cliente; qualidade qualidade e ciclo do processo de produção; eficáciaeficácia no desenvolvimento de novos produtos.

12 AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... BALANCED SCORECARD As discussões de Kaplan e Norton conduziram a uma ampliação do scorecard denominado Balanced Scorecard – BSC. (cartão de marcação balanceado) Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas...KaplanNorton BSC financeira; do cliente; dos processos internos; de aprendizado e crescimento.

13 ELES ACREDITAVAM QUE BALANCED SCORECARD A empresa está sustentada em quatro pilares CLIENTES FINANÇAS APRENDIZADO E CRESCIMENTO PROCESSOS INTERNOS

14 E ESTES INDICADORES SE COMPLETAM BALANCED SCORECARD APRENDIZADO E CRESCIMENTO CLIENTES PROCESSOS INTERNOS FINANÇAS VISÃO E ESTRATÉGIA

15 ENTÃO O CONCEITO É QUE... BALANCED SCORECARD BSC é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiro e não financeiro que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

16 A MISSÃO DO BSC É... BALANCED SCORECARD Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

17 A MISSÃO DO BSC É... BALANCED SCORECARD Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

18 A PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO BALANCED SCORECARD Para Kaplan e Norton (2002), a capacidade de alcançar metas ambiciosas para os objetivos financeiros, dos clientes e dos processos internos depende das capacidades organizacionais para o aprendizado e o crescimento. Para cumprir nossa visão devemos garantir nossa habilidade para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas

19 A PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS BALANCED SCORECARD Para Kaplan e Norton (2002), na perspectiva dos processos internos, os executivos identificam os processos críticos em que devem buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e de segmentos específicos de clientes. Devemos garantir excelência nos nossos processos internos para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas

20 A PERSPECTIVA CLIENTES BALANCED SCORECARD Segundo Kaplan e Norton (2002), a perspectiva dos clientes do BSC permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionadas a satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade – com segmentos específicos de clientes e mercado. Para cumprir nossa visão como devemos aparecer para nossos clientes? Objetivos Medidas Metas Iniciativas

21 A PERSPECTIVA FINANCEIRA BALANCED SCORECARD Segundo Kaplan e Norton (2002), os objetivos financeiros representam a meta de longo prazo da empresa: gerar retornos superiores a partir do capital investido na unidade de negócios Para ter sucesso financeiramen te, como devemos aparecer para os acionistas? Objetivos Medidas Metas Iniciativas

22 MAS ESTA FERRAMENTA FUNCIONA MESMO?? BALANCED SCORECARD ISSO É O QUE NÓS VAMOS VER AGORA…

23 MAS PARA ISSO, VAMOS USAR O CONCEITO...

24 EQUIPE NOME: AS CONTADORAS LÍDER: JOCINÉIA COR: LILÁS ANIMAL: TIGRE Tema: BSC UNIC

25 EQUIPE NOME: CONTADORES DO FUTURO LÍDER: ALEX COR: BRANCA ANIMAL: LEÃO TEMA: Perspectiva Clientes

26 EQUIPE NOME: PATRYMONYUS LÍDER: ROSE COR: ROSA ANIMAL: CACHORRO TEMA: Perspectiva Processos Internos

27 EQUIPE NOME: MINOTAURO LÍDER: COR: ANIMAL: Tema: Perspectiva Financeira

28 EQUIPE NOME: THE COUNTING LÍDER: COR: ANIMAL: TEMA: Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

29 TAREFA Pesquisar e preparar uma apresentação sobre o UM CASO PRÁTICO envolvendo a perspectiva apresentada CARACTERÍSTICAS DA APRESENTAÇÃO: Supercriativa;, Utilizar os motivos da equipe do UFC; Todos devem apresentar: a nota é individual; No máximo 30 minutos, incluindo o tempo de preparação do material multimídia; Apresentação na próxima aula;


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