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APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Prof. Haroldo Peon TCC - PLANO DE NEGÓCIOS Guilhermina Almeida Consultoria Hospitalar Ltda.

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1 APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO Prof. Haroldo Peon TCC - PLANO DE NEGÓCIOS Guilhermina Almeida Consultoria Hospitalar Ltda.

2 EMPREENDIMENTO EMPREENDIMENTO APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO PRODUTO / SERVIÇOS PRODUTO / SERVIÇOS MERCADO MERCADO MARKETING MARKETING FINANÇAS FINANÇAS

3 EMPREENDIMENTO ENDEREÇO: Avenida Tancredo Neves nº 805, sala 504. Salvador – Ba Fone: (071) G A Consultoria Hospitalar  Sociedade de responsabilidade limitada, com fins lucrativos e composta por dois sócios.  Capital Nacional próprio.  Empresa de Prestação de serviços,  De pequeno porte e optante do Simples.

4 EMPREENDIMENTO PROJETO C PROJETO A GERÊNCIA DE MARKETING GERÊNCIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS GERÊNCIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA GERAL PROJETO B

5 EMPREENDIMENTO GA Consultoria Hospitalar GA Consultoria Hospitalar Gerência Geral Administrativa Financeira Administrativa Financeira Produção Produção Marketing Marketing Recursos Humanos Guilhermina Almeida Antonio Marcelo Antonio Marcelo

6 FONTES DE RECEITA: FONTES DE RECEITA: Vendas dos serviços ( projetos) calculadas com base nos custos: Vendas dos serviços ( projetos) calculadas com base nos custos: – Variáveis - Hora do Consultor – Fixos e Despesas – Folha de Pagamento e Encargos EMPREENDIMENTO

7 VISÃO: VISÃO: Tornar uma empresa de credibilidade e referência na área de Consultoria em Administração Hospitalar, através da prática da excelência, profissionalismo, integridade e ética, sempre comprometida com os nosso clientes, colaboradores e com a comunidade. Tornar uma empresa de credibilidade e referência na área de Consultoria em Administração Hospitalar, através da prática da excelência, profissionalismo, integridade e ética, sempre comprometida com os nosso clientes, colaboradores e com a comunidade. EMPREENDIMENTO

8 MISSÃO: MISSÃO: Analisar, planejar e assessorar quando da implantação e administração de Organizações Médico-hospitalares, empregando inovadoras ferramentas e tecnologias gerenciais, em especial da qualidade, a fim de assegurar os compromissos Institucionais e a lucratividade de cada Organização. Analisar, planejar e assessorar quando da implantação e administração de Organizações Médico-hospitalares, empregando inovadoras ferramentas e tecnologias gerenciais, em especial da qualidade, a fim de assegurar os compromissos Institucionais e a lucratividade de cada Organização. EMPREENDIMENTO

9 PRODUTOS/ SERVIÇOS Planejamento Estratégico Diagnóstico Situacional Administração pela Qualidade Gestão Integrada de Pessoas Humanização Hospitalar Hotelaria Hospitalar SERVIÇOS

10 Vantagens competitivas: –Agregar valor as atividades da empresa- cliente; –Focados no estágio embrionário ou de crescimento do ciclo de vida; –Entregue de forma fragmentada; –Estruturados com forte acompanhamento; –Elevada intensidade de contato profissional entre as partes; –Aprimoramento constante. SERVIÇOS

11 FLUXO OPERACIONAL: –Contato com potenciais clientes  Identificando necessidades –Interação com a empresa- Cliente  Apresentando soluções;  Negociando;  Compondo equipe, elaborando projeto etc. –Implementação da prestação do serviço  Identificando os executivos,  Treinando, desenvolvendo e capacitando os profissionais. –Acompanhamento e Avaliação  Processo pós –vendas. SERVIÇOS

12 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: – Parceria Externas com:  LBCC/ HAM;  SENAC, SETIND,SESI;  Faculdades;  Empresas de sistema de Informação, etc. –Parcerias Internas:  Econômica Empreendimentos;  Condomínio. SERVIÇOS

13 SETOR DA ECONOMIA - Serviços de Saúde SETOR DA ECONOMIA - Serviços de Saúde – Participação de 5% do PIB nacional (DATASUS) – 3% do PIB Estadual ( SEI) Taxa de Crescimento prevista – 9% a.a.(DATASUS) Taxa de Crescimento prevista – 9% a.a.(DATASUS) Mercado Alvo - Mercado Alvo - –Unidades Públicas e Privadas de Serviço de Saúde situadas na região de abrangência - NORTE do Estado (Alagoinhas) –Segmentado inicialmente nos Municípios de: Inhambupe, Olindina e Nova Soure. –Composto de 45 unidades distribuídas entre: Clinicas, Hospitais, Centros de Diagnósticos, Centros Médicos, Laboratórios, onde a profissionalização da gestão ainda é incipiente. –População de aproximadamente hab. Tipo de Segmentação: Tipo de Segmentação: –Geográfica, Demográfica, Produto. MERCADO

