A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento & Gestão de Performance 1. Planejamento Estratégico Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento & Gestão de Performance 1. Planejamento Estratégico Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento & Gestão de Performance 1. Planejamento Estratégico Márcio Aurélio Ribeiro Moreira marcio.moreira@pitagoras.com.br http://si.lopesgazzani.com.br/docentes/marcio/

2 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 2Planejamento & Gestão de Performance - PGP Principais Conceitos

3 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 3Planejamento & Gestão de Performance - PGP O planejamento estratégico

4 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 4Planejamento & Gestão de Performance - PGP Principais conceitos  Situação desejada: Identifica um determinado estado desejado no futuro da organização  Planejamento: Descrição de como atingir eficientemente a situação desejada através do uso dos recursos organizacionais atuais Descreve:  O que, por que, como, quando, quem, para quem e onde algo será feito Propósito:  Aumentar as chances de atingir os objetivos e metas estratégicos através da definição do foco, facilitação das escolhas e alinhamento dos recursos  “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” Charles Lutwidge Dodgson, em Alice no País das Maravilhas de 1865.

5 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 5Planejamento & Gestão de Performance - PGP Planejamento Foresight Técnica Future Back (Do futuro para o presente) Técnica Future Back (Do futuro para o presente)

6 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 6Planejamento & Gestão de Performance - PGP Dimensões do Planejamento Foresight Pensar o Futuro As tendências de longo prazo são avaliadas, os eventos futuros devem ser examinados à luz de fatos novos e inesperados Debater o Futuro Os diversos stakeholders (alta administração, executivos, consultores, autoridades, etc.) debatem o futuro de forma participativa Modelar o Futuro Os possíveis cenários futuros são identificados, selecionando-se os desejáveis As ações de pensar e debater levam ao aprendizado e antecipação, que permitem a tomada de decisão em vários níveis. Estas decisões permitem a coordenação de esforços para materialização da visão Os resultados deste trabalho são expressos em forma de macro diretrizes. Mas o sucesso está muito mais ligado aos desdobramentos

7 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 7Planejamento & Gestão de Performance - PGP Etapas do Planejamento Foresight Coleta, organização e resumo de informações, identificação e mobilização de especialistas e mapeamento de atores relevantes O resultado esperado é transformar informação em conhecimento Pré-foresight: Mobilização de insumos A interação entre os atores para se obter conclusões e opiniões sobre o futuro Nesta etapa as tendências e possibilidades futuras são traduzidas e interpretadas O resultado esperado é enriquecimento do conhecimento existente, através da identificação dos determinantes do futuro e das oportunidades decorrentes Foresight: Visões de futuro O conhecimento é transformado em decisões e diretrizes que devem ser comunicadas a mais pessoas na organização O resultado esperado é transformar o conhecimento acumulado em ações, gerando compromisso para garantir a eficácia das ações Pós-foresifht: Decisões e ações

8 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 8Planejamento & Gestão de Performance - PGP Níveis de planejamento E Tático Operacional Planejamento Estratégico: Feito pela alta administração Objetivos de longo prazo Afetam a empresa toda Busca eficácia organizacional Planejamento Tático: Feito pelos gerentes Objetivos de curto/médio prazo Afetam uma área ou departamento Busca integração de atividades Planejamento Operacional: Feito pelos líderes de equipes Objetivos de curto prazo Afetam uma equipe ou atividade Busca eficiência de execução

9 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 9Planejamento & Gestão de Performance - PGP Pensando estrategicamente  A verdadeira batalha: Para dominar um determinado mercado no futuro, antes é necessário vencer a batalha da liderança intelectual  As perguntas críticas a serem respondidas: Que novos tipos de benefícios deveríamos tentar proporcionar a nossos clientes daqui a cinco, dez ou quinze anos? Que competências, habilidades e tecnologias precisaremos adquirir, desenvolver ou melhorar para oferecer esses benefícios aos clientes? Como iremos mudando nossa interface com os clientes ao longo dos próximos anos? Exemplos:  Microsoft e Apple

10 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 10Planejamento & Gestão de Performance - PGP Dúvidas e necessidades  Por que precisamos de novas estratégias, novos modelos de negócios e de gestão?  As empresas estão “morrendo” cada vez mais cedo no cenário competitivo que estamos vivendo

11 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 11Planejamento & Gestão de Performance - PGP Principais causas de mortalidade empresarial  Rapidez das mudanças: As quebras de paradigmas tecnológicos e sociais estão ocorrendo cada vez mais rápidos  Aproximação do produtor com o consumidor: Informática  Comunicação  Inquestionável redução de preços  Novos entrantes: Desregulamentação, globalização e capital de risco  Rápida saturação do mercado: Acelerada e sempre crescente  Estratégia de convergência: Convergência  redução de margem Tempo para uma mensagem ir de NY a SFO: Fonte: Márcio Moreira - Informática & ComunicaçãoMárcio Moreira - Informática & Comunicação

