A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Identificação do segmentos dos mercados e seleção de mercado-alvo e posicionamento da oferta Prof.: JEZIEL JUNIOR

2 Satisfazer Necessidades
MARKETING O que é o Marketing ? Organização Mercado Troca Atingir Objetivos Satisfazer Necessidades Prof.: JEZIEL JUNIOR

3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação do Mercado: Identificar grupos de consumidores e clientes com características comuns: mercados não homogéneos. Segmentação B C D A Prof.: JEZIEL JUNIOR

4 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação do Mercado: Idade; Rendimento; Localização; Estilo de Vida; Sexo; Habilitações Literárias/Ocupação; Baseados nos Benefícios; Fase do Ciclo Familiar; Classe Social, ... Prof.: JEZIEL JUNIOR

5 SELEÇÃO DE MERCADO-ALVO
Fase do Ciclo Familiar: Fase 1 - Indivíduos Solteiros que não vivem com os pais Fase 2 - Indivíduos Casados sem filhos Fase 3 - Indivíduos Casados com filhos Fase 4 - Indivíduo solitário (viúvo) idoso, reformado Prof.: JEZIEL JUNIOR

6 SELEÇÃO DE MERCADO-ALVO
Análise Quantitativa: Dimensão do mercado e dos seus segmentos; Taxas de crescimento; Quotas de mercado. Prof.: JEZIEL JUNIOR

7 SELEÇÃO DE MERCADO-ALVO
A Dimensão do Mercado: O Produto ou Serviço - caracterizar tecnicamente o bem cuja procura é medida; Área Geográfica - definição do mercado em termos geográficos; Período de Tempo - para relacionar este período de tempo (geralmente 1 ano) com o contexto; Clientes - grupos de clientes incluídos na dimensão de um mercado; Prof.: JEZIEL JUNIOR

8 SELEÇÃO DE MERCADO-ALVO
Contexto Económico Esforço de Marketing Definem a Dimensão do Mercado Prof.: JEZIEL JUNIOR

9 Posicionamento da OFERTA
Previsão de Vendas: Potencial do mercado; Volume de Vendas total do mercado; Esforço de Marketing. Projecções de dados históricos tendo em consideração: Contexto económico; Contexto concorrencial; Prof.: JEZIEL JUNIOR

10 Posicionamento da OFERTA
Aplicações dos Estudos de Mercado: Mercados: dimensão, crescimento, identificação de segmentos de mercado, caracterização da concorrência, ... Consumidores: identificação, comportamento, papel no processo de decisão de compra, ... Esforço de Marketing: impacte de campanhas publi-promocionais, concepção de novos produtos, definição do nível de preço, ... Prof.: JEZIEL JUNIOR

11 Posicionamento da OFERTA
Análise da Concorrência: Caracterização do Perfil dos Concorrentes; Antecipar o seu comportamento e reacções. Escolha possível dos concorrentes. A evitar em mercados onde pretende actuar; Concorrência a explorar pela positiva. Prof.: JEZIEL JUNIOR

12 Perfil da Concorrência
Posicionamento da OFERTA O Perfil da Concorrência: Produtos e Necessidades; Actuais e Potenciais. Perfil da Concorrência Objectivos Pressupostos Estratégia Capacidades Prof.: JEZIEL JUNIOR

13 MARKETING ESTRATÉGICO
Processo de Formulação da Estratégia de Marketing Análise dos Segmentos de Mercado Análise do Contexto Oportunidades Ameaças Segmentação do Mercado Análise da Empresa Pontos Fortes Pontos Fracos Definição dos segmentos de mercado alvo Definição do negócio Definição dos objectivos Prof.: JEZIEL JUNIOR

14 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
O Mix de Comunicação: Mix de Comunicação Publicidade Promoções Relações Públicas Força de Vendas Prof.: JEZIEL JUNIOR


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google