A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Entorno Resultados obtidos em 2008 e proposta de continuidade para 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Entorno Resultados obtidos em 2008 e proposta de continuidade para 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Entorno Resultados obtidos em 2008 e proposta de continuidade para 2009

2 FREQUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NAS REUNIÕES DE FORMAÇÃO EM 2008 Diretoria da Freguesia do Ó e da BrasilândiaFrequência EMEF Presidente Nilo Peçanha37,50% EMEI Felipe Mestre Jou87,50% EMEI Anita Garibaldi66,66% EMEI Dulce Hauck83,33% EMEI Gov. Lucas Nogueira Garcez83,33% EMEI Bombeiro José Robson C. de Araújo100,00% EMEI 25 de Janeiro50,00% Diretoria do ButantãFrequência EMEI Aluísio de Almeida87,50% CEI Aloisio Menezes Greenhalgh75,00% EMEI Profª Zilda de Francenschi75,00% EMEF Prof. Olavo Pezzotti100,00%

3 Indicadores de Avaliação Escolas que estiveram em formação em 2008

4 Os indicadores abaixo representam o percurso realizado pelas escolas em formação em 2008 –Reorganização do acervo de livros da escola; –Disponibilização e aumento da circulação do acervo (livros, revistas, gibis e etc.) entre professores, alunos e comunidade escolar; –Formação continuada da equipe docente e inclusão de textos e de discussões sobre leitura nos horários de formação dos professores; –Inclusão da leitura como atividade permanente na rotina da escola; –Empréstimo semanal de livros: interação entre pais e filhos através da leitura, incentivando a formação do hábito leitor familiar (anexo 1: depoimento mãe de aluno); –Ciranda literária: indicações literárias de títulos preferidos para outras crianças da escola e de outras escolas da região (anexo 2: carta de apresentação das crianças no início deste processo); –Indicação de livros entre os colegas de sala de aula (este procedimento é realizado oralmente e antecede a escolha de livros que serão levados para casa); –Reconto de histórias conhecidas para os colegas de sala com o portador em mãos (socialização do livro que foi emprestado e lido com os familiares); –Contato com outros modelos leitores (anexo 3: leitura dos voluntários); –Aumento do empréstimo de livros na sala de leitura (anexo 4: gráfico com o número de empréstimos).

5 Proposta de continuidade em 2009

6 Participação das escolas (os itens que estão grifados dizem respeito às propostas para 2009) ESCOLAS PROJETO ENTORNOVOLUNTÁRIOSFORMAÇÃO NA FVCFOMAÇÃO LOCALLIVROS PARA ATIVIDADES EMEF Presidente Nilo Peçanha2006/2007desde /2007 EMEI Aluísio de Almeida2006/2007desde /2007 EMEI Felipe Mestre Jou2007/2008desde /2008 CEI Aloísio Menezes Greenhalgh2008/2009desde /2009 EMEI Profª Zilda de Francenschi2008/2009desde /2009 EMEF Prof. Olavo Pezzotti2008/2009desde /2009 EMEI Anita Garibaldi2009/2010desde /2010 EMEI Dulce Hauck2009/2010desde /2010 EMEI Gov. Lucas Nogueira Garcez2009/2010desde /2010 EMEI Bombeiro José Robson C. de Araújo2009/2010desde /2010 EMEI 25 de Janeiro2009/2010desde /2010

7 Objetivos da Formação

8 Objetivos para as Crianças –Ampliar o repertório de histórias (contos de fada, contos maravilhosos, contos de aventura e fábulas) e de poemas que elas conhecem. –Familiarizá-las com as histórias (contos de fada, contos maravilhosos, contos de aventura e fábulas) e poemas. –Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. Fazer com que construam o hábito de ouvir poemas e sentir prazer na sua escuta. –Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. –Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca de classe e da escola. –Desenvolver critérios para escolher e indicar livros. –Ampliar o repertório de textos informativos (revistas de divulgação científica, enciclopédias, álbuns ilustrados, livros de temas da ciência etc.) que elas conhecem. –Familiarizá-las com os textos informativos (revistas de divulgação científica, enciclopédias, álbuns ilustrados, livros de temas da ciência etc.).

9 Objetivos para os Professores –Conscientizá-los da importância da leitura diária, feita pelo professor para seus alunos, como uma atividade essencial na formação destes como leitores. –Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequado a cada faixa etária. –Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias (contos de fada, contos maravilhosos, contos de aventura e fábulas) e poemas para os alunos. –Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias textos informativos (revistas de divulgação científica, enciclopédias, álbuns ilustrados, livros de temas da ciência etc.) para os alunos. –Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias. –Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre os textos informativos lidos e favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre os textos ouvidos e a manifestar curiosidades e idéias. –Fazer com que exponham suas preferências pessoais como leitores a fim de ampliar a possibilidade das crianças avaliarem as histórias. –Orientá-los na seleção de textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura. –Fazer com que permitam que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura. –Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto. –Orientá-los na prática do papel de escribas de textos com destino escrito produzidos oralmente pelas crianças.

10 Objetivos para os Coordenadores Pedagógicos –Fazer com que observem a qualidade do acervo de livros e problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças. –Orientá-los no apoio ao planejamento do professor, enfocando a leitura como atividade diária na escola e pensando em: qualidade do texto, leitura em voz alta e comportamentos leitores envolvidos nesta modalidade. –Fazer com que orientem o professor na organização e organização e utilização sistemática da biblioteca da sala de aula. –Incentivá-los a apoiar e orientar o planejamento de uma atividade ou roda de leitura, antes, durante e após a leitura. –Fazer com que orientem os professores na prática do papel de escribas de textos com destino escrito produzidos oralmente pelas crianças.

11 Objetivos para os Diretores –Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola. –Ajudá-los a planejar e instituir ações de fomento à leitura na escola como feiras de livros, dia do autor na escola, revistecas, gibitecas etc. –Ajudá-los a selecionar e implantar a realização de projetos institucionais de formação de leitores na sua escola. –Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura dentro e fora da escola. –Fazer com que incentivem a prática da leitura entre os funcionários da escola. –Fazer com que incentivem o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares. –Incentivá-los a garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado como pauta nos encontros de formação dos professores.

12 Projetos Institucionais 1)Projeto Ciranda Literária: troca de indicações literárias 2)Projeto rodas de biblioteca 3)Projeto livro das versões 4)Projeto apreciação de poemas 5)Projeto trabalho com textos informativos 6)Projeto sessões simultâneas de histórias 7)Projeto narrar sob a perspectiva de diferentes personagens

13 O que a Sra. achou do conteúdo da pasta 15? Gostei muito. O importante é iniciar a leitura desde cedo. Li o livro A Arca de Noé e só não cantei com as crianças porque não sabia os ritmos das músicas. Vou fazer outro empréstimo porque as crianças gostaram muito, foi legal. Roseli, mãe da Raquel (aluna do 2º estágio C) ANEXO 1: Empréstimo de livros Depoimento mãe de aluno

14 ANEXO 2: Ciranda Literária Carta de apresentação entre as turmas

15 ANEXO 3: Leitura dos voluntários

16 Anexo 4: Empréstimo de livros Sala de Leitura


Carregar ppt "Projeto Entorno Resultados obtidos em 2008 e proposta de continuidade para 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google