12 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 12Planejamento & Gestão de Performance - PGP Elementos essenciais do modelo de negócios  Situação atual:  Quem servimos? Compradores Segmentos  Quem servimos? Compradores Segmentos  Como fornecemos? Canais Parcerias  Como fornecemos? Canais Parcerias  O que fornecemos? Benefícios & Soluções Produtos & Serviços  O que fornecemos? Benefícios & Soluções Produtos & Serviços  Como nos diferenciamos e sustentamos a vantagem competitiva? Marca  Como nos diferenciamos e sustentamos a vantagem competitiva? Marca  Como geramos resultados? Níveis de valor Níveis de custos  Como geramos resultados? Níveis de valor Níveis de custos

13 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 13Planejamento & Gestão de Performance - PGP Questões essenciais a serem discutidas  Situação futura:  Quem serviremos? Compradores Segmentos  Quem serviremos? Compradores Segmentos  Como forneceremos? Canais Parcerias  Como forneceremos? Canais Parcerias  O que forneceremos? Benefícios & Soluções Produtos & Serviços  O que forneceremos? Benefícios & Soluções Produtos & Serviços  Como nos diferenciaremos e sustentaremos a vantagem competitiva? Marca  Como nos diferenciaremos e sustentaremos a vantagem competitiva? Marca  Como geraremos resultados? Níveis de valor Níveis de custos  Como geraremos resultados? Níveis de valor Níveis de custos

14 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 14Planejamento & Gestão de Performance - PGP Como Fazer?

15 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 15Planejamento & Gestão de Performance - PGP Como fazer o Modelo de Negócio? Descoberta Divergente: Ampliando Perspectivas Convergente: Sintetizando Aprendizado Direção Divergente: Definindo Alternativas Convergente: Fazendo Escolhas Realização Divergente: Executando Escolhas Convergente: Avaliando Resultados Visão única do Presente/Futuro Visão única do Presente/Futuro Arquitetura Estratégica Oportunidades Arquitetura Estratégica Oportunidades Relatório de Desempenho Prevenções/Correções Relatório de Desempenho Prevenções/Correções Etapa Divergente Convergente

16 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 16Planejamento & Gestão de Performance - PGP Identificando as ideias inovadoras Que oportunidades, estratégias, modelos de negócios ou de gestão que não exploramos hoje? Cliente: Que diferentes necessidades dos clientes não estão sendo solucionadas? Descontinuidade: Que mudanças ou rupturas estão ocorrendo no mercado que poderíamos alavancar? Modelo de Negócio: Que outros modelos de negócios existem e que precisamos estar aptos a usá-los? Paradigmas: O que cada um está fazendo na indústria? Que possibilidades abrem se olharmos em outras direções, novas alternativas? Motor Econômico: Como ganhamos dinheiro atualmente? Que alternativas são possíveis? Competências: Que oportunidades se abrem ao vermos a organização pela base das competências ao invés dos produtos ou mercados?

17 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 17Planejamento & Gestão de Performance - PGP Ciclo do Planejamento Estratégico Eventual Anual VisãoMissão Objetivos Estratégicos Gestão de Performance – Balanced ScoreCard Diagnóstico Estratégico e Diretrizes Estratégias Competitivas, Plano de Marketing, Demanda e Objetivos Funcionais Planos de Ações, Receitas e CAPEX / OPEXPlano Financeiro e Longo PrazoObjetivos Individuais

18 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 18Planejamento & Gestão de Performance - PGP Visão  Visão: Intenção da organização (executivos e funcionários) no futuro  Componentes: Ideologia central da organização:  Crença central da organização  Tem caráter permanente Visualização do futuro:  Futuro idealizado pela organização  Serve de inspiração, orientação e motivação  Deve ser clara para cumprir seus propósitos

19 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 19Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplos de visão  Microsoft em 1975: Um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa  Avon: Ser a companhia que melhor atende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto realização das mulheres do mundo todo  Merck: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da produção e comercialização de bens de serviços nas áreas química e farmacêutica

20 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 20Planejamento & Gestão de Performance - PGP Segredos da visão  A visão responde às perguntas: O que nos diferencia dos demais? Que valores são prioridades verdadeiras para o próximo ano? O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos? O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer? O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela?  Mais exemplos de visão: Natura:  Mobilizar corações e consciências de indivíduos e grupos, em movimento crescente, para o aperfeiçoamento da qualidade de vida na terra Algar Telecom:  Gente servindo Gente  Essência da visão: 1% Visão 99% Adesão Visão Futuro

