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Associativismo e Cooperativismo

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Apresentação em tema: "Associativismo e Cooperativismo"— Transcrição da apresentação:

1 Associativismo e Cooperativismo
Aula 1 ESTABELECENDO REDES DE COOPERAÇÃO

2 Cooperação Ato ou efeito de cooperar;
Cooperar  atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar. Cooperação  Busca de Ganhos Competitivos que dificilmente seriam obtidos pela ação individual. As pressões exercídas pelo ambiente competitivo servem como estímulo à busca de cooperação como forma de gerar soluções coletivas.

3 Quais são as principais condições para o estabelecimento de uma rede de cooperação
Coerência  Objetivos Comuns; Conectividade  capacidade de operar em um ambiente de rede  Interação entre agentes; Coordenação  estrutura que possibilite a coordenação entre os diversos agentes.

4 Condições para o Estabelecimento da Cooperação
Objetivos Comuns Ganhos Competitivos Gestão Interação Figura 1 – Obtenção de Ganhos Competitivos

5 Objetivos Comuns Interesses convergentes entre os atores participantes; Objetivos comuns são, com efeito, os antecedentes que facilitam o surgimento de um ambiente de cooperação em torno de interesses representativos de todos. Ex: Acessar recursos tangíveis e intangíveis; Exercer assimetria de poder Empoderamento; Lobby  pressão de um grupo organizado; Poder de Barganha. Buscar reciprocidade  Comprar-Vender; Ganhar eficiência  Reduzir Custos; Alcançar estabilidade  Incerteza e Competição; Conquistar legitimidade  Forte reputação no mercado; Obter flexibilidade  velocidade e adaptabilidade.

6 Interação A interação emerge quando dois ou mais participantes se conectam; A conectividade (capacidade de interligar) pode ser representada pela intensidade e pela frequência da comunicação; Realiza-se por meio de recurso tecnológicos (TIC – tecnologia de informação e comunicação) e da comunicação face-a-face.

7 Fortalecer a Interação Pessoal
Identidade: refere-se às imagens mentais que são criadas em relação aos outros participantes. Complexidade: Grande parte da interação depende não só de que é dito, mas também da maneira como se dá essa interação. Assim, várias formas de linguagem ocorrem simultaneamente, como as expressões corporais e faciais. Autenticidade: A mentira, a fraude, a sabotagem e outras ações oportunistas tornam-se mais fáceis de se perceber.

8 Entendendo a Rede WASSERMAN, Stanley;FAUST, Katherine. Social network analysis. USA: Cambridge University Press, 1994. Entender as redes por meio da interação entre indivíduos na busca de um determinado objetivo. Obter os melhores empregos? (p. 157) Enviar currículos? Múltiplos processos seletivos? Indicação de outros profissionais?

9 Laços Fortes e Fracos Laços Fortes: Interações que ocorrem repetidamente por longos períodos de tempo e que, por isso, são mais intensas e geram maior proximidade. Laços Fracos: Interações pouco intensas, distantes e menos frequentes; As oportunidades não decorrem dos laços fortes.

10 Rede e Estrutura Relacional

11 Atributos de Interação
Densidade; Cliques; Equivalência Estrutural; Buraco Estrutural; Autonomia Estrutural; Centralidade; Proximidade Poder de Bonacich

12 Associativismo Caso Supermecado Portal (p. 154):
BALESTRIN, Alsones; VERSCHOORE, Jorge. Redes de cooperação industrial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.


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