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Objetivo: Refletir sobre as marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento infantil.

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Apresentação em tema: "Objetivo: Refletir sobre as marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento infantil."— Transcrição da apresentação:

1 Dos direitos da criança às marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento infantil

2 Objetivo: Refletir sobre as marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento infantil.

3 Sociedade

4 Os direitos das crianças: o que não faltam são Leis... Mas na prática?
Constituição Federativa do Brasil de 1988 Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança/1989 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) ...

5 Desenvolvimento infantil: o que dizem alguns teóricos
Piaget: desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.

6 A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano.

7 2. Wallon: sua pesquisa possui como foco o desenvolvimento infantil principalmente no âmbito escolar. Trata o ambiente escolar como ideal para compreendermos como pode se formar a personalidade da criança, também busca entender como a emoção influi no cotidiano do ser humano.

8 Valoriza o corpo e as emoções da criança, fundamentando suas idéias em quatro elementos:
Afetividade Movimento Inteligência e Formação do eu como pessoa Afirma que é por meio das emoções que o ser interioriza seus desejos e vontades, formando um universo perceptível que deve ser estimulado pelas escolas e seus métodos de ensino.

9 Estágios de desenvolvimento: Piaget Wallon
1. Estágio Sensório-motor: 0 a 2 anos 1. Impulsivo-emocional: 0 a 1anos 2. Estágio Pré-operatório: 2 a 6 anos 2. Sensório-motor e projetivo: 1 a 3 anos 3. Estágio das Operações Concretas: 7 a 11 anos 3. Personalismo: 3 a 6 anos 5. Estágio das Operações Formais: 12 anos em diante 4. Categorial: 6 a 11 anos 5. Estágio da puberdade e adolescência: 11 anos em diante

10 3. Vygotsky: buscou compreender o homem em processos constantes de interação social.
- Elaborou uma teoria de educação enquanto atividade sócio-histórica (preocupou-se com o entendimento das origens sociais e das bases culturais do desenvolvimento individual). - Evidenciou a relação entre desenvolvimento e aprendizagem.

11 4. Freud 1. Fase Oral Nessa fase, que compreende a faixa etária de 0 aos 18 meses, aproximadamente, a energia sexual se manifesta pela boca, ou seja, é através da boca que o bebê descobre o mundo e tem seus primeiros contatos afetivos. A alimentação o contato com o seio da mãe, o sugar, o chorar – as principais manifestações se dão via oral.

12 2. Fase Anal É a fase seguinte, compreendendo de 1 a 3 anos, marcada pelo controle dos esfíncteres, sendo que a maior zona de satisfação é a região do ânus. Esse estágio, de modo geral, representa o início da autonomia da criança. Ela descobre que pode controlar o cocô, e experimenta sensações de independência, controle, escolha e, principalmente, poder. As primeiras noções de higiene começam a ser desenvolvidas.

13 3. Fase Fálica É a etapa que acontece dos 3 aos 6 anos.
A atenção da criança é voltada para os órgãos genitais. É nesta fase que os pequenos começam a descobrir as diferenças entre os sexos. O menino descobre o pênis e suas funções e quer saber porque a menina não tem. A menina pensa que o pênis lhe foi cortado. Assim, as curiosidades sexuais surgem. A partir dos 4 anos, aproximadamente, dúvidas sobre a reprodução começam a aparecer: “de onde vêm os bebês”, “como eu nasci”, e assim por diante.

14 4. Fase de Latência Período que ocorre a partir dos 7 anos até os 11, aproximadamente. A libido é transferida dos órgãos genitais para o que chamamos de atividades socialmente aceitas. Desse modo, a criança passa a gastar energias em atividades artísticas, escolares, sociais, esportes e seus interesses se deslocam para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Os vínculos de amizade mostram-se mais fortes e a formação de grupos de identificação (os famosos Clube do Bolinha e Clube da Luluzinha) contribuem para a experimentação da identidade pessoal, sexual e social. A convivência em grupo favorece o desenvolvimento da opinião, dos gostos, das regras sociais e da construção da personalidade, além de contribuir para a solidificação de sentimentos de auto-estima e segurança.

15 5. Fase Genital Tem início juntamente com a puberdade e é marcada pela retomada dos impulsos sexuais. É caracterizada também pelas mudanças físicas, psicológicas e novas descobertas. O adolescente perde a identidade infantil e começa a construir e desenvolver, pouco a pouco, a identidade adulta.

16 A criança: - se desenvolve interagindo com o meio social.
Constrói sua identidade e personalidade na relação com o outro. Aprende por meio da interação com os objetos de conhecimento. Produz cultura e conhecimento a partir de sua realidade. Compreende e ressignifica a realidade vivida por meio das brincadeiras.

17 Algumas marcas deixadas pelo abuso sexual no desenvolvimento da criança

18 Marcas deixadas a curto prazo:
Físicas: pesadelos e problemas com o sono, mudanças de hábitos alimentares, perda do controle de esfíncteres. Comportamentais: consumo de drogas e álcool, fugas, condutas suicidas ou de auto-flagelo, hiperatividade, diminuição do rendimento acadêmico.

19 Marcas deixadas a curto prazo:
Emocionais: medo generalizado, agressividade, culpa e vergonha, isolamento, ansiedade, depressão, baixa auto-estima, rejeição ao próprio corpo (sente-se sujo), perda de confiança em outras pessoas.

20 Marcas deixadas a curto prazo:
- Sexuais: conhecimento sexual precoce e impróprio para a sua idade, masturbação compulsiva, exibicionismo, problemas de identidade sexual. - Sociais: déficit em habilidades sociais, retração social, comportamentos anti-sociais.

21 A longo prazo: Existem consequências da vivência que permanecem, ou inclusive podem piorar com o tempo, até chegar a configurar patologias definidas. Por exemplo: - Físicas: dores crônicas gerais, hipocondria ou transtornos psicossomáticos, alterações do sono e pesadelos constantes, problemas gastrointestinais, desordem alimentar.

22 A longo prazo: Comportamentais: tentativa de suicídio, consumo de drogas e álcool, transtorno de identidade. - Emocionais: depressão, ansiedade, baixa auto-estima, dificuldade para expressar sentimentos.

23 A longo prazo: Sexuais: fobias sexuais, disfunções sexuais, falta de satisfação ou incapacidade para o orgasmo, alterações da motivação sexual, maior probabilidade de sofrer estupros e de entrar para a prostituição, dificuldade de estabelecer relações sexuais. - Sociais: problemas de relação interpessoal, isolamento, dificuldades de vínculo afetivo com os filhos.

24 Poema Mais Respeito, eu sou criança Pedro Bandeira

25 Referências consultadas:
DELGADO, Evaldo Inácio. Pilares do interacionismo: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ferreiro. São Paulo: Érica, 2003. ARCARI,Caroline. Educação sexual para crianças de 0 a 10 anos: guia do professor. CORES – Centro de Orientação em Educação e Saúde: Rio Verde/Góias, s/d. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. São Paulo: Ática-EDUFJF, 2003. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl De; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, p. (Pensamento e Ação no Magistério) WADSWORTH, Barry J.. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1997.


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