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Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE ADM – Departamento de Administração.

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1 Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação – FACE ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais ECR A Revolução do Mercado de Varejo

2 Grupo 14 I Chafia Abrão Juliana Pinheiro Lucas Carvalho Rachel Rebelo

3 ORIGEM E HISTÓRIA DO WAL-MART Em 1962, Samuel Moore Walton abre a primeira loja de descontos com o nome de WAL-MART. Sua fundação foi feita levando em consideração o conceito da empresa K-Mart: mercadorias de preços baixos com qualidade e com ênfase no auto-serviço. No final da década de 70, a Wal-Mart se tornou a primeira empresa varejista a atingir a marca de $1 bilhão de dólares. No Brasil, o Wal-Mart começa em 19 de abril de 1994, com a abertura de um escritório em Osasco. Em 2004, mediante a aquisição da rede Bompreço, localizada na região Nordeste, com 119 lojas e três Centros de Distribuição, o Wal-Mart Brasil passa a ocupar a 3ª posição no ranking da ABRAS.

4 O dogma cultural da companhia reside numa idéia aparentemente simplória: o cliente iria às suas lojas se elas conseguissem oferecer sempre os melhores preços do mercado. CONCEITOS E FILOSOFIA CULTURAL DO WAL-MART Trabalha-se visando sempre a redução de custos. No aspecto profissional, a filosofia do Wal-Mart é a de que não se deve contratar apenas os melhores profissionais, mas também, deve-se treiná-los e investir em seu desenvolvimento profissional e pessoal.

5 OBJETIVOS DO WAL-MART O Wal-Mart almeja vender mais por menos para que as pessoas possam viver melhor, objetivando ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários.

6 Projetado para facilitar o intercâmbio de informações em curto prazo, o Retail Link é uma ferramenta que permite ao fornecedor acessar via internet os mesmos dados que os demais compradores da empresa. LOGÍSTICA X FORNECEDORES – RETAIL LINK O Retail Link consolida as informações de diversos sistemas, formando o maior banco de dados de propriedade privada do mundo. Os fornecedores analisam e usam essas informações de acordo com suas necessidades.

7 LOGÍSTICA X FORNECEDORES – PORTAL DOS FORNECEDORES O Portal dos Fornecedores: tem o catálogo de produtos com os custos associados e as condições de distribuição; mostra a posição de estoque dos produtos do fornecedor e dados de vendas; detalha a qualidade do atendimento dos pedidos para todos os CDs; detalha a quantidade das quebras e rupturas registradas; permite ações direcionadas e a manutenção dos dados do fornecedor atualizados junto ao Wal-Mart; torna os processos mais ágeis.

8 DEFINIÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS DO ECR O ECR engloba uma série de tecnologias, processos e métodos, e sua viabilização é verificada por meio da aplicação de quatro importantes estratégias: Reposição Eficiente de Produtos; Sortimento Eficiente de Produtos; Promoção Eficiente de Produtos; Introdução Eficiente de Produtos. Para a adoção do ECR, muitos acordos e negociações devem ser realizados, não só pelas áreas de logística de ambos os parceiros, mas também pelas áreas de informática/sistemas, comerciais e de compras.

9 ECR NO WAL-MART Os CDs da rede movimentam em torno de 5 bilhões de caixas de mercadorias todo ano. Por meio de sistemas de informação avançados, o estoque é mantido em níveis mínimos, as entregas são dirigidas das esteiras para os caminhões ao atingirem um nível aceitável e as lojas se mantém sempre abastecidas. Trata-se de uma aplicação do ECR - Efficient Consumer Response, cuja base é a informação. O Wal-Mart realiza reuniões semestrais com alguns de seus principais fornecedores, visando à redução contínua dos preços de seus produtos. Trata-se de uma aplicação indireta do método Kaizen Costing.

