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Relações de ensino e alfabetização: um estudo de tendências, percursos e práticas Mestranda: Nilce Deciete Orientadora: Ana Luiza B. Smolka.

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1 Relações de ensino e alfabetização: um estudo de tendências, percursos e práticas Mestranda: Nilce Deciete Orientadora: Ana Luiza B. Smolka

2 Relações de ensino e alfabetização: um estudo de tendências, percursos e práticas Objetivos - circunscrever algumas tendências e polêmicas que caracterizaram as propostas de alfabetização no Brasil, nas três últimas décadas (História da Alfabetização; PIL; turmas 1os anos; professoras). - aprofundar as discussões sobre o processo formal de alfabetização escolar, relacionando esse processo ao conceito de instrumento técnico-semiótico. - conhecer a história de formação, as concepções e práticas de duas professoras de 1os anos, refletindo com elas sobre o que (não) mudou nas propostas e nas práticas de alfabetização;

3 A produção científica Grupos e instituições cujas pesquisas se destacaram nesse período: CEALE/UFMG, LAEL/PUC/SP, IEL/UNICAMP, ALLE/UNICAMP, GPPL/UNICAMP, GrupAlfa/UFF... Vale ressaltar ainda a criação da Associação de Leitura do Brasil e o surgimento do periódico Leitura: teoria e prática como importantes iniciativas que congregam e divulgam a produção de conhecimento na área.

4 Década de 80 Estudos de Emília Ferreiro - Teoria psicogenética (construtivista/cognitivista) de Piaget, com orientações para a psicogênese da leitura e escrita Alfabetização: um sumário de principais tendências e debates Perspectiva histórico-cultural - Vigotski A expansão de trabalhos e estudos baseados na psicogênese da língua escrita de Ferreiro acontece concomitantemente à divulgação das obras de Vigotski.

5 Perspectiva histórico-cultural – confere à mediação e à sociabilidade papéis essenciais Discussão acerca dos conceitos aprendizagem e desenvolvimento Estudos de Emília Ferreiro - existência de um desenvolvimento natural/espontâneo da escrita - argumenta-se em favor de um processo de construção individual do conhecimento Emília Ferreiro: O organismo é capaz de assimilar aquilo que seus esquemas permitem conhecer. Vigotski: Aprendizagem caminha a frente do desenvolvimento. Redução da influência dos fatores sociais diante da lógica interna dos processos endógenos Ampliava os olhares dos educadores e estudiosos para a análise do contexto, da dinâmica social, das interações e da atividade discursiva nas práticas de leitura e escrita. Perspectiva histórico-cultural transforma radicalmente o modo de pensar a alfabetização

6 FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Coleções Questões da Nossa Época, v ed. – São Paulo: Cortez, RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou aprender: Emília Ferreiro e a alfabetização. Coleção Magistério, Formação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, ALGUMAS CRÍTICAS AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo - De Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo: Editora Ática, SOARES, M. B. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio Revista Pedagógica. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Ano VII, nº 29, fevereiro/abril de pp Algumas Referências (Emília Ferreiro)

7 Algumas Referências (perspectiva histórico-cultural) ________________ Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco. Programa FAPESP – Projeto Melhoria do Ensino Público. Campinas, p. Disponível em. Acesso em 04 jan SMOLKA, A. L. B. Projeto de Incentivo à Leitura. Relatório de Atividades. Convênio UNICAMP/MEC/SESU. Campinas, 1985.

8 VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes; Algumas Referências (perspectiva histórico-cultural) _______________ Obras Escogidas, Vol. III. Madrid: Visor, _______________ Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

9 SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. Coleção passando a limpo. 11 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, Algumas Referências (perspectiva histórico-cultural) SMOLKA, A. L. B. A atividade da leitura e o desenvolvimento das crianças: considerações sobre a constituição de sujeitos-leitores. In: SMOLKA et al. Leitura e Desenvolvimento da Linguagem. Coleção Leitura e Formação. 2.ed. São Paulo: Global; Campinas SP: ALB – Associação de Leitura do Brasil, GÓES, M. C. R. de; SMOLKA, A. L. B.. A criança e a linguagem escrita: Considerações sobre a produção de textos. In: ALENCAR, E. S. de. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, NOGUEIRA, A. L. H. A atividade pedagógica e a apropriação da escrita. Tese de Mestrado em Educação - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SILVA, E. T. da. Partilha e conflito de interpretações: um caminho para o desenvolvimento da linguagem do leitor infantil. In: SMOLKA et al. Leitura e Desenvolvimento da Linguagem. Coleção Leitura e Formação. 2.ed. São Paulo: Global; Campinas SP: ALB – Associação de Leitura do Brasil, 2010.

