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Flávia Consoni fconsoni@fei.edu.br Centro Universitário da FEI
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1980: Brasil obteve 24 patentes de invenção no USPTO; Coréia do Sul obteve 8 2010: Brasil obteve 101 patentes; Coréia do Sul obteve 7.549 Coréia do Sul x Brasil
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Corrupção Consolidação e manutenção de um sistema educacional universalizante, porém ainda focado em disciplina e extremamente não-participativo [não favorece criatividade e iniciativa] Baixa auto-estima e nível de confiança Mudança tecnológica dinâmica; predomínio de uma economia do conhecimento e do aprendizado Transição: “da imitação /do poder fazer para o saber fazer e saber inovar” Sobre a Coréia do Sul
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1) Mecanismos de aprendizagem: espontâneos e intencionais 2) Aprendizagem enquanto um processo -Dimensões do Indivíduo que aprende -Dimensões da Organização que aprende 3) Da aprendizagem ao acúmulo de capacidades tecnológicas
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Aprendizagem ou esforço tecnológico Processo mudança comportamento indiv. e org. acumulam recursos Recursos = conhecimentos, habilidades, experiência Geram, Promovem e gerenciam a mudança técnica Aprendizagem contínua = capacidades/ competências habilidades, conhecimentos e experiência) CAPACIDADES TECNOLÓGICAS referem-se ao estoque de recursos intangíveis (habilidades, conhecimentos e experiência) incorporado nos indivíduos e na organização, condição necessária, porém não suficiente, para a empresa inovar tecnologicamente.
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Capacidade de Absorção Aprendizagem Competências/ capacidades Processo não automático Demanda condições específicas e esforços (espontâneos ou intencionais)
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Mecanismos de aprendizagem segundo o esforço APRENDIZAGEM ESPONTÂNEA É o learning by doing. Aprender fazendo; corresponde à aprendizagem prática. APRENDIZAGEM INTENCIONAL envolve ações deliberadas, sistemáticas e explícitas para promover o aprendizado a partir de conhecimento novo
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Conhecimento pela experiência; aprender ao executar uma atividade.
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Ao repetir determinada ação, esta execução tende a melhorar continuamente. E ao resolver problemas, se aprende ainda mais.
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APREND. ESPONTÂNEA APRENDIZAGEM INTENCIONAL Aprender fazendo; resolvendo problemas; learning by doing Treinamento (internos ou externos à empresa) Contratação (com qualificações diferenciadas) Pesquisa (conduzir atividades de P&D) Adaptação (da tecnologia gerada fora da empresa) Avaliação (reflexão e revisão acerca das estratégias e práticas da empresa) Aquisição (contratação de serviços externos) Interação (contato com fornecedores, clientes, concorrentes, universidades, centros de pesquisa) Aglomeração (inserção da empresas em região com outras empresas do ramo)
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Empresa
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APREND. ESPONTÂNEA APRENDIZAGEM INTENCIONAL Aprender fazendo; resolvendo problemas; learning by doing Treinamento (internos ou externos à empresa) Contratação (com qualificações diferenciadas) Pesquisa (conduzir atividades de P&D) Adaptação (da tecnologia gerada fora da empresa) Avaliação (reflexão e revisão acerca das estratégias e práticas da empresa) Aquisição (contratação de serviços externos) Interação (contato com fornecedores, clientes, concorrentes, universidades, centros de pesquisa) Aglomeração (inserção da empresas em região com outras empresas do ramo)
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Processos de Aprendizagem relacionados entre si! Podem ser: simultâneos e complementares.
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Aprendizagem Espontânea adequado a atividades e mudanças adaptativas; inadequado quando envolve rupturas, alteração na rotina, novas tecnologias. Aprendizagem Intencional adequado para promover mudanças técnicas Promove acumulação de competências mais inovadoras e complexas.
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Como é possível garantir que os mecanismos de aprendizagem sejam mesmo eficientes e se traduzam em novas competências tecnológicas?
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Assegurando (viabilizando, facilitando) que haja a transição desses conhecimentos, então incorporados nos indivíduos, para a corporação.
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Indivíduo Grupo Organização
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“ Organizações aprendem somente através dos indivíduos que aprendem. Aprendizagem individual não garante aprendizagem organizacional [requer a conversão!]. Mas, sem esta (aprendizagem individual), nenhuma aprendizagem organizacional ocorre.” Peter Senge (“A Quinta disciplina”)
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“Embora se use o termo “criação de conhecimento organizacional”, a organização não pode criar conhecimento por si própria sem a iniciativa dos indivíduos e a interação que ocorre com o grupo” Nonaka & Takeuchi (“Criação de Conhecimento na Empresa”)
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Plano individualPlano individual processo de aquisição de conhecimentos, Plano organizacionalPlano organizacional Torna o processo de aprendizagem institucionalizado processo de conversão dos conhecimentos
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aprendizado Espontâneos Sistemáticos Competências/ capacidades evolutivocumulativoincerto
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Trajetória de acumulação de Competências Tecnológicas Evolução da empresa (e do seu passado) Cultura corporativa Ambiente corporativo (ex.caso EMNs) Opções estratégicas
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Empresas diferem entre si em termos das suas capacidades, mesmo quando inseridas em mesmo setor econômico, e sujeitas às mesmas condições sócio- políticas-econômicas
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Aprendizagem e Competências Tecnológicas Processo de acúmulo de competências é condição para que as empresas possam promover a mudança técnica; realizar atividades tecnologicamente mais complexas. Este processo não é automático; depende de mecanismos diversos de aprendizagem. O acúmulo de competências é lento e gradual. As capacidades não são estáticas; sua destruição ou ampliação dependerá da preservação/ ampliação dos mecanismos de aprendizagem.
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VW APOLLO (1990 – 1992) FORD VERONA (1989 – 1996) Sedan derivado do Escort
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Internos: learning by doing; resolução de problemas complexos Externos: contratação pessoal; treinamento exterior; parceria outras empresas; rede corporativa; feiras e congressos. aquisição de conhecimentos (individual) Compartilhamento de conhecimento na equipe; engenheiros remanescentes como mentores de projetos (sobretudo BA); cursos e treinamentos internos; reuniões. conversão dos conhecimentos (organizacional)
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http://www.youtube.com/watch?v=y3qIle6cD-E Por que fazer as coisas sempre da mesma forma, se há outras possibilidades de se executá-las, com resultados que podem ser muito melhores? Questionar pode ser uma alternativa!
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