21 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 21Planejamento & Gestão de Performance - PGP Missão  É a razão de existir de uma organização, identifica o negócio e dá rumo ela, sendo o ponto de partida das macro estratégias Ex: Greenpeace: “Deixar de existir”  Responde às questões: Qual é o nosso negócio? Quem são nossos consumidores? Onde será a nossa base? Quais são nossas prioridades? Qual é a nossa estratégia de segmentação? Como atingiremos isso? Qual é o nosso diferencial? Por que existimos nesse negócio?  Peter Drucker: Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. Ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa  Essência da missão: Dirige a busca por competência Direciona esforços para não haver propósitos conflitantes Guia a alocação de recursos empresariais Define focos e prioridades Competência da Empresa Produtos e Serviços Segmento de Mercado Missão

22 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 22Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exemplos de missão  Google: Oferecer a melhor opção de busca na internet, tornando as informações mundiais acessíveis e úteis  McDonald’s: Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável  Citibank: Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável  Peter Drucker: Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo  Perguntas facilitadoras: O que a empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Para quê deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual responsabilidade social deve ter?

23 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 23Planejamento & Gestão de Performance - PGP Referências SiglaReferência CPL11 Christy Pettey e Laurence Goasduff. Gartner Executive Programs Worldwide Survey of More Than 2,000 CIOs Identifies Cloud Computing as Top Technology Priority for CIOs in 2011. Stamford: Gartner. 2011.Gartner Executive Programs Worldwide Survey of More Than 2,000 CIOs Identifies Cloud Computing as Top Technology Priority for CIOs in 2011 CSM04 Claudia Canongia, DalciSantos, Marcio Santos e Mauro Zachiewicz. Foresight, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: Instrumentos para a Gestão da Inovação. Gestão & Produção, V. 11, No 2, Mai-Ago. 2004.Foresight, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: Instrumentos para a Gestão da Inovação EDA09 Eduardo Arantes. Planejamento Estratégico & Balanced Scorecard de TI. Uberlândia: Pitágoras. 2009. MAR01Márcio Moreira. Informática e Comunicação. Uberlândia: UFU. 2001.Informática e Comunicação MAR08Márcio Moreira. Modelos de Gestão & Organização. Uberlândia: Pitágoras. 2008.Modelos de Gestão & Organização SEB08 Sebrae - SP. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo: Sebrae - SP. 2008.10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas

24 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 24Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 1

25 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 25Planejamento & Gestão de Performance - PGP Exercício 1: Planejamento Foresight  Você é o Diretor de TI (CIO: Chief Information Officer) do Grupo Pitágoras. Você participou de um congresso do Gartner Group nos Estados Unidos e identificou que as prioridades identificadas por eles são exatamente as mesmas suas  3 meses depois seu chefe, o Presidente (CEO: Chief Executive Officer), também voltou de outro evento do Gartner. Da mesma forma, as prioridades dele para os próximos 5 anos são as mesmas apontadas pelo Gartner  O CEO reuniu todos os diretores e pediu que vocês revissem suas prioridades, considerando que as prioridades dele respondem aos desafios estratégicos dos próximos anos e também 3 cenários econômicos possíveis: uma forte crise, uma crise média e uma crise fraca

26 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 26Planejamento & Gestão de Performance - PGP Top 10 prioridades em 2011 N Prioridades de TI do CIO (Chief Information Officer) Prioridades de Negócio do CEO (Chief Executive Officer) 1Cloud computingAumentar o crescimento da empresa 2VirtualizaçãoAtrair e reter novos clientes 3Tecnologias móveisReduzir os custos corporativos 4Gestão de TICriar novos produtos e serviços (inovação) 5Inteligência de NegócioMelhorar os processos de negócio 6Rede, voz e comunicação de dadosImplementar e atualizar aplicações de negócio 7Aplicações empresariaisMelhorar a infraestrutura técnica 8Tecnologias colaborativasMelhorar a eficiência corporativa 9Melhorar a infraestruturaMelhorar as operações 10Web 2.0Melhorar a continuidade, risco e segurança do negócio Fonte: www.gartner.com/it/page.jsp?id=1526414www.gartner.com/it/page.jsp?id=1526414

27 Márcio Moreira 1. Planejamento Estratégico – slide 27Planejamento & Gestão de Performance - PGP Questões e layout de resposta  Questões de apoio: Suas prioridades ainda continuam as mesmas? Na crise forte, qual a ordem de suas prioridades? Na crise média, qual a ordem de suas prioridades? Na crise branda, qual a ordem de suas prioridades?  Formato da planilha de respostas: Prioridades de Negócio do CEOSoluções das Prioridades de TIIDPrioridades de TI do CIOCrise ForteCrise MédiaCrise Fraca Aumentar o crescimento da empresa1Cloud computing Atrair e reter novos clientes2Virtualização Reduzir os custos corporativos3Tecnologias móveis...


Carregar ppt "Planejamento & Gestão de Performance 1. Planejamento Estratégico Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google