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1º ADN – 2011.2 Professora: Neuma Maria Simões Alves.

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1 1º ADN – 2011.2 Professora: Neuma Maria Simões Alves

2  “Todas as organizações passam por uma série de etapas e processos de desenvolvimento ao longo de sua existência, também conhecido como o Ciclo de Vida Organizacional – CVO” (Albuquerque )

3  No Brasil o nível de mortalidade é precoce. Cerca de 80% das empresas morrem antes de 1 ano e apenas 5% vão além dos 5 anos... 90% dos fracassos são ocasionados pela gestão. (Dalsasso, 2008)

4  Como assegurar a longevidade das empresas ? 1. Recursos convencionais de gestão. 2. A análise empresarial 3. A análise do Ciclo de Vida 4. O diagnóstico das doenças estratégicas e outros.

5  Longevidade significa a qualidade daquele que tem muita idade, ou uma expectativa de duração de vida, geralmente influenciada e pelos fatores do ambiente.  Empresas longevas já passaram por contratempos em alguma fase da sua vida, mas apresentaram incrível capacidade de recuperação, atribuída ao desempenho extraordinário de longo prazo.

6 1. Existência 2. Sobrevivência 3. Sucesso 4. Renovação 5. Declínio.

7 Cada estágio pressupõe dificuldades enfrentadas pelas organizações. Os problemas podem surgir tanto nos momentos de transição para cada fase quanto no seu desenvolvimento. Essas fases se assemelham aos organismos vivos e, como eles, estão sujeitos á mudança e aos fenômenos de crescimento, envelhecimento e morte.

8  Marcado pelo inicio do desenvolvimento da organização.  Estruturas simples e centralizadas.  Um pouco dos indivíduos.  Tecnologia incipiente.  Poucos controles formais.  Sistemas de informações inadequados.

9  Formaliza a estrutura.  Define meta com foco nos resultados.  Verifica metas de crescimento necessário.  Metas de competitividade a partir de decisões analíticas.  Tomada de decisão a partir de discussões gerenciais.

10  Formalização e controle.  Diminui a inovação.  Cria estruturas políticas (política de contratação, de remuneração etc).  Melhora a eficiência.  Melhora a lucratividade.

11  Necessidade de enxugamento na estrutura.  Necessidade do cliente colocada em primeoro plano.  As decisões voltam ao estilo de inovação e risco.

12  A procura dos produtos diminui, em razão da gradual substituição por uma inovação.  As vendas caem.  Os lucros sofrem queda em direção ao ponto mínimo.  Necessidade de se reconstruir o Ciclo de Vida para a empresa não desaparecer.  Ou dinamiza ou a empresa morre.

13  Observe o seu estilo de gestão.  46 % do sucesso ou fracasso empresarial é atribuído a habilidade de gestão.  As dinâmicas estratégicas estão na base da longevidade. “A falta de adaptação ao meio, a avaliação distorcida de cenários futuros, a baixa diversificação e a deficiência gerencial, são algumas das causas do declínio das organizações” (Rego)

14  ADIZES, I. Os ciclos de vida das organizações:como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. São Paulo Pioneira: 1990.  Revista de Gestão da USP – REGE-USP vol 17 n 3. SP. Set 2010.


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