A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade

2 CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente O paciente Os funcionários Os acionistas A comunidade

3 Qualidade resulta de um equilíbrio entre: –Quantidade certa –Local certo –Hora certa Qualidade evita o Re-trabalho –As ações são praticadas observando alguns conceitos. 1.Métodos gerenciais 2.Crescimento do ser humano

4 MÉTODOS GERENCIAIS 1.Gerência de Rotina Tem como objetivo padronizar e documentar um processo para que seja reproduzido praticamente da mesma forma. 2.Gerência de Melhoria O processo não é padronizado podendo ser sempre melhorado, havendo sempre espaço para uma melhoria. Valorização do Ser Humano A administração moderna requer o fortalecimento dos funcionários. Os funcionários devem trabalhar num clima de confiança com um enfoque no grupo e nunca no individual.

5 A implantação da qualidade deve ser vertical, mas a administração dos recursos humanos da qualidade deve ser sempre horizontal. Segundo a escala de Maslow: As necessidades do ser humano são : –Auto realização Realização do seu próprio potencial, autodesenvolvimento –Estima Auto confiança, independência, reputação –Sociais Sentimento de aceitação, amizade. Associação e sentimento de pertencer ao grupo –Segurança Proteção própria e de sua família. Estabilidade no emprego. –Fisiológicas Sobrevivência, alimentação, vestuário e habitação

6 Para que as necessidades sejam atendidas a empresa deverá assumir um conjunto de compromissos. 1.Criação de condições para atender as necessidades fisiológicas e de segurança: Salários adequados Estabilidade Bom ambiente físico Lazer Assistência médica e social Cesta básica Segurança 2.Criação de condições para atender às necessidades de amor, estima e auto realização. Gerenciamento participativo Trabalhos em grupo Treinamento formal Treinamento no trabalho

7 Necessidade de Liderança efetiva –Descentralização da autoridade. –Delegação de autoridade aos funcionários tornando-os mais responsáveis. –Optar pela qualidade fazendo as coisas certas e não fazendo certo as coisas. –Encarar o funcionário como o maior capital, entendendo que o funcionamento não é descartável, tem um potencial a ser desenvolvido, é cliente interno de uma empresa.

8 Implantação do Programa de qualidade **** O Hospital Moderno **** A qualidade na prestação de serviço de saúde é um sistema estruturado para criar a participação de toda a organização no planejamento e na implementação de um contínuo processo de desenvolvimento para que as necessidades do cliente (paciente) sejam atingidas e até excedidas. Este processo deve partir do topo para a base. Os dirigentes são responsáveis para esse início de processo.

9 Interesse do chefe Aprendizado, prática e compromisso Aprendizado e prática dos subordinados

10 Após esse entendimento, será criado um conselho de Melhoria de Qualidade que trabalharão na formulação de uma política de qualidade para o hospital. A instituição deverá declarar sua missão, entender o que significa qualidade e quais as diretrizes e princípios serão utilizados. Cada departamento deverá implantar a qualidade total, sendo orientado, assessorado e supervisionado pelo Conselho de Melhoria da Qualidade. Etapas: –Implantação de rotinas –Criação de Sistemas de Padrões –Revisão de resultados –Geração de relatórios A posição do Conselho de Qualidade é da mesma importância no organograma que a CCIH e o de Ética Médica.

11 Qualidade nos Serviços de Enfermagem HOSPITAL Recursos Sofisticados de Material e Aparelhagem Qualidade na Assistência De Enfermagem Enfermagem: Permanente 24 horas Interação com o Hospital Através da enfermagem Divisão de suas frustrações. Enfermagem com boa apresentação, cortesia e habilidade técnica transmitirá ao paciente a imagem de um hospital de qualidade

12 Administrador de Enfermagem Comanda as chefias de enfermagem de todas as unidades assistenciais com maior autoridade e autonomia, resolvendo os assuntos técnicos e burocráticos. Deve ser treinado para habilidades financeiras estreitando o diálogo entre a enfermagem e a administração, facilitando os registros, as cobranças e o controle de gastos no hospital. Nesse rumo à qualidade total deve-se manter a valorização do Ser Humano, prevalecendo a horizontalização através da verticalização.

13 Produtividade e Qualidade em Enfermagem Política de valorização do ser humano com treinamento contínuo e melhor uso de tempo e equipamentos. Diminuindo o Re-trabalho Menos erros Menos atrasos Menos obstáculos Menos complicações ao paciente Menor tempo de recuperação Maior rotatividade por leito Menor tempo de permanência

14 Maior Satisfação Dos médicos Dos pacientes Da administração Melhor Produtividade Captação do mercado de saúde Melhor qualidade Menor preço Estabilidade do hospital como empresa Crescimento Ampliação do mercado de trabalho Conseqüentemente, podemos imaginar que no futuro próximo, crescerá o “status” da enfermagem, na verdade em uma perspectiva mais completa e real destes profissionais sem os quais o hospital não existe! (Tamblib )


Carregar ppt "QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google