Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
SOCIOLOGIA PARA GESTORES PROFESSOR CATEDRÁTICO JOSÉ PORTELA ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL – ESTUDO DE CASO – Trabalho elaborado por: Ângela Antunes nº 27865 Isabel Monteiro nº 29817 Márcia Coutinho nº Sara Queirós nº Vanessa Silva nº
2
Relação do tipo de empresa dita “normal”, com a cooperativa;
1 - INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Identificar a profissionalização e estrutura organizacional adoptada pela Adega Cooperativa de Vila Real; Relação do tipo de empresa dita “normal”, com a cooperativa; Missão e objectivos adoptados; Evolução ao longo dos anos; Conjunto de estratégias importantes para o sucesso ; A sustentabilidade associada aos recursos e/ou capacidades humanas.
3
2 - HISTÓRIA ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Fundação em 1955 da pequena organização, denominada “Adega Cooperativa de Vila Real (ver fig.1); Anos 70 e 80, a adega passava por uma crise económica, não obtendo crédito no comércio; Aumento significativo de novos sócios: a Adega dispõe, desde 1991, de novas instalações na Zona Industrial de Vila Real (ver fig.2);
4
2 - HISTÓRIA Em 1996 a adega sofreu profundas alterações, quando é eleito para Presidente um dos associados, Sr. Jaime Borges; Actualmente os viticultores vêm nesta organização a garantia das suas vidas futuras como produtores de vinho e associados. ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Fig. 1 Fig. 2
5
3 - COOPERATIVA COMO ORGANIZAÇÃO SINGULAR
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Nomeação absoluta dos sócios, inclui democracia na tomada de decisões relevantes; Objectivo fundamental é valorizar a actividade profissional dos sócios; Os princípios das empresas dizem-se económicos, os mesmos são nas cooperativas mas com um acréscimo, de associativos; O seu desígnio é a promoção integral dos associados e a valorização económica do seu trabalho;
6
Assegurar a presença dos vinhos nos principais
4 - MISSÃO E OBJECTIVOS ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Desejo de melhorar e aumentar continuamente os produtos e a produção; Apostam no aumento das exportações, visto que os vinhos cada vez mais são reconhecidos; Remuneração adequada a todos os agentes, em função do seu real desempenho no mercado; Assegurar a presença dos vinhos nos principais mercados internos e externos, através de uma relação qualidade/preço competitiva.
7
5 - CORPO SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL 5.1 - ORGANIGRAMA Assembleia Geral Conselho Fiscal Revisor Oficial de Contas O ambiente interno é composto pelos órgãos gestores de cooperativa: Assembleia-Geral, Direcção e Conselho Fiscal. Direcção Administrativos Consultor enólogo Direcção Enologia (vinificação e estágio) Direcção,Produção, Qualidade e Logística Direcção Admin. /Financeira Direcção Comercial Linha de Enchimento Armazenagem Entregas
8
Boa relação entre os sócios e a Direcção;
5.2 - CORPO SOCIAL Cerca de associados; Boa relação entre os sócios e a Direcção; Carácter fundamentalmente democrático e participativo; A direcção desempenha também a função de gestão; Exercem a burocracia, pois seguem uma hierarquia definida.
9
6 - VIGILÂNCIA E CONTROLO
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Precisam garantir que as decisões tomadas ocorram em tempo definido; Nas empresas a eficácia é importante, nas organizações não lucrativas ela deve considerar-se duplamente importante; Vão de acordo com a Teoria de Webber, no tipo de vigilância indirecta mais subtil, mas importante (Guidens, 2000, cap. 11, pp.356);
10
7 - VIGILÂNCIA E CONTROLO
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Controlo de horários, é importante, para que a organização, funcione eficazmente; Para este tipo de controlo, a cooperativa adoptou o mais recente: “sistema de controlo de acessos e controlo de presenças biométrico” (ver Fig. 3). Fig. 3
11
Produz entre 19.000 a 22.000 pipas mil pipas de vinho anualmente;
8 - PRODUÇÃO Produz entre a pipas mil pipas de vinho anualmente; Têm vindo ao longo dos anos a melhorar, devido ao contributo precioso de todos; O “Melhor Vinho Branco no Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas 2009”; Em 2009, a produção superou as expectativas. ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Fig.4
12
9 – GAMA DE VINHOS Cancelão Cancellus Adega de Vila Real Colheita
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Terras de Alleu Bag-in-box Vinho do Porto Tawny Terras de Alleu
13
Estratégias financeiras; Forte investimento em formações do pessoal;
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Estratégias financeiras; Forte investimento em formações do pessoal; Exigentes no que respeita à qualidade; Buscam e investigam novos conhecimentos; Apostam fortemente na cultura e clima da organização;
14
11 - FUNCIONAMENTO INTERNO
ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Vantagens competitivas sustentáveis e crescentes; Capacidades dos recursos humanos; Decisões são tomadas em grupo, discussão e compreensão mútua; Boa liderança e cooperação de potenciais sinergias internas.
15
12 - CONCLUSÃO ESTUDO DE CASO: ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL Os factores de sucesso identificados na adega cooperativa prendem-se às estratégias de comercialização de vinhos de qualidade; O factor humano é essencial no estudo da organização. Os indivíduos so trabalham de forma eficiente com as suas motivações sociais satisfeitas; A profissionalização e empenho da equipa, mostraram ser o factor chave para uma política contínua de sucesso.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.