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TMM - Torque Management Mercosur 1904 2002 TMM - Torque Management Mercosur Dana Brasil 1947 2002.

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2 TMM - Torque Management Mercosur 1904 2002

3 TMM - Torque Management Mercosur Dana Brasil 1947 2002

4 TMM - Torque Management Mercosur Faturamento US$ 10.3 Billions Faturamento US$ 10.3 Billions 70.000 Funcionários 70.000 Funcionários 2001

5 TMM - Torque Management Mercosur U.S. & Canada 300 Operações 34 Países Operações Globais Australia China Canada India Sweden Poland Russia South Africa Argentina Brazil Puerto Rico Venezuela Mexico Taiwan Hong Kong Japan Austria Ireland England Scotland Belgium Holland Italy Austria Ireland England Scotland Belgium Holland Italy Malaysia Singapore Colombia Uruguay Germany France Spain Switzerland South Korea Thailand New Zealand USA

6 TMM - Torque Management Mercosur Operações Brasil Curitiba1 SuspensãoSuspensãoCuritiba1 Gravataí Gravataí 7 CardansCardans JuntasJuntas AnéisAnéis BronzinasBronzinas Sistemas de FreiosSistemas de Freios ForjadosForjados Off-HighwayOff-Highway Gravataí Gravataí 7 CardansCardans JuntasJuntas AnéisAnéis BronzinasBronzinas Sistemas de FreiosSistemas de Freios ForjadosForjados Off-HighwayOff-Highway Sorocaba1 EixosEixosSorocaba1 Taubaté1 VW Sistemas modularesVW Sistemas modularesTaubaté1 São Paulo 9 JuntasJuntas SuspensãoSuspensão FluidosFluidos EstruturasEstruturas Sistemas/ MódulosSistemas/ Módulos GlacierGlacier DistribuiçãoDistribuição Pelegrino Pelegrino São Paulo 9 JuntasJuntas SuspensãoSuspensão FluidosFluidos EstruturasEstruturas Sistemas/ MódulosSistemas/ Módulos GlacierGlacier DistribuiçãoDistribuição Pelegrino Pelegrino 18 Operações 1 Distribuição

7 TMM - Torque Management Mercosur Planta de Gravataí Vendas: US$ 122.9 Millions Funcionários: 1,311 Área: 348.319 m 2 SDM Dana Albarus SOH SFB (Dana Albarus) VRM FTE PCM GVB DFA SCG

8 TMM - Torque Management Mercosur  Recursos Humanos - Folha de Pgto - Recrutamento - Assist. Médica -RelaçõesTrabalhistas  Contabilidade  Contas á pagar  Compras Indiretas  Comércio Exterior  Treinamento (Dana-U)  Segurança  Manutenção predial  Restaurante  Gerenciamento do Meio Ambiente  Recursos Humanos - Folha de Pgto - Recrutamento - Assist. Médica -RelaçõesTrabalhistas  Contabilidade  Contas á pagar  Compras Indiretas  Comércio Exterior  Treinamento (Dana-U)  Segurança  Manutenção predial  Restaurante  Gerenciamento do Meio Ambiente SERVIÇOS Áreas Compartilhadas

9 TMM - Torque Management Mercosur Sistemas e Módulos EixoEmbreagem Direção e suspensão Cardan (TMG) Cardan USA Cardan Canadá Cardan Austrália Cardan Europa Cardan Mercosul Dana Corp Joe Magliochetti Motores Aftermarket Veículos Comerciais Fluidos Sistemas Automotivos Fora-de- estrada Cardan Mercosul Cardan (TMG) Sistemas Automotivos Estrutura Dana Global

10 TMM - Torque Management Mercosur TMM – Torque Management Mercosul Engenharia de Produto PauloLoureiro Sistema da Qualidade JoséLosada Satisfação do Cliente RosaBueno Controladoria Jorge Delgado Seis Sigma ClovisKras Vendas -Erni Koope/ FranciscoDavila Gerente Geral Júlio Oliveira SCA R. Gillio SCB Carmen P. SFB R.Fritsch

11 TMM - Torque Management Mercosur Satisfação Cliente/ PE Gerente Rosa Bueno Gerente Rosa Bueno TMM Gerente Geral Júlio Oliveira Gerente Geral Júlio Oliveira Manuf. & Six Sigma Gerente Clovis Kras Gerente Clovis Kras Qualidade Divisional Gerent Jose Losada Gerent Jose Losada Eng. Produto Gerente Paulo Loureiro Gerente Paulo Loureiro Finanças Divisional Gerente Jorge Delgado Gerente Jorge Delgado Vendas Erni Koppe Vendas Erni Koppe SCB Plant Manager Carmem Piccini Plant Manager Carmem Piccini SCA Plant Manager Ruben Gillio Plant Manager Ruben Gillio SFB Plant Manager Rubem Fritsch Plant Manager Rubem Fritsch Torque Management Mercosul

12 TMM - Torque Management Mercosur Vendas: US$ 62.3 Milhões Funcionários : 634 Área: 17.388 m² SPICER DRIVESHAFT BRASIL 2001  Cardans para aplicações leves, médios e pesados;  Juntas universais  Coluna de direção  Componentes de cardans  Cardans para aplicações leves, médios e pesados;  Juntas universais  Coluna de direção  Componentes de cardans Produtos

13 TMM - Torque Management Mercosur SPICER DRIVESHAFT ARGENTINA Vendas: US$ 9.2 Milhões Funcionários : 47 Área: 1,650 m²  Montagem de cardans 2001 Produtos

14 TMM - Torque Management Mercosur Vendas: US$ 17.7 Milhões Funcionários : 194 Área: 8,392 m² SPICER FORGING BRASIL Peças forjadas para:  Cardans  Eixos leves  C.V.J Peças forjadas para:  Cardans  Eixos leves  C.V.J 2001 Produtos

15 TMM - Torque Management Mercosur Vendas por Mercados OEM 48% AM 20% EXP 32%

16 TMM - Torque Management Mercosur Principais Clientes NAVISTAR

17 TMM - Torque Management Mercosur Plano de Négocio

18 TMM - Torque Management Mercosur Orientando nossa transformação através do DQLP Valor para o acionista Resultados financeiros e de mercado Satisfação do cliente

19 TMM - Torque Management Mercosur Processo de Planejamento Estratégico Desdobramento das Estratégias Disseminação das Estratégias Formulação das Estratégias SUB- PROCESSOS

20 TMM - Torque Management Mercosur Formulação das Estratégias Missão Porque existimos Valores Em que acreditamos Visão O que queremos ser Estratégias Nosso plano de negócio Balanced Scorecard Implementação e foco Iniciativas Estratégicas (Ações) O que nós necessitamos fazer Objetivos Pessoais (Ações) O que eu necessito fazer

21 TMM - Torque Management Mercosur Formulação das Estratégias Missão Porque existimos Valores Em que acreditamos Visão O que queremos ser Estratégias Nosso plano de negócio Balanced Scorecard Implementação e foco Iniciativas Estratégicas (Ações) O que nós necessitamos fazer Objetivos Pessoais (Ações) O que eu necessito fazer

22 TMM - Torque Management Mercosur Mejorar elValorpara el Accionista Perspectiva Financiera Perspectiva del Cliente Perspectiva del Proceso Interno Perspectiva deAprendizaje yCrecimiento Desarrollar las Competencias delos Empleados Disponibilizar Tecnologías deSoporte Reforzarla Cultura Corporativa Construir el Mercado atravésde Innovaciones IncrementarValor atravesde Procesosde Administración deClientes Lograr Excelencia Operacional enProcesos de Producción yLogistica Tornarse un Buen Ciudadano atravésdeProcesos Ambientales y de Cumplimiento Legal Excelencia Operacional Relacionamiento Excelencia Operacional Intimidadconel Cliente Liderazgoenlos Productos Conquista,RetenciónySatisfaccióndeClientes Construir mercado IncrementarValor para el Cliente EstrategiadeCrecimientodeIngresos Crecimientode Vtas por Nuevos Negocios Rentabilidad por Cliente Mejorarla Estructura deCostos Mejorar Uso deActivos EstrategiadeProductividad Costo Operativo por Unidad Producida UsodeActivos Mapeo de la de laEstrategia Processo de Planejamento Estratégico ESTRATÉGIA Ambiente competitivo. Capacidade da Organização Missão e Visão Processos Chaves Enabling Processes Objetivos Estratégicos.. SWOT Mapa das Estratégias

23 TMM - Torque Management Mercosur Visão e Objetivo Estratégico Perspective Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva Interna Aprendizado e crescimento Para alcançar minha visão, como devo ser visto pelo cliente Para satisfazer meu cliente, em quais os processo devo ser excelente Para alcançar minha visão, como minha organização deve aprender e melhorar Formulação das Estratégias Se eu tiver sucesso, como serei visto pelos acionistas Balanced Scorecard* *Robert Kaplan David Norton Harvard School

24 TMM - Torque Management Mercosur Revisão/ alinhamento das estratégias Definição e inter- relacionamento de objetivo Definição e priorização de ações Identificação de estratégias genéricas Definição de indicadores e metas Plano de implantação Balanced Scorecard*

25 TMM - Torque Management Mercosur

26 Strategy Map Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente e do Mercado Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Construindo o Mapa Estratégico Se eu tiver sucesso, como serei visto pelos acionistas

27 TMM - Torque Management Mercosur Strategy Map Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente e do Mercado Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Aumentar o Valor para o acionista Contruir Filiais Aumentar valor para o cliente Crescimento de Receita Vendas através de novos negócios Lucratividade Melhorar na estrutura de custo Melhorar a utilização de ativos Crescimento de Produtividade Operação por custo/unidade Utilização de ativos Construindo o Mapa Estratégico

28 TMM - Torque Management Mercosur Perspectiva Financeira  Análise dos riscos financeiro (projeção de PIB, variação cambial, inflação, etc)  Revisão dos resultados financeiros do ano anterior  Resultados prometidos em HW  Estratégias Financeira

29 TMM - Torque Management Mercosur Strategy Map Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente e do Mercado Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Para alcançar minha visão, como devo ser visto pelo cliente Excelencia Operacional Relacionamiento Excelência Operacional Intimidade com o Cliente Liderança em Produto Satisfação e retenção dos clientes Aumentar o Valor para o acionista Contruir Filiais Aumentar valor para o cliente Crescimento de Receita Vendas através de novos negócios Lucratividade Melhorar na estrutura de custo Melhorar a utilização de ativos Crescimento de Produtividade Operação por custo/unidade Utilização de ativos Construindo o Mapa Estratégico

30 TMM - Torque Management Mercosur Proposta de Valor para o Cliente Intimidad con el Cliente Liderazgo en Productos Requisito Geral Diferencial Excelencia Operacional Relacionamiento Preço Qualidade Variedade Entrega Smart Shopper Atributos de Produto/Serviço Imagem Relacionamento Excelência Operacional Serviço Relaciona mento Marca Reconhecida Atributos de Produto/Serviço Relacionamento Imagem Intimidade com o cliente Funciona lidade Entrega Best in Class Atributos de Produto/Serviço Relacionamento Imagem Liderança em Produto Companhias que excedem a concorrência em preço, qualidade de produto e entrega Companhias que excedem na oferta de serviços personalizados e constróem um relacionamento de longo prazo Companhias que excedem na criação de um produto único e empurram o progresso

31 TMM - Torque Management Mercosur Processo de Inovação Gerenciamento dos Processo dos Cliente Processos Operacionais Liderança de Produto Intimidade com o Cliente Excelência Operacional Invenção Desenvolvimento de produto Speed to Market Desenvolvimento de soluções Customer service Gerenciamento do Relacionamento Consultoria Gerenciamento da cadeia de fornecimento Eficência Operacional Custo e qualidade

32 TMM - Torque Management Mercosur TMM AftermarketEquipamentoOriginal Afiliadas Dana África do Sul Afiliadas Dana Ámerica do Sul Anti Vibratórios Vibratórios ServiçosCardan Principal Principal Semi Eixo TerminaisForjados Produto Tipo de Cliente Região Segmentação

33 TMM - Torque Management Mercosur Perspectiva dos Clientes  Estratégias dos clientes e do mercado  Proposta de valor para o cliente revisada  As estratégias financeiras  Pesquisa de Satisfação do Cliente  Segmentação  Demanda de mercado, atual e potencial  Concorrentes atuais (pontos +/-)  Estratégias dos entrantes  Novos requisitos de clientes

34 TMM - Torque Management Mercosur Para satisfazer meu cliente, em quais os processo internos devo ser excelente Strategy Map Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente e do Mercado Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Construir o mercado através da inovação Aumentar o valor através dos processos do cliente Alcançar excelên- cia operacional em produção e entrega Tornar-se bom cidadão através do atendimento de legislações Excelencia Operacional Relacionamiento Excelência Operacional Intimidade com o Cliente Liderança em Produto Satisfação e retenção dos clientes Aumentar o Valor para o acionista Contruir Filiais Aumentar valor para o cliente Crescimento de Receita Vendas através de novos negócios Lucratividade Melhorar na estrutura de custo Melhorar a utilização de ativos Crescimento de Produtividade Operação por custo/unidade Utilização de ativos Construindo o Mapa Estratégico

35 TMM - Torque Management Mercosur Perspectiva dos Processos Internos  As estratégias do cliente e do mercado  Capacidade produtiva  Tecnologias disponíveis (atuais)  Atendimento de requisitos de clientes  Estrutura  Capacitação dos fornecedores  Plano de investimento ou recursos disponíveis  Normas ambientais  Estratégias dos processos internos  Processos chaves e de apoio

36 TMM - Torque Management Mercosur Processos Chaves da TMM

37 TMM - Torque Management Mercosur Para alcançar minha visão, como minha organização deve aprender e melhorar Strategy Map Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente e do Mercado Perspectiva dos Processos Internos Perspectiva do Aprendizado e Crescimento Construir o mercado através da inovação Aumentar o valor através dos processos do cliente Alcançar excelên- cia operacional em produção e entrega Tornar-se bom cidadão através do atendimento de legislações Excelencia Operacional Relacionamiento Excelência Operacional Intimidade com o Cliente Liderança em Produto Satisfação e retenção dos clientes Desenvolver as competências dos funcionários Suporte tecnológico Reforçar a cultura comportaiva Aumentar o Valor para o acionista Contruir Filiais Aumentar valor para o cliente Crescimento de Receita Vendas através de novos negócios Lucratividade Melhorar na estrutura de custo Melhorar a utilização de ativos Crescimento de Produtividade Operação por custo/unidade Utilização de ativos Construindo o Mapa Estratégico

38 TMM - Torque Management Mercosur Perspectiva do aprendizado e crescimento organizacional  Estratégias dos processos internos  Pesquisa de clima  Capacitação da força de trabalho  Riscos Sociais  Novas legislações trabalhistas  Estratégias dos do aprendizado e crescimento  Tecnologias para suportar o atingimento de todas as estartégias

39 TMM Internal Perspective Dana People Satisfaction Dana Style and People Resource Perspective Customer Value Drivers Customer Perspective Strategic Partnering Relationship Product and Service Image E-business Speed to Market Connectivity Responsiveness Business Ethics Weight, Strength & Durability NVH Solutions Design for the Environment Flexibility Diversity Local Application Eng. Logistic solutions Customer Metrics Technologic leadership Good citizen  Consumer Awareness  Cost / Value Local content Provide Competitive Advantage Financial Perspective Meet and Exceed 2002 Performance Objectives ROS = 10 %RONA = 22,8 % REVENUE & GROWTH STRATEGY PRODUCTIVITY STRATEGY Shareholder New Revenue Sources >5% Fee Based Value-Added Intellectual Property Acquisitions/JV/Strat. Alliances Gross Margin Sales/Head Count Payroll/Sales Improve Cost Structure Innovation and Technology  25% - 75% 2 and 5 years old Tier I Supplier Partner Status, except inter company Logistic solutions Increased Customer Value TMM Transformation 2005 Customer Satisfaction Innovation and Technology Leadership Aligned Business Philosophies with Customer Operational Excellence Regulatory and Environment Processes Align sales/marketing organiz. to customer  Grow business outside Mercosurl to 30% total sales  Grow value-added services to 5%  Define a business plan for service  Align internal structure to customer attendance  Focus on Asian Customers  Sales:  25% 2 years old  75% 5 years old  Create an R&D internal process  Engineered product solutions  Full service supplier  Protect and grow core products  Align information technology policy to division  Align the TMM structure to ASG Operational processes linked to customer satisfaction  5% cost reduction / sales/ year  Align six sigma program to division strategy  Reduction in supplier base to bench. level  Customer and supplier PPM: 25  Asset base reduction  Consolidation of flex plant concept Ethic Behavior ISO14000  Attend 100% regulations  Prepare division for SA8000 and OHSAS8001  Design for the environment Achieve Strategic Tier I Supplier Partner Status Be a good corporate citizen Business Improvement through DQLP and Keys to Success Achieve Market Leadership Through Innovative Technologies A Motivated and Prepared Work Force Create a Climate for Success Transformation 2005 Dana Style full deployment Monthly communications Quality culture survey Annual performance appraisals Deployment of planning / business strategies Endomarketing Ideas Transformation 2005 Define competencies for success Education and training Collaborative teaming Compensation aligned to performance Promotion from within Hire for fit Six sigma obtainment Develop Competencies for Success 100% Global Connectivity DQLP Six Sigma Methodology E-Business (CRM) Service marketing Engineering Tools Design for six sigma Lean manufacturing tools NVH analysis Technology to Deploy Value Proposition 39 Asset Turns DVA Improve Asset Utilization Market knowledge New businesses New customers Increase Market share

40 TMM - Torque Management Mercosur Transformation 2005 ASG TMG TTM Planta/Dept Área Individual Desdobramento das Estratégias

41 TMM - Torque Management Mercosur Desdobramento das Estratégias KEYCARDS

42 TMM - Torque Management Mercosur TMM INDIVIDUO Desdobramento das Estratégias KEYCARDS

43 TMM - Torque Management Mercosur Perguntas


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