10 Ainda no decorrer dos anos 90, uma polêmica que se instala está relacionada às especificidades e à abrangência do termo alfabetização. A discussão é travada a partir da concepção de que a alfabetização não se reduz ao reconhecimento estrito do código escrito, mas se amplia para as formas incidentais da escrita em funcionamento na sociedade. Surge o termo letramento. Letramento

11 Algumas Referências: SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cad. Pesq. São Paulo (52), fev pp _____________ Apresentação. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, dez Disponível em . Acesso em 18 fev KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995, pp ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, LEITE, S. A. da. S. Alfabetização e Letramento: Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In: LEITE, S. A. da S. (org.). Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas, SP: Komedi: Arte Escrita, 2001, pp CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca I. P.; MARTINS, Raquel M. F. (orgs.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Ed. CEALE Coleção Alfabetização e Letramento na sala de aula.

12 Outras posições e argumentos - A importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e escrita (Carraher,Terezinha & Rego,Lúcia; 1984) - A polêmica sobre os métodos (Frade,Isabel; 2007) - A questão das políticas (Belintane,Claudemir; 2006)

13 As dimensões técnica e semiótica da leitura e da escrita Vigotski permite-nos pensar a leitura e escrita para além do sistema de códigos que representam. Mesmo sem avançar nesta questão, Vigotski deixa clara a noção de que o simples uso de instrumentos técnicos não seria suficiente para transformar a atividade do homem em atividade produtiva. Os instrumentos não são, portanto, apenas técnicos, mas envolvem novas possibilidades, novos modos de atuação, participação e apropriação de conhecimentos, de relação consigo mesmo e com os outros. São técnicos e semióticos, são produções culturais.

14 Algumas Referências PINO, A. Semiótica e cognição na perspectiva histórico-cultural. Temas psicologia, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, ago Disponível em . Acesso em 08 fev ________ O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul Disponível em. Acesso em 08 fev DOMINGUES, Celma dos A. Modos de Participação e Apropriação de Práticas Sociais: Um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiência visual. Tese de Mestrado em Educação - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2004.

15 Problema do Método Princípios Teóricos - Metodológicos VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes; Análise microgenética GÓES, Maria Cecília R. de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cad. CEDES, v.20, n.50, Campinas, abr. 2000, pp Etnografia GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas / Clifford Geertz. - l.ed., IS.reimpr. - Rio de Janeiro: LTC, Pesquisa Qualitativa MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010, pp

16 O pesquisador no processo investigativo FREITAS, Maria Teresa de A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.116, pp Acesso em 09 de junho de _____________________ A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T. de A.; SOUZA, S. J. e; KRAMER, S. (orgs.). Ciências Humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. Coleção questões da nossa época; v São Paulo: Cortez, AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, Análise dos dados na perspectiva histórico-cultural SCHUCHTER, L. H.; BRUNO, A. R. Convergências entre Biblioteca Escolar e Laboratório de Informática: o processo de construção de uma pesquisa na abordagem histórico-cultural. In: FREITAS, Maria Teresa de A.; RAMOS, B. S. (orgs.). Fazer pesquisa na abordagem histórico- cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, Princípios Teóricos - Metodológicos

17 MAGALHÃES, Luciane Manera (autor); MAYRINK-SABINSON, Maria Laura Trindade (orient.). O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, [SP. Disponível em:. Acesso em: 4 abr MELO, Orlinda Maria de Fatima Carrijo (autor); MOYSES, Sarita Maria Affonso (orient.). De alfabetização e alfabetizações: a busca do possivel f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas [SP. Disponível em:. Acesso em: 4 abr OGLIASTRI MAFFLA, Maria Del Pilar (autor); SILVA, Ezequiel Theodoro da (orient.). Observação do desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura na primeira serie da escola publica p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:. Acesso em: 4 abr Acervo Digital UNICAMP – Alfabetização/História da Alfabetização Leitura e Escrita.

18 CORREA, Jane; MACLEAN, Morag. Aprendendo a ler e a escrever: a narrativa das crianças sobre a alfabetização. ASSOLINI, Filomena Elaine; TFOUNI, Leda Verdiani. Os (des)caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura. BELINTANE, Claudemir. Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública. SAWAYA, Sandra Maria. Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista. GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A escrita como recurso mnemônico na fase inical de alfabetização escolar: Uma análise histórico-cultural. SAVIANI, Dermeval. Percorrendo caminhos na educação. MACEDO, Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. SCIELO – Alfabetização/História da Alfabetização Leitura e Escrita.

19 Jovens e Adultos Matemática, Educação Científica Práticas de professores Políticas públicas Consciência fonológica e morfológica Cartilhas Fracasso Escolar SCIELO


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