10 ECR NO WAL-MART A malha logística é constantemente avaliada com o objetivo de reduzir as distâncias percorridas entre os CDs e as lojas. No Brasil, há CDs nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul, com mão-de-obra qualificada nas operações dos vários perfis de mercadorias (alimentos e não-alimentos). A cadeia de abastecimento é orientada pela demanda do consumidor, não pela oferta de produto. Para alcançar esse objetivo, mantêm-se com os fornecedores relações de longo prazo, baseadas na transparência e no compartilhamento de informações. As negociações são baseadas em princípios de parceria e diálogo aberto. Durante o ano, há reuniões com os fornecedores para alinhar planos de negócios e discutir iniciativas e projetos. A sustentabilidade faz parte das discussões, definindo metas ambientais e sociais a serem compartilhadas.

11 A SUSTENTABILIDADE NO WAL-MART O compromisso do Wal-Mart com o meio ambiente está focado em três eixos de atuação: Clima e energia: ter novas lojas de 25% a 30% mais eficientes no consumo de energia; Resíduos: reduzir a destinação de lixo a aterros sanitários; Produtos: aumentar a oferta de produtos com diferenciais de sustentabilidade.

12 LOGÍSTICA MAIS SUSTENTÁVEL Buscando melhorias no sistema de logística, a empresa já realizou duas edições do Fórum Wal-Mart Brasil de Sustentabilidade em Transportes, com a participação de fornecedores, acadêmicos e setor público. Realizou um projeto-piloto de uso de biodiesel em cinco fornecedores, que reduziu as emissões e deverá ser ampliado. Ainda, a empresa está renovando sua frota particular com veículos de motor flex. Em parceria com os fornecedores, começou a testar alternativas para aumentar a eficiência dos veículos, como o uso de defletores e a redução de viagens de caminhões vazios.

13 CONSCIENTIZAÇÃO E ENGAJAMENTO Formação de mais de 20 mil funcionários no curso de Consumo Consciente e Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu. Envolvidos pelas reflexões por um consumo consciente e dedicados a levar as informações aos colegas, os mais de mil multiplicadores formados em 2008 procuram sensibilizar os funcionários, mostrando o impacto que a mudança de hábitos pode ter no orçamento familiar e no meio ambiente.

14 GESTÃO DE RESÍDUOS O Wal-Mart estabeleceu as seguintes metas de sustentabilidade para a área de resíduos: Diminuir a destinação do lixo a aterros sanitários; Reduzir embalagens em 5% em toda a cadeia de abastecimento; Reduzir em 50% o consumo de sacolas plásticas até 2013.

15 PROGRAMA IMPACTO ZERO O programa Impacto Zero começou a ser implantado em 2008 e já abrange todas as lojas, CDs e escritórios da rede. Para que uma unidade seja considerada de Impacto Zero, pelo menos 25% do total de resíduos gerados não podem ser enviados para aterros. A proposta é aumentar o percentual gradativamente, com ações de melhoria na gestão dos resíduos.

16 ESTAÇÕES DE RECICLAGEM O Wal-Mart possui, em parceria com a Coca-Cola, 308 estações de reciclagem instaladas em suas lojas, que recebem resíduos de vidro, papel, papelão, plástico e metal. Trazer o lixo reciclável para essas estações não só ajuda o meio ambiente, como também, colabora com a geração de trabalho e renda para cooperativas de catadores que atuam em parceria com a rede.

17 DOAÇÃO PARA BANCOS DE ALIMENTOS O Wal-Mart é rigoroso com os padrões de qualidade para venda, mas nem por isso desperdiça alimentos em boas condições de consumo. Diariamente, as mercadorias retiradas das prateleiras das lojas são selecionadas por representantes de programas de distribuição de alimentos, e as encaminham para instituições sociais. Em 2009, a empresa doou 2 mil toneladas de produtos aos programas Banco de Alimentos, no Rio Grande do Sul, ao Prato Amigo, na Bahia, e ao Mesa Brasil, realizado pelo SESC em 14 Estados e no Distrito Federal.


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