A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formulação da Estratégia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formulação da Estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Formulação da Estratégia
Agrupamento de Escolas D. Dinis Santo Tirso (152298) Escola Secundária D. Dinis Formulação da Estratégia Módulo 3 Estratégia e Desenvolvimento das Organizações Desportivas Trabalho realizado por: Daniel Pinheiro Fábio Alves Filipa Dolores

2 Índice Balanced Scorecard Introdução Definição Missão Visão
Objetivos estratégicos Indicadores Estratégicos Valores Liderança Balanced Scorecard  Conclusão

3 Introdução O tema desenvolvido neste trabalho é sobre a formulação das estratégias que poderão ser desenvolvidas nas empresas. Com este trabalho temos como objetivo dar a conhecer estratégias abordadas pelas empresas, a sua missão e visão, resultados e indicadores, fatores que provocam alterações na organização e no planeamento da concretização da estratégia: valores, liderança, estrutura, sistemas, pessoas, procedimentos de definição e controlo da estratégia modelo de balanced scorecard. Depois de dados a conhecer os temas, vamos falar sobre cada um deles em particular e explicar a função de cada um. Vamos utilizar como método de estudo, a pesquisa na internet e ficha de trabalho estudada nas aulas.

4 Definição A Formulação Estratégica apresenta as principais correntes de pensamento sobre a formulação estratégica na organização contemporânea. Trata do planeamento estratégico como forma de analisar as interdependências, os antecedentes e os efeitos colaterais das ações estratégicas. Ao tratar da elaboração da estratégia, além de identificar suas fases, discute os conceitos de missão, visão, estratégia da organização e cenários futuros. Finalmente, combinando métodos quantitativos ao feedback de funcionários e clientes, trata do monitoramento e da avaliação da estratégia.

5 Definição (cont.) Formulação da estratégia consiste na execução de cinco tarefas que estão interligadas. 1- Desenvolver a visão estratégica e missão; 2- Definição de objectivos (financeiros e estratégicos); 3- Definição da estratégia para atingir os objectivos; 4- Implementação e execução da Estratégia; 5- Avaliação da performance, monitorização de novos desenvolvimentos e iniciação de ajustamentos correctivos.

6 Missão O que a empresa está disposta a fazer pelos seus clientes determina a missão da empresa. Esta traduz os ideais e orientações globais da empresa para o futuro e define o padrão de comportamentos dos seus membros. É obrigatório para a empresa conhecer as necessidades que os seus clientes têm hoje e as que vão ter amanhã. Consequentemente os gestores têm de saber se vai ser necessário mudar ou como mudar o negócio para responder a estas necessidades, de forma a que a empresa possa crescer. A missão deve responder às seguintes questões: O que faz a empresa? Para quem o faz? Como o faz?

7 Visão A visão estratégica corresponde ao que a empresa se pretende tornar no longo prazo, ao conjunto de aspirações para o futuro, mas não determina a forma de as alcançar. É um mapa que guia o futuro da empresa, indicando-lhe a direcção a seguir. Deve ser proporcional (projectar para o futuro) e tem prazo de validade. Deve responder á pergunta: “O que queremos ao longo deste caminho pela missão?”

8 Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos consistem nas acções e iniciativas levadas a cabos nas diferentes áreas da organização que permitem à empresa alcançar o desempenho desejado. Os objectivos são os fins e a estratégia são os meios para atingir aqueles fins. A estratégia deve ser intencional e adaptável. Uma combinação de acções planeadas com acções levadas a cabo no momento em que se rapara que algo necessita de ser adaptado.

9 Indicadores estratégicos
Os indicadores estratégicos servem: -Estabelecer um referencial (linha de base) para futuras avaliações. -Apoiar a negociação elaboração de planos, orçamentos e propostos. -Determinar progressos em relação a planos e objetivos. -Ajudar a identificar as ineficiências e outras oportunidades de melhorias.

10 Valores A empresa precisa de ter os seus valores bem definidos para alcançar seus objetivos. A multiplicidade de vivências exige que a organização defina os seus valores para que seja capaz de conduzir a empresa rumo a um fim comum. Se os empregados sabem o que a sua empresa defende e os valores que estão interiorizados em si será muito mais fácil a empresa alcançar os objetivos pretendidos.

11 Liderança A alta administração, média gerência e o pessoal-chave da organização conhecem, dominam e utilizam, em suas reuniões, nas suas decisões e comunicações do dia-a-dia, os conceitos e a metodologia de gestão estratégica.

12 Balanced Scorecard  É uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton, em Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.

13 Objetivos do Balanced Scorecard
Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico

14 Conclusão No fim deste trabalho podemos afirmar que tivemos algumas dificuldades para encontrar a informação necessária. O nosso objetivo inicial de dar a conhecer estratégias abordadas pelas empresas foi conseguido, mas não com todos os tópicos pretendidos. Foram também utilizados os métodos idealizados no inicio do trabalho, a pesquisa na internet e a consulta à ficha de trabalho estudada nas aulas.

15 Bibliografia


Carregar ppt "Formulação da Estratégia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google