14 DIFERENCIAL COMPETITIVO DIFERENCIAL COMPETITIVO – Prestar consultoria em instituições de saúde de forma especializada, individualizada, personalizada e inovadora primando pela qualidade dos serviços e satisfação dos clientes. –Produtos disponibilizados de forma gratuita:  Sala para reuniões com até seis pessoas  Escritório de apoio – Secretária – Recursos de informática e internet. MERCADO

15 Fonte:Elaboração própria com base em fonte primária ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE POR MUNICÍPIO Municípios PrivadosPúblicosTotal Quant. Inhambupe51318 Nova Soure41014 Olindina5813 TOTAL GERAL143145

16 MERCADOMERCADO Vector Consultoria e Sistemas MR Consultoria Pessoas Físicas DIRETOS Principais Concorrentes Principais Concorrentes 8 Anos de mercado Utiliza tecnologia de ponta Gerada no ambiente Hospitalar Estratégia - qualidade 04 anos de mercado Rede de relacionamentos na Adm. Pública, Estratégia- promessa de lucratividade. Preços competitivos Acesso aos tramites burocráticos

17 MERCADO ALVO - VOLUNTÁRIOS Funcionários INDIRETOS Principais Concorrentes Principais Concorrentes -Motivação - Custo mínimo - Maior preocupação com a qualidade -Baixo investimento em treinamento - Maior controle sobre o serviço - Comprometimento - Menor rotatividade

18 MARKETING Estratégia de entrada no mercado  Foco em serviços especializados e deferenciados pela qualidade  Venda direta  Produtos agregados (sala de reuniões e escritório) Canais de Distribuição  De forma direta e especializada através dos seus profissionais, atendendo as necessidades específicas de cada cliente.

19 MARKETING Estratégia de Marca  Marca própria com logotipo Estratégia de Comunicação  Folhetos,  Site na internet -  Patrocínio de festas regionais

20 MARKETING  Força de venda  Venda por indicação  Venda direta com visitas ao local  Distribuição de Folhetos e impressos em reuniões de gestores: -UPB -Conselhos de Classe  Site

21 MARKETING – Projeção de vendas ProdutosAno I Projeto de Administração pela Qualidade Quantidade1 Projeto de Administração de Hotelaria Hospitalar Quantidade2 Projeto de Diagnóstico Estratégico Quantidade3 Projeto de Gestão Integrada de Pessoas Quantidade3 Projeto de Implantação da Humanização Hospitalar Quantidade2 Projeto de Planejamento Estratégico Quantidade2 Total de Projetos >>>>>>>>>>13

22 PARÂMETROS ECONÔMICOS E FINACEIROS Indicadores de Atividade Econômica % De Crescimento de Vendas Ano IIAno IIIAno IVAno V 15,0020,0030,0040,00 % De Crescimento das Despesas Ano IIAno IIIAno IVAno V 5,0010,0020,0030,00 % De Reajuste da Folha de Pagamento Ano IIAno IIIAno IVAno V 5,00 30,0040,00 Carga Tributária Impostos % Sobre Faturamento % Sobre o Lucro% Sobre a Folha de Pagamento 15,000,0067,00

23 MARKETING  Projeção de vendas

24 FINANÇAS Fonte: Elaboração Própria

25 FINANÇAS  Projeção de Custos Fixos e Despesas  Folha de pagamento

26 FINANÇAS - Custos Variáveis  Base de Cálculo  Projeção Anual

27 FINANÇAS - DRE

28 Fonte: Elaboração Própria

29 FINANÇAS Rentabilidade do Projeto TAXA DE DESCONTO35% INVESTIMENTO INICIAL (49.989,00) Valor Presente do Fluxo de Caixa ,17 VPL - Valor Presente Líquido63.749,00 TIR - Taxa Interna de Retorno76% ROI -(Return on Investment)1,27 PayBack Simples1,10 meses PayBack Descontado2,8 meses

30 “As pessoas não estão mais interessadas em saber simplesmente ‘É uma boa causa ?’. Elas querem ver compromisso e competência – uma demonstração de realização e progresso de uma Organização responsável.” (Peter F. Drucker, 1998) Obrigada pela Atenção Maria Guilhermina de Almeida R. Dantas Silva Fones: (